«

»

mar 09 2018

Quantos nodes simultâneos o EVE-NG suporta?

Hoje, nos ajustes finais de nosso servidor bare-metal Eve-ng, decidi colocá-lo à prova e realizei um simples teste de stress: Tentei subir o máximo de nodes simultâneos em diversos labs separados e verificar quantos ele aguenta sem “abrir o bico”. Para o teste, eu usei diversos tipos de VM:

  • Cisco IOL e vIOS (50 de cada);
  • Cisco FirePower 6 (20)
  • Arista vEOS (50)
  • Cisco ASAv (34)
  • VirtualPC (3)

Este Eve está instalado em um servidor Dell R420 com 56G de RAM. Esta máquina usa um processador Intel Xeon E5620 @2.4GHz. Não é nada espetacular, se parar para ver. O resultado, está na figura. Deu para rodar tudo, no limite da memória. Nada mal. O pessoal do Eve está realmente de parabéns. A utilização de recursos é muito balanceada e dá espaço para criar diversos labs paralelos complexos sem detonar a máquina. Segundo o criador do projeto original (Unetlab), seria possível rodar em paralelo até 500 nodes. O pessoal do Eve parece ter removido esta limitação, mas eu não sei bem qual o impacto em termos de performance se você rodar um número absurdo de nodes em paralelo em um mesmo servidor físico. Não sei se ele se sairia tão bem assim.

Mas em meu teste, todas as VMs que testei o acesso responderam bem rápido, não aparentando maiores problemas.

PS: Aguardem, pois em breve eu vou abrir o cadastro para ceder gratuitamente alguns acessos a nossa plataforma Eve online para que vocês possam praticar para o CCNA usando uma topologia decente sem ter que instalar nada.

Abs!



Comente usando o Facebook!
2
0

Deixe uma resposta