↑ Retornar para Outras certificações

Certificação PMP – Alguém do fórum a possui?

Home Fórum Outras certificações Certificação PMP – Alguém do fórum a possui?

Este tópico contém 22 respostas, possui 8 vozes e foi atualizado pela última vez por  Diogo Mendes 10 anos, 2 meses atrás.

Visualizando 23 posts - 1 até 23 (de 23 do total)
  • Autor
    Posts
  • #44625

    Mauricio Bento Ghem
    Participante

    Olá Pessoal,

    A área de gerência de projetos é bastante interessante, e estou procurando pessoas certificadas no PMP para poder trocar algumas idéias. Para quem ler este post e puder responder as seguintes perguntas, ficarei muito grato.

    1) Contribuição na carreira com esta certificação!!
    2) Continuou atuando no mercado, ou foi para o ramo de palestras e etc?

    Um grande abraço,
    Maurício.

    0

    0
    #73588

    Israel Carlos
    Participante

    Bento,

    Desculpa pela ignorancia, essa cert cobre oq?

    sds

    0

    0
    #73589

    minicz
    Participante

    Podemos dizer que essa certificação é tão difícil quanto a CCIE. Para poder se candidatar à certificação é necessário comprovar experiência em GP. Essa experiência varia conforme o nível de estudo (segundo grau ou graduação) podendo chegar a prova de mais de 7.500 horas de trabalho na área. Depois disso você deve fazer uma prova que custa mais de U$550,00.

    Se você está começando agora a àrea de GP a minha recomendação é a certificação CAPM. Com essa certificação você mostra as habilidades básicas em GP e não é necessário comprovar experiência.

    Abraços

    0

    0
    #73590

    Mauricio Bento Ghem
    Participante

    Israel, o minicz respondeu por completo. O órgão que certifica é o PMI (Project Managment Institute), e o GP que ele fala é Gerência de Projetos (apenas pra ficar mais claro).

    Minicz, você falou da CAPM por conhecer, ou vale a pena mesmo fazer esta certificação? Será que não seria mais interessante fazer direto a PMP? No caso, as horas a comprovar é de participação em projetos. Eu sei que tem q comprovar horas de participação, cursos na área e outras coisas. É bastante completa.

    Tentei anexar o guia PMBOK, mas ele tem 7 MB. Procurem na Internet, agora lançaram uma nova versão.

    Abração,
    Maurício.

    0

    0
    #73591

    lalencar
    Participante

    Mauricio,

    Não trabalho na área de projetos, mas na minha empresa existem algumas pessoas que possuem esta certificação e outras buscando por ela. Algo que acontece muito pelo que vejo é a “malha fina” existente para que você possa realizar esta prova.

    CAPM como o minicz citou é a certificação de entrada do PMI, acredito que se você não preenche ainda os pré-requisitos para fazer a PMP, uma certificação de entrada mesmo não sendo pré-requisito para o PMP é de um bom valor.

    E respondendo a sua pergunta acredito que a contribuição na área não precisa nem se falar, pois ela é a top em GP… É a mesma coisa para CCIE, MCSE, CISSP, etc…

    []’s
    Leandro Alencar

    0

    0
    #73592

    Mauricio Bento Ghem
    Participante

    Valeu pela contribuição @lalencar.

    O pessoal que está buscando a certificação que você falou, atua como GP, ou está buscando este caminho por meio da certificação?

    Abração,
    Maurício.

    0

    0
    #73593

    minicz
    Participante

    Mauricio,

    Não existe a necessidade ou obrigação de fazer a CAPM antes de fazer a PMP. Outro ponto interessante, e importante, o Guia PMBoK não cobre todo o conteúdo da prova. Algumas pessoas dizem que ele cobre 70%, mas já ouvi pessoas falarem que ele não cobre 50%. É importante notar que o Guia PMBoK é simplismente um guia das melhores práticas em GP. Lá são citadas várias técnicas, mas não há explicação de como aplicar as mesmas em GP; simplismente mostra onde é cada uma pode ser aplicada.

    Para quem está começando em GP a certificação CAPM é a escolha lógica. Cada dia que passa ela é mais bem vista como a porta de entrada no mundo do GP. Hoje são mais de 9000 certificados.

    Outro fator muito importante para o PMI é a parte da ÉTICA. Para você ter uma idéia, se uma pessoa sem a experiência necessária preenche os formulários necessários, não passa na auditoria onde é necessário comprovar a experiência, faz a prova e passa; após isso outro profissional observa que essa pessoa não atende os requisitos e denuncia a certificação é cancelada!!!!

    Penso que para um profissional de perfil técnico em redes a certificação CAPM como início está excelente. Após alguns anos de prática implantando projetos dentro de uma metodologia, aí sim tirar a sonhada PMP será um adicional importante.

    Abraços

    0

    0
    #73594

    Rafael Carvalho
    Participante

    Por quanto tempo vale a certificação CAPM ?
    Estou pensando em fazer este exame ano que vem.

    0

    0
    #73595

    lalencar
    Participante

    Rafael,

    Validade de 05 anos.

    []’s
    Leandro Alencar

    0

    0
    #73596

    minicz
    Participante

    5 anos

    0

    0
    #73597

    Rafael Carvalho
    Participante

    OK
    Valeu

    0

    0
    #73598

    Zzz
    Participante

    Eu acho um ótimo investimento a certificação PMP, só não acho que seja tão difícil quanto um CCIE, pois trata-se apenas de 1 prova e é claro que além das melhores práticas apontadas pelo PMBOK eles formularão situações na prova para que você responda, essa resposta não vai estar no livro, mas sim na aplicação do que foi orientado pelo livro.

    O Gerenciamento de Projetos para uma Grande Empresa, não se trata apenas de grandes projetos, de milhões, mas de executar as demandas da melhor maneira, buscando os melhores resultados, seja um projeto de compra de 10 computadores ou na implementação do SAP na empresa. Para ser PMP com Nivel superior, precisam de 4500h de Gerenciamento de Projetos, não necessariamente todas como GP. Eu me formo no fim do ano que vem e até lá espero conseguir as horas para fazer o treinamento e a prova.

    O que voces acham melhor no Curriculo, MBA em Projetos na PUC / FGV  ou uma certificação PMP ? Marco, o que acha ? as duas não vale…

    Eu fico com o PMP.

    Abraços.

    0

    0
    #73599

    minicz
    Participante

    Zzz,

    Sem dúvida alguma, a certificação PMP é uma ótima opção. Não sei o quanto vc já trabalhou ou trabalha com GP, mas a gama de conhecimentos para PMP é tão ampla quanto a de CCIE. Além de conhecer o Guia PMBoK, é necessário conhecer muitas técnicas diferentes e saber quando aplicá-las. Um ponto que dificulta muito a certificação PMP é que é considerado o elemento humano e suas possíveis reações. Ser PMP é muito mais do que conhecer o Guia PMBoK.

    Agoro com relação às 4.500 horas para quem é graduado, elas TEM que ser em GP e o detalhe é que nos 5 processos definidos pelo Guia PMBoK. Isso você pode ler em http://www.pmi.org/PDF/pdc_pmphandbook.pdf, na página 7: "Minimum three years/36 months unique non-overlapping professional project management experience during which at least 4,500 hours were spent leading and directing project tasks" (o itálico-negrito  é meu).

    Não vejo problema algum um profissional que acabou de graduar conseguir tirar a certificação PMP dentro das regras. Mas é importante notar que aceitar e seguir o código de ética do PMI é uma das prerrogativas para o PMP.

    Não conheço a sua experiência na área, estou falando de uma forma geral. Por favor, não me leve a mal.

    Com relação à MBA em GP ou PMP, sou da seguinte opnião:

    a) se o profissional possue experiência em GP –> PMP

    b) está entrando na área ou tem pouca experiência —> MBA em Projetos –> PMP.

     

    É isso aí.

    0

    0
    #73600

    Zzz
    Participante

    Minicz, obrigado pela resposta. Eu tenho varias duvidas com relação a esses requisitos, mas pelas pessoas que eu conheço que fizeram o PMP, não tinham o papel de GP, aliás tinha um camarada que era Gestor de Infra de um Site, mas na empresa existia ainda o Escritorio de Projetos de TI, mas como ele não fazia partre de lá, como teria as 4500h ? Eu ja fui responsavel em alguns projetos e em outros eu tinha minha função técnica específica dentro do projeto, onde eu deveria planejar e coordenar as ações sobre minha responsabilidade, ou seja, eu não era o responsável pelo projeto como um todo, mas tinha minhas atividades exercidas e planejadas dentro do projeto e essas horas, segundo o que eu entendi, contam como parte dessas 4500h.

    Por exemplo, ja participei de projetos em nivel nacional, onde era responsavel por um determinado Site, ex Rio de Janeiro, onde eu acompanhava a implementação e tratava do controle e dos desvios. O proprio texto grifado diz project tasks ou seja, atividades do projeto, não necessariamente ser o lider ou a ultima palavra dentro do projeto. Foi o que eu entendi…

    O que eu vejo em grandes empresas é isso, qualquer atividade fora da rotina é um projeto (Na EDS, até 5 atividades iguais é tratado pela produção, passou de 5 já é projeto, isso vale para troca de mouse, local, etc…, fora os projetos tradicionais, ocmo novos serviços ou produtos) .

    Eu não acho que seria a mesma dificuldade do CCIE devido as pessoas que eu conheço que possuem o PMP, que com poucos meses de estudo conseguiram a certificação, enquanto que para o CCIE demoram varios anos e eu vejo que o sacrificio é muito maior, mas não tenho nem uma nem outra cert para confirmar neh… Não que seja fácil, mas CCIE é tenso.

    Abraços

    0

    0
    #73601

    Rafael Carvalho
    Participante

    Aproveitando o embalo… Eu não tenho nenhuma experiência como gerente de projetos. Devido a isto eu estou interessado em tirar a certificação CAPM, porém não sei qual no nível de aceitação desta certificação no mercado brasileiro. Vale a pena investir ou espero alguns anos para fazer uma pós em GP e tentar o PMP ?

    0

    0
    #73602

    minicz
    Participante

    Zzz,

    Pelo jeito você poderia usar parte dessa sua experiência no processo de certificação do PMI. Realmente o que pode ou não ser considerado não é trivial.

    O PMI não define projeto pelo tamanho da empreitada. Na seção 1.2 do Guia PMBoK 4a Edição projeto é definido como: um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

    Note que por essa definição se essa atividade é trocar 10 mouses uma única vez, ok pode/deve ser tratado como projeto. Já se essa troca ocorre rotinariamente, digamos 1 vez por mês, ao meu ver, o certo é tratar como um processo interno da empresa, criando um procedimento. Ah!!! por acaso criar um prodecimento pode/deve ser tratado como um projeto.

    Outro ponto: ter a certificação é uma coisa… realmente ser um gerente de projeto é outra. Batalho a 2 anos na área de implantação de projetos de telecomunicações e sei muito bem o trabalho que dá fazer um plano de projeto e acompanhar e monitorar para saber se tudo está bem. Se não estiver, conseguir observar em tempo de corrigir o problema ou negociar as novas metas.

    Quanto ao tempo de estudo… isso é de cada um… lembro de um cara que sismou de tirar o CCIE e precisou de somente 3 meses para isso!!!!

    Sugiro que você se inscreva na lista e-plan (yahoo groups) e acompanhe as discussões para ter uma melhor idéia do que é a área de GP.

     

    Rafael,

    A certificação CAPM tem poucos anos e ainda está sendo descoberta pelo mercado. Já tem contratos e licitações que estão pedindo que os membros da equipe de projeto tenham essa certificação. Também ouvi que alguns processos de seleção já estão considerando essa certificação como um diferencial. Sem dúvida é uma excelente forma de entrar na área. Agora com relação a investir em um pós e depois tentar o PMP é uma questão de objetivo profissional.

     

    Abraços.

    0

    0
    #73603

    Rafael Carvalho
    Participante

    Obrigado minicz.

    0

    0
    #73604

    Rafael Carvalho
    Participante

    minicz tenho mais uma dúvida quanto a CAPM.
    Para me certificar eu faço um exame e pronto ou precisa de mais algum documento?

    0

    0
    #73605

    minicz
    Participante

    O processo de certificação não é tão direto como o da Cisco. Recomendo que você leia com bastante cuidado o CAPM Handbook (http://www.pmi.org/PDF/pdc_capmhandbook.pdf). Os detalhes do processo mudam conforme a opção escolhida.

    0

    0
    #73606

    Rafael Carvalho
    Participante

    OK valeu ! ! !
    No site PMI tem um wizard onde você preenche um formulário passo a passo até agendar a prova.
    Apanhei com o calendário pois as datas dos projetos não podem se sobrepor e todos os projetos que participei foram no mesmo período.

    0

    0
    #73607

    Diogo Mendes
    Participante

    Falando em PMI. Vocês acham que vale a pena tornar-se membro?

    http://www.pmi.org/Marketplace/Pages/default.aspx?Category=MembershipIndividual

    0

    0
    #73608

    Moonspell
    Participante

    Q eu saiba o membro tem desconto na realização de provas.

    0

    0
    #73609

    Diogo Mendes
    Participante

    Além disso, existem os beneficios listados em: http://www.pmi.org/Membership/Pages/Benefits-of-Membership.aspx

    Alguém já é membro? Acham que vale a pena?

    0

    0
Visualizando 23 posts - 1 até 23 (de 23 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.