«

»

jun 10 2019

Cisco anunciou hoje o novo CCNA (e outros)

A Cisco anunciou hoje os novos exames de seu portifolio. O CCNA finalmente foi atualizado (novo número será 200-301) e uma das mudanças foi a extinção do CCENT (uma mudança muito bem vinda, na minha opinião). O CCNA volta a ser um único exame (adeus ICND1 e ICND2). A nova certificação Entry Level passa a ser a CCT – Cisco Certified Technician.

Em termos de mudanças, pelo que me pareceu, não foram poucas. Houve uma bela reestruturação na parte de conteúdo. É claro que o núcleo do exame segue o mesmo (roteamento, conceitos de rede, etc). Mas muita coisa foi adicionada, especialmente no que se refere à tecnologías emergentes, redes Wireless, automação e segurança. Aliás, novidade: CCNA Wireless foi extinto (por isso o CCNA R&S agora vai absorver parte do conteúdo da extinta certificação). Esta mudança também é muito bem-vinda, ao meu ver.

Falando em automação, eu devo lançar um curso sobre o tema em breve na CloudCampus. O foco será Cisco, mas eu vou cobrir outros fabricantes também. Falarei de scripting, Ansible, JSON, e todas estas coisas boas que orbitam o mundo DevOps. Vai cobrir tudo o que o novo CCNA pede com relação ao tema. Se tem interesse, deixe uma msg aqui. Vou montar uma lista posteriormente.

Com relação aos novos exames, não há motivo para entrar em pânico. Eles apenas começarão a valer em Fev de 2020, ou seja, tem bastante tempo para quem já está estudando realizar o exame atual e mesmo quem não está, pode começar e concluir antes do novo exame entrar em vigor.

Eu já comecei os trabalhos de atualização do livro, que deverá ser lançado (se tudo der certo) até Março de 2020. Como de costume, vou publicar um adendo que torna o livro atual (CCNA 6.0) compatível com o novo formato, posteriormente. Assim, quem comprou ou vai comprar o livro não vai ficar de mãos abanando.

Novas Certificações

A Cisco está adicionando um novo pilar com foco em DevOps, chamado de DevNet. As certificações CCDE e CCAr passam a integrar este novo pilar, de acordo com o diagrama apresentado abaixo:

NOTA 1: A certificação CCNP não tem mais o CCNA como pré-req (aparentemente)! Veja abaixo:

NOTA 2: Além de eliminarem o pré-req, agora, ao invés de 3 exames, apenas 2 são necessários para obter o CCNP. E novas concentrações foram disponibilizadas. Isso são boas novas! Vamos aguardar e ver o valores. Se mantiverem o que custa hoje cada exame CCNP, ficará também mais em conta certificar-se 🙂

O link oficial da Cisco com informações sobre todas as mudanças é este:
https://www.cisco.com/c/en/us/training-events/training-certifications/next-level-certifications.html



Comente usando o Facebook!
0
0

16 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Quaresma

    Tenho interesse nessa parte de automação.

    1

    0
    1. Marco Filippetti

      OK, estou te adicionando na lista! Abs!

      0

      0
  2. rgomez283

    tenho interesse no que se refere a automação

    0

    0
  3. Israel Oliveira

    Boa tarde Marcos tudo bom? Tenho interesse no curso de automação.

    0

    0
  4. ops.silas

    Olá Marco, tenho interesse nessa parte de automação.

    0

    0
  5. Alessandro_Lopes

    olá,
    tenho interesse no curso sobre automação

    0

    0
  6. ValtinhoMV

    Tenho interesse também.

    0

    0
  7. Rafael Ribeiro

    Também tenho interesse!

    0

    0
  8. Meitos

    Possuo interesse também, Marco!!

    0

    0
  9. rafaelsalvinos

    Tenho interesse no curso de automação.

    0

    0
  10. Sérgio F.S

    Se o CCNA deixar de ser pré-requisito para o CCNP, então, ele finalmente receberá a sua verdadeira função, porque eu sempre achei apelação da Cisco, colocar o CCNA como pré-req. Na época que eu tirei o já extinto CCNP Voice, além dos 5 exames do CCNP, ainda tinha o CCNA R&S e o CCNA Voice como pré-requisito. No total, eram 7 exames para se tornar um CCNP Voice, sacanagem.

    Outra coisa que eu discordo da Cisco é o programa de recertificação deles. No meu ponto de vista, as certificações da Cisco nem deveriam expirar a cada 3 anos. E nem me venham com a desculpa de que precisa atualizar os novos conceitos e tecnologias. Porque eu tirei o meu CCNA em 2010, e até o final do ano passado ele ainda era válido, porque eu o renovava a cada três anos, mas não refazendo o CCNA, e sim, fazendo outros exames. Só para concluir o CCNP Voice, quantas vezes vocês acham que eu renovei o meu CCNA, sem ver as novas tecnologias e conceitos dos novos exames? Daí eu comecei a tirar o CCNP R&S, e fui renovando o CCNA também. Agora parem e pensem, 8 anos de CCNA sem nunca ter revisto nenhum novo conceito equivalente a certificação. A minha prova ainda foi a antigona 640-802. No ano passado eu iria concluir o CCNP e renovar para mais 3 anos o CCNA, novamente, sem rever nada de novo que a certificação exige. Se eu fosse fazer uma prova CCNA atual, tenho certeza que não seria aprovado devido as atualizações de conteúdo que o exame sofreu ao longo dos anos.

    Então, se tem essa opção de recertificar sem fazer a prova de fato, tira logo essa questão de as certificações expiraram a cada 3 anos.

    Outro exemplo, o meu CCNP Voice, que já foi substituído pelo CCNP Collaboration, também continuava válido, porque eu cheguei a passar em uma das provas do CCNP R&S, ou seja, estava sendo renovado sem eu nem estar estudando assuntos relacionados a carreira Collaboration da Cisco.

    No final das contas, por opção de carreira, acabei deixando de lado as certificações Cisco. Entrei na carreira militar. E foi uma péssima ideia a minha, em deixar as certificações expirarem, porque a OM onde estou servindo lançou um programa de certificação, e agora eles querem que eu tire o CCNP. Aff, eu correndo das certificações da Cisco, e elas correndo atrás de mim, kkk.

    0

    0
  11. supernes

    Tenho interesse também no curso.

    0

    0
  12. adilson florentino

    Com certeza foram as mudanças mais radicais nas últimas décadas em relação as Certificações Cisco. Eu acredito que tenha sido para melhor por várias razões, e principalmente por essas:

    – Cada Track terá um Prova CORE (que será o pre-req para cada carreira, por isso não existirá mais aquela imensidão de CCNAs)

    – Ao passar na prova CORE, o candidato poderá optar entre fazer mais uma Prova Eletiva e se tornar CCNP em sua área ou já partir direto para o LAB CCIE, que é o topo das carreiras Cisco. (não existirá mais Exame CCIE Written – o Exame CORE de cada track é o pre-req para tudo!

    Ou seja, com duas Provas somente, você consegue se tornar CCNP ou CCIE, sem passar pelo CCNA.

    Acredito que essas mudanças ajudarão a uniformizar os conteúdos, quem já estudou sabe que hoje há um gap muito grande entre o CCNP RS e o CCIE RS – isso vai acabar!

    0

    0
  13. Italo Carvalho

    Opa Marco, tenho interesse no curso sobre automação.
    No aguardo.

    0

    0
  14. jnbinfo

    tenho interesse!!

    0

    0
  15. Marcio Machado

    Bom dia!

    Tenho interesse no curso sobre automação.

    Obrigado

    0

    0

Deixe uma resposta