↑ Retornar para Outras certificações

CCNA ou IPV6?

Home Fórum Outras certificações CCNA ou IPV6?

Este tópico contém 13 respostas, possui 8 vozes e foi atualizado pela última vez por  Fabio 8 anos, 2 meses atrás.

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46885

    Fabio Santos
    Participante

    Bom pessoal, estava assistindo a apresentação de Marco Filipetti no forum IPV6 e me ocorreu o seguinte: Como técnico de um grande grupo de telecom (embratel) e ainda na faculdade, com as obrigações familiares e tudo… sobra pouco tempo para efetivamente gastar com o desenvolvimento profissional direto. Assim, pensando em retomar os estudos para o ccna este mês que se inicia, eu precisava da opinião de vocês se o melhor´para minha vida profissional seria retomar o ccna, ou aprender a fundo o IPV6. Tenho uma opinião formada superficialmente, e gostaria da opinião de outros para sedimentar a coisa na minha mente.

    Um abraço,

    Fabio (técnico de tecnologia e operações)

    0

    0
    #96087

    Fabio
    Participante

    Bom, já tive esta mesma duvida e pensei da seguinte forma: Quantas vagas tem no mercado que a exigência é profundos conhecimentos em IPV6? E quantas vagas tem no mercado exigindo CCNA?

    Geralmente, quando vi alguma vaga exigindo IPV6, ela também exigia CCNP ou ate CCIE, portanto, a não ser que você tenha contato com IPV6, não vejo “utilidade” em se aprofundar nele sem ao menos ter contato ou conhecimentos sendo que o próprio currículo do CCNA já se exige IPV6, conhecimentos básicos, mas durante o estudo você já começa a ter contato com o mesmo e dai parte de você querer se aprofundar ou não.

    0

    0
    #96088

    Flyner Portugal
    Participante

    @fabio Santos

    Acredito que você não esteja comparando duas coisas equivalentes!

    CCNA sem dúvida.

    IPV6 não é algo que você vai conseguir acrescentar ao seu currículo apenas estudando. Você precisaria trabalhar em algum projeto Ipv6 para poder colocar no currículo.

    Ab’s

    0

    0
    #96089

    Luis Teixeira
    Participante

    Falaram tudo já. Bons estudos!

    0

    0
    #96090

    Fernando Avelino
    Participante

    CCNA depende do IPV6 que é um fundamento.

    0

    0
    #96091

    Bomani
    Participante

    CCNA é fundamento de redes.
    IPv6 é o presente>futuro. Apesar que já temos aqui na empresa por exemplo trechos rodando IPv6. Mas CCNA com certeza. IPv6 com o tempo.

    0

    0
    #96092

    Fernando Avelino
    Participante

    CCNA não é fundamento de redes,

    Fundamento de redes é TCP/IP, Ethernet, Matemática binária.

    CCNA é uma certificação de fabricante, é algo além de fundamento.

    0

    0
    #96093

    Fabio Santos
    Participante

    Gente, eu trabalho na área a algum tempo, e até já fiz o exame 640-801 e perdi com 842. Fundamento de rede eu conheço até certo ponto. O que preciso é saber o que me traria um possível up grade profissional em concumitancia com o curso superior.

    0

    0
    #96094

    rgentil
    Participante

    CCNP – CCIE.

    0

    0
    #96095

    Flyner Portugal
    Participante

    @fabio Santos
    Cara…

    Eu ainda não tenho curso superior.

    E o meu testemunho é o seguinte:
    Sempre ouço dizer que CCNA não faz milagres, e realmente não faz. Mas eu fiz a Prova dia 09 de dezembro, dia 10 de Janeiro (no meu aniversário), recebi duas propostas para receber 50% a mais do que recebo hoje, e uma semana depois mais uma proposta.

    OU seja quem faz milagre em minha vida é Deus, mas estudar para o ccna acho que foi a parte que coube a mim no processo.

    Meu conselho: Enfia a cara no CCNA, que não vai ser só a certificação que vai lhe acrescentar; mas também o networking e ao aprendizado em paralelo.

    Abraços

    0

    0
    #96096

    Bomani
    Participante

    @fernando Avelino
    “CCNA não é fundamento de redes”

    Com certeza é voltado ao fabricante. Mas posso dizer com absoluta certeza que é fundamento de redes também. Você aprende cálculo binário. TCP/IP. Camada OSI. Ethernet. Tudo que é considerado fundamento de redes.

    Fiz faculdade na FIAP (Tecnologia em Redes de Computadores) e depois que sai fui estudar para prestar o exame do CCNA. O conteúdo só não é identico porque na faculdade você também aprende sobre servidores etc etc.

    Mas meu conselho se sustenta.

    CCNA para estudar.
    IPv6 você vai aprendendo com o passar do tempo e conforme a necessidade (apesar que cairam algumas questões de IPv6 no CCNA então você vai acabar estudando também).

    0

    0
    #96097

    zekkerj
    Participante

    CCNA não é fundamento de redes, com certeza. Mas o conhecimento de fundamento de redes necessário pra tirar o CCNA explica pq algumas pessoas confundem uma coisa com a outra — é como pedir uma Brahma em vez de uma cerveja, ou uma gilete em vez de uma lâmina de barbear.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #96098

    Bomani
    Participante

    Se ambos acreditam que não é e eu estou dizendo que é provavelmente estou errado.

    Porém os conceitos de fundamentos de redes estão enraizados no CCNA. Como mencionei antes. Cálculo Binário. Camada OSI. Cabeamento Estruturado. Tudo isso é abordado no CCNA e é fundamento de rede. Com certeza tem a parte proprietária como os comandos voltados para os equipamentos CISCO. As metodologias que a CISCO tem etc. Mas eu acredito que a base do CCNA é fundamento de redes.

    0

    0
    #96099

    Fabio
    Participante

    Quando fiz o Net Academy na versão anterior que estamos, o 1º modulo se chamava “Fundamentos de Rede”. Tambem acho errado comparar o CCNA ao termo Fundamentos de Rede, pois eu sub entendo que o termo ‘fundamento” em alguma coisa é quando nós vimos a tecnologia, porem, não entendemos a fundo. Ex: Eu tenho fundamentos de Cabeamento Estruturado, mas nunca fiz 1 curso da Furukawa muito menos sou certificado em cabeamento, mas sei de coisas basicas que não devem ser feitas para a boa operação do cabemaneto.

    Ja o CCNA te da uma otima bagagem sobre Redes a ponto de você administrar uma rede sem problema algum, isso incluindo NAT, Access List e outras features.

    Ahhhhhh, só pra complementar, “Fundamentos de Rede” quem ensina são aquelas revistinhas de banca de jornal onde se lê “Monte uma rede sem segredos”…rsrsrsrs

    0

    0
Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.