«

»

jul 29 2016

Hoje (dia 29-07) é o último dia para atualizar de graça para o Windows 10

win10

Eu atualizei meu saudoso desktop para a nova versão assim que ela saiu. Não me arrependi. Usei por um bom tempo e, depois, quando deu coragem, parti para atualizar meu laptop – que é o meu principal instrumento de trabalho. Estava receoso com relação à compatibilidade, principalmente. Respirei fundo e parti para a atualização na semana passada. Tudo 100%: Drivers, softwares, hardware. Nenhum problema sequer. O único programa que não funcionou nativamente foi o antigo Cisco VPN Client que eu uso, mas o instalador do Windows 10 já havia me avisado sobre a incompatibilidade antes. Aliás, o problema é contornável – tem uma série de tutoriais na Internet que ensinam como fazer o Client funcionar perfeitamente no Windows 10. O meu, inclusive, está funcionando agora. E para quem trabalha com redes, o Packet Tracer e o GNS3 rodaram sem problemas. Não tive de mudar nada.

Sobre o Windows 10, muitos alegam que não querem fazer o upgrade pois ficaram sabendo que o novo OS “espiona” tudo o que o usuário faz. A verdade não é bem essa. O que ocorre é que a Microsoft adotou mecanismos para melhorar o sistema que dependem de dados coletados no lado do usuário e enviados para a empresa. Mas isso não é feito de forma secreta. Basta você desabilitar isso nas configurações de privacidade do sistema. Aliás, durante o processo de upgrade, o próprio “wizard” deixa você desabilitar isso. Basta você ler com atenção as opções antes de clicar “próximo”. E se não desabilitar durante o processo de atualização, pode desabilitar facilmente depois. Nada é escondido.

O sistema é mais rápido – pelo menos foi o que eu constatei no meu uso diário – e possui um sistema de gestão de energia mais eficiente – é, a bateria do laptop dura mais. A interface também ficou mais agradável. A Microsoft corrigiu os problemas com a 1a versão do SO, que focava em smartphones e tablets. Agora, a interface é altamente customizável, o que permite que você a deixe exatamente como você usava no Win7 ou 8, se você quiser.  De quebra, a MS fez um belo trabalho com o navegador Edge. Ele é leve, rápido e usa bem menos memória que o Chrome. Não testei o assistente virtual Cortana pois acho isso uma bobagem. Mas acho que tem quem goste, sei lá. O que a MS ainda não acertou foi o Bing – seu sistema de busca. Neste ponto, o Google é imbatível (ainda). Bom, eu gostei do 10. E fiquei satisfeito com o upgrade. Se você tem interesse, corra. Hoje é o último dia para conseguir o upgrade de graça.

Abs!

Marco Filippetti

 

Agora… cá entre nós… sobre empresas espionarem o que você faz… se você é mesmo paranóico, sugiro jogar seu smartphone (android, iphone ou qualquer outro) no lixo. Aliás, melhor desconectar seu computador da Internet… já percebeu a quantidade de informações que o Google tem sobre você? É… nem queira saber. É aquela coisa… tem gente que tem medo de digitar o CPF em um site de e-commerce, mas passa o CPF sem titubear quando compra algo para participar do programa NF Paulistana (ou qualquer outro). Vai entender…



Comente usando o Facebook!
1
0

2 comentários

  1. zekkerj

    Máquinas novas vão bem, mas quem tem máquina antiga pode sofrer pra encontrar drivers funcionais.
    É a principal reclamação que tenho visto de quem migrou.

    0

    0
    1. Marco Filippetti

      Oi Zekkerj, vai bem em antigas também. Se a checagem pré-instalação não detectar nenhum problema, tudo funciona. Instalei em um notebook de 10 anos e foi tranquilo. Também instalei em um thin client (é, um thin client!) de uns 10 anos tb, com chipset Via (um dos piores em termos de drivers) e o Win10 instalou e está rodando sem problemas nele. A não ser que vc tenha um 486, acho que não terá problemas 🙂

      0

      0

Deixe uma resposta