«

»

fev 09 2016

CCNA Wireless ®. O que você precisa saber sobre as mudanças.

CCNA Wireless ®

O que você precisa saber sobre as mudanças.

CCNA - Wireless courseAssim como os outros posts aqui publicados entre o final de 2015 e início de 2016, este objetiva mostrar as razões da Cisco para as mudanças implementadas no exame para a certificação CCNA Wireless, assim como quais foram as adaptações nos conteúdos e/ou domínios dessa formação profissional importantes para o cenário de tecnologias Cisco.

Em 2015, cerca de 2 dezenas de exames sofreram alterações e/ou adaptações. Estas foram motivadas pela evolução tecnológica experimentada nos últimos anos. O padrão IEEE 802.11 ac já é uma realidade embarcada nos ativos da Cisco e protótipos utilizando o novo padrão IEEE 802.11ax já estão sendo amplamente testados e com soluções práticas previstas para 2019.

Por si só, o padrão IEEE 802.11 ac, representa um aumento fantástico de desempenho quando comparado com seu antecessor o 802.11n. O padrão IEEE 802.11ac permite velocidades teóricas de até 6,9 Gbps em canais de 160 MHz de largura, na banda de 5 GHz, ou 11,5 vezes superiores aos dos 802.11n.

Nesse contexto, e para atender a demanda do mercado por profissionais Wireless proficiente em sua tecnologia, a Cisco passou a contemplar nos cursos preparatórios e nas questões do exame as seguintes tecnologias e produtos, tabela 1.

Tabela 1 – Produtos e tecnologias cobertas no novo exame

Produtos Hardware Access Points Software
Cisco Integrated Services Router (ISR);

Catalyst Switch;

2504 WLAN Controller;

802.11 a/g/n Fixed Unified access points

Cisco IOS Software;

Windows 2xxx;

CleanAir;

WLC;

WCS;

Wireshark.

Cisco Integrated Services Router;

Catalyst Switch;

2504 WLAN Controller;

802.11 a/g/n Fixed Unified.

 

Cisco IOS;

CleanAir WLAN Controller 7.0-MR1;

Wireless Control System 7.0-MR1;

Windows 2003+;

Wireshark.

 

Mas, o que mudou no novo exame?

As mudanças implementadas nos novos exames, vão desde a troca do nome da prova, aumento do número de domínios, redistribuição de conteúdo com redefinição de ênfases e até a exclusão de tópicos.

O novo exame passou ter a denominação Implementing Cisco Wireless Network Fundamentals (WIFUND) Exam (200-355). As demais alterações serão apresentadas através de quadros comparativos onde será fácil perceber as diferenças entre o novo exame e o antigo

Tabela 2 – Quadro Comparativo dos domínios

Exame Antigo Ênfase Exame Atual Ênfase
Implementing Cisco Unified Wireless Network Essential (IUWNE) Exam (640-722) % Implementing Cisco Wireless Network Fundamentals (WIFUND) Exam (200-355) %
1.0 Describe WLAN Fundamentals 20 1.0 RF Fundamentals 13
2.0 Install a Basic Cisco Wireless LAN 17 2.0 802.11 Technology Fundamentals 13
3.0 Install Wireless Clients 15 3.0 Implementing a Wireless Network 16
4.0 Implement Basic WLAN Security 19 4.0 Operating a Wireless Network 20
5.0 Operate Basic WCS 17 5.0 Configuration of Client Connectivity 16
6.0 Conduct Basic WLAN Maintenance and Troubleshooting 12 6.0 Performing Client Connectivity Troubleshooting 13
  7.0 Site Survey Process 9
  100 100

O próximo quadro, contém as alterações mais substancias que foram consideradas no Exam (200-355). Vejamos essas alterações:

Tabela 3 Conteúdos acrescentados e revisados

Conteúdos acrescentados e revisados
Ampliação dos conceitos necessários para compreensão da teoria de RF (Rádio Frequência), incluindo a matemática e características das antenas de RF;
Ênfase nos conteúdos que tratam access points e controllers em conformidade com o padrão 802.11 ac;
Revisão e melhorias na cobertura dos conceitos que tratam a segurança de acesso em redes Wireless, considerando, também, a metodologia de autenticação na Web;
Foi incluído um tópico que discute as novas arquiteturas Wireless para acesso unificado e gerenciamento de Cloud;
Os conteúdos que tratam conceitos de “Client Mobility”, agora incluem as opções centralizadas e convergentes;
Assuntos relacionados a projetos foram ampliados e contemplam, agora, análise preditiva, assim como avaliação pré e pós implantação do site;
Revisão e progressos no tratamento dos conteúdos sobre controle baseado em monitoramento, como também novas aplicações para Troubleshooting;
Os temas relacionados com Gerenciamento de Redes Wireless, ganharam os conceitos: Cisco Prime Infrastructure e Cisco Identity Services Engine.

Redução no número de questões da prova.

Outras mudanças que merecem destaques residem no número de questões da prova que variavam de 75 a 85 questões no exame 640-722 e, agora, no exame (200-355) foram reduzidas para 60 a 70.

No mais, não houve mudanças substanciais no exame (200-355). Continuam sendo baseados em computador, com questões distribuídas nos seguintes tipos:

múltiplas escolhas com única resposta;

múltiplas escolhas com múltiplas respostas;

múltiplas escolhas baseadas em cenários;

preenchimento de lacunas;

simulação de roteamento;  e

drag-and-drop

O tempo para realização da prova é o mesmo, isto é, 90 minutos, mantendo-se também a mesma nota de aprovação (850 em uma escala de 300 a 1000)

Carga Horária dos cursos preparatórios.

A carga horária para o treinamento – presencial, Implementing Cisco Wireless Network Fundamentals (WIFUND) Exam (200-355), também não foi alterada. Continua sendo de 40 horas, com 5 encontros.

Idioma do Exame

Lamentavelmente, para aqueles que não dominam a língua inglesa, a Cisco não tem projetos de tradução para a língua portuguesa dos seus exames de certificações.

Preço – 2016

O preço da prova, pelo menos para esse primeiro semestre de 2016, será de US$ 250.

Conclusão

Sem sombra de dúvida, dada a evolução tecnológica que estamos experimentando na área Telecom de redes sem fio, como: padrão IEEE 802.11ax; LTE- Advanced, Vídeo 4K, LTE e 5G; SDN/NFV; BYOD – Bring Your Own Device; Internet of Things (IoT); a explosão da comunicação através de dispositivos móveis, serviços sob demanda e os investimentos na casa dos 11 dígitos de dólares; dentre muitas outras, contribuem para que a certificação CCNA Wireless seja uma das mais importantes dentro da carreira Cisco.

Como palavra final, falta apenas a recomendação do treinamento On-line em Tempo Real de CCNA Wireless, na CloudCampus, cuja metodologia vencedora é responsável pelo sucesso de vários profissionais nas provas de Certificação Cisco. Confira em nosso Portal.

Fique conectado com a CloudCampus e não perca a oportunidade de fazer esse treinamento.

Aguardem!!!



Comente usando o Facebook!
1
0

Deixe uma resposta