«

»

maio 17 2016

Bomba: Cisco anuncia novo currículo CCNA R&S

ccna LOGO

É, não demorou tanto… a Cisco anunciou hoje o novo currículo CCNA 6.0, que deve começar a vingar já em Setembro deste ano. Quer saber se mudou muita coisa, não é? Pois bem, mudou sim.

Para começar, a Cisco finalmente eliminou Frame-Relay do currículo – já vai tarde!

Em contra-partida, várias novidades passam a fazer parte do exame, dentre elas, acho que os mais importantes seriam:

  • Conceitos de SDN
  • Mais IPv6 (about time!)
  • BGP (inserido no contexto de WAN Technologies, apenas configuração muito básica com um único peer – modo single homed)
  • Conceitos de Cloud Computing
  • Conceitos de QoS
  • VPNs (este tópico já fazia parte do escopo, também na parte WAN, mas agora a Cisco detalha mais os tipos de VPN que serão cobradas, o que dá uma indicação que haverá – mesmo – cobrança sobre o tema).

A lista completa com as alterações pode ser obtida diretamente no site da Cisco.

Como sempre, é impossível saber ao certo o nível de detalhe que a Cisco irá pedir sobre os tópicos acima mencionados. Pode ser quase nada, pode ser algo que surpreenda. Para exemplificar, a Cisco jamais cobrou muito IPv6 no CCNA – ainda que o tema faça parte do escopo do exame já há uns bons 6 anos. Mas o ponto é: O que já era difícil, tende a ficar ainda mais.

O exame atual (200-120) poderá ser realizado – em tese – até final de Agosto (20-08). A partir desta data, passa a vigorar o novo exame (200-125). Obviamente, os exames ICND1 e ICND2 também passarão pelo processo de revisão, sendo substituídos na mesma data pelos exames 100-105 e 200-105.

O livro CCNA de minha autoria será atualizado de acordo com as mudanças publicadas. Não há uma data prevista para lançamento da edição atualizada, entretanto.

Antes que perguntem se vale a pena fazer o exame atual ou esperar pelo novo, já respondo: Corra e faça logo o exame, antes da mudança. Como muito mudou, melhor garantir-se – especialmente se você já começou a estudar.

O curso que oferecemos pelo CloudCampus também será atualizado e estará disponível já no fim de Agosto, antes mesmo da virada do exame 🙂

Adicionalmente, os novos cursos CCNA R&S Bootcamp, que devem ocorrer em poucos dias, já contemplarão parte do novo conteúdo. Restam apenas 15 vagas, garanta já a sua!

Inscrições e mais infos em:

Bons estudos e bola para frente!

Marco Filippetti



Comente usando o Facebook!
4
0

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. aspetersen

    Eu tenho a prova ICND1 marcada para o dia 15 de agosto. Minha dúvida é: prestando o exame 100-101 e depois o exame 200-105 terei o título de CCNA? Ou já teria que fazer o ICND1 novo (100-105)?

    0

    0
    1. munizinum

      Sim, como o Marco confirmou, você pode ser aprovado na prova 100-101 e, depois, ser aprovado na 200-105 para obter o CCNA. Mas, caso ainda queira se concentrar nas provas antigas, o exame 200-101 estará disponível até 24 de setembro.

      0

      0
  2. Almir Dos Santos

    Não existe informação de prova para o exame em português,

    0

    0
  3. Marco Filippetti

    Almir, não espere uma versão em Português do exame. A Cisco parou a tradução para português de seus exames já há uns bons 5 anos. E já deixou claro que não pretende voltar atrás.

    1

    0
  4. Marco Filippetti

    aspetersen, sim. Pode seguir nesta linha sem medo.

    0

    0
  5. Meitos

    O Curso do CCNA Bootcamp ainda vai ser voltado pro 200-120 ou já vai ser abordado os itens da nova prova?

    0

    0
  6. Marco Filippetti

    Cajaiba, eu vou incorporar alguns dos novos tópicos a ambos os cursos.

    Marco

    0

    0
  7. munizinum

    Valeu, Marco! Como sempre, ótimos esclarecimentos.

    0

    0
  8. gmoura1

    Bom dia Marco!
    Nesse caso de nova atualização, a Cisco permite que o exame antigo seja remarcado de forma que seja possível fazer a versão 200-125 no lugar da 200-120, que foi comprada antes da v3 sair? Desde já, muito obrigado.

    Gustavo

    0

    0
  9. ftorres

    Marco , boa tarde! Você estará elaborando um novo livro para esta certificação e se sim, tem idéia de data de lançamento? Obrigado

    0

    0

Deixe uma resposta