«

»

ago 24 2018

Meu pequeno museu…!

Este post sai completamente da área de redes (bom, quase completamente), mas ainda assim achei que valia a pena apresentar a vocês a minha pequena coleção de computadores…

Da esquerda para a direita, temos um Amiga 600, uma NeXT Station Mono, um MSX 2+ Panasonic A1WX, um MSX Expert 1.1, um Macintosh LCIII e um PowerMac 6100/66 DOS Compatible (este é um Mac especial, com uma placa interna que possui um PC Intel 486 e uma SoundBlaster).

Este é um hobby que tenho faz algum tempo, mas que nunca compartilhei… eu compro ou recebo estes micros de doação, e muitas vezes eles chegam destruídos. Os Macs chegaram aos frangalhos. Um deles estava com corrosão interna e com vários componentes estragados. O outro não ligava. A NeXT station chegou em boas condições, mas não ligava. Após uma bela limpeza e troca de capacitores, ficou nova. Todos eles foram recuperados, tiveram os componentes internos limpos e trocados (quando necessário) e, agora, estão 100% operacionais.

Alguns deles eu uso de vez em quando para jogar (os MSX e o Amiga, especialmente). Outros, para pesquisa (como o NeXT). E outros (como os Macs), apenas para ter o prazer de brincar com estes micros após quase 30 anos.

O NeXT é o meu preferido, dada a história que acompanha ele… para quem não sabe (ou não se lembra), Steve Jobs, quando foi demitido da Apple em 1985, fundou a NeXT Computer Inc., fabricante do NeXT Cube e das NeXT stations. Fora Steve Jobs, o que tem de tão especial na NeXT, afinal? Eis alguns fatos interessantes sobre a empresa e seus produtos:

  1. A World Wide Web (WWW) foi concebida num NeXT Cube por Tim Berners-Lee, em 1990.
  2. O sistema operacional da empresa – chamado de NeXTStep – foi a base para a concepção do MacOS X. E ainda hoje é possível ver componentes do NeXTStep no OSX.
  3. É possível obter e rodar a versão original (a 1a versão) do 1o navegador Web concebido por Tim Berners-Lee e rodá-lo no NeXT (e talvez em outras máquinas Unix-based, não sei).

Enfim… história! Eu curto, muito. E admito que aprendi muito sobre eletrônica com este hobby…!

Ah, eu estou tentando trazer um Cisco AGS (o 1o router produzido em massa pela Cisco), mas está difícil dado o custo do frete. Mas eu vou dar um jeito. Assim que eu conseguir, posto fotos dele aqui!

Reciclar é dar vida a história…! 🙂

PS: Eu reativei os comments via Facebook! Só não sei se está funcionando pois deletei minha conta na rede social… testem e me digam!

Abraços

Marco

 



Comente usando o Facebook!
1
0

1 comentário

  1. kleber souza

    Show!!!
    Mais tratando de outro assunto, aonde encontro o livro?
    esta em falta em todas as livrarias

    0

    0

Deixe uma resposta