«

»

set 07 2015

Você sabe o que é RFC? E para que serve uma RFC?

Você sabe o que é RFC? E para que serve uma RFC?

 

RFC – Requests for Comments, são documentos que contém notas técnicas e organizacionais sobre a Internet. Eles cobrem muitos aspectos das redes de computadores, incluindo protocolos, procedimentos, programas e conceitos, bem como notas de reuniões e opiniões.

Essas notas técnicas são discutidas e revisadas pelo IETF – Internet Engineering Task Force, que é uma comunidade internacional ampla e aberta composta por técnicos, agências, fabricantes, fornecedores e pesquisadores, preocupada com a evolução da arquitetura da Internet e seu perfeito funcionamento. O IETF tem como missão identificar e propor soluções a questões/problemas relacionados à utilização da Internet, além de propor padronização das tecnologias e protocolos envolvidos. A própria IETF é descrita por uma RFC, a de número 3160.

Todos os protocolos mais importantes para o segmento de redes de computadores foram discutidos (comentados) pela IETF, receberam um RFC antes de se tornarem padrão, como por exemplo, o conjunto TCP/IP.

As RFCs são publicadas toda vez que um comitê da IETF chega a um consenso entre as partes interessadas. Na realidade uma RFC não é necessariamente uma norma ou padrão estabelecido, pois como o próprio nome a princípio sugere (Pedidos para comentários), existe a possibilidade de revisões e comentários sobre o documento publicado. Quando uma RFC é publicada como norma/padrão definitivo, nenhum comentário adicional pode ser adicionado.

Toda RFC tem um nome definido conforme formato: “RFCnnnn.txt”, onde nnnn representa um número sequencial para cada nova RFC. Atualmente existem 7423 RFCs.

Como surgiram as RFCs? 

As RFCs foram inventadas por Steve Crocker para ajudar a documentar o projeto ARPANET do Network Working Group’s – NWG (Grupo de Trabalho de Redes).

Em 1968, como o programa ARPANET progrediu, Steve Crocker se voluntariou para organizar a documentação gerada pelo NWG. Em uma reunião do ARPA março de 1969, em Utah, Crocker criou a primeira RFC intitulada “Host Software”, RFC 001, para documentar o trabalho do NWG. Crocker também é conhecido como o desenvolvedor do primeiro protocolo de rede ARPANET, o Network Control Program – NCP.

Mas, para que servem as RFCs? 

Para os especialistas da área da Tecnologia da Informação e Comunicação o domínio de conceitos, técnicas, processos, tem importância fundamental para o seu crescimento Profissional e valorização pelo mercado empregador da TIC. Esses conhecimentos poderão ocorrer através de capacitação profissional com a participação em cursos tecnológicos, especializações, leitura de livros técnicos e assim como de RFCs.

As RFCs tratam os temas com profundidade, discutem problemas, apresentam soluções e estabelecem um road map para a implementação e/ou desenvolvimento de um software de protocolo de comunicação.

Nesse sentido, você, profissional da área da Tecnologia da Informação e Comunicação, poderá combinar os conceitos de livros – muitas vezes baseados em RFCs – com RFCs para solução de um problema de consultoria.

RFC interessantes 

Selecionamos algumas RFCs que tratam dos protocolos e serviços mais usuais em comunicação de dados. Essas RFCs são as mais recentes e, portanto, as mais interessantes:

Especificação 

RFC 

Protocolo UDP RFC768
Protocolo IP RFC791
Protocolo ICMP RFC792
Protocolo TCP RFC793
Protocolo FTP RFC959
Internet Mail RFC822
Protocolo Telnet RFC854
Protocolo NNTP RFC977
Netbios RFC1001
Protocolo SLIP RFC1055
MIB RFC1156
TCP/IP RFC1180
FAQ para os principiantes RFC1206
FAQ para as pessoas experientes RFC1207
Glossário sobre as redes RFC1208
Os RFC RFC1325
MIMO (MultiPurpose Mail Extension) RFC2045, RFC 2046 e RFC2047
Subsídio de endereços IP para as intranets RFC1597
Protocolo PPP RFC1661
Os números de porta RFC3232
Protocolo HTTP RFC2068
Protocolo LDAPv3 RFC2251
Protocolo SMTP RFC2821

As consultas e downloads de RFCs podem ser feitas através do link: http://www.rfc-editor.org/

E alguns parágrafos atrás, comentamos sobre a importância da leitura de RFCs na construção do conhecimento técnico sobre aspectos das redes de computadores, considerando protocolos, procedimentos, programas e conceitos. Reiteramos essas recomendações pela experiência e certeza de que você encontrará, em uma RFC, uma inesgotável fonte de informações para soluções de problemas relacionados com a comunicação de dados.



Comente usando o Facebook!
0
0

3 comentários

  1. Aldrin

    Muito bom o artigo! Olha a RFC do pombo correio https://tools.ietf.org/html/rfc2549 🙂

    0

    0
  2. lllcodzlll

    Hahaha, eu ja vi o teste de IP over Avian, teve perda de pacote e muito delay.

    0

    0
  3. zekkerj

    Minha preferida é a RFC 1217, que define uma ULSN – Ultra Low Speed Network, implementada sobre carros de combate M1A1 Abrams.

    0

    0

Deixe uma resposta