↑ Retornar para CCNA

Compatibilidade entre RIPv2 e RIPv1

Home Fórum CCNA Compatibilidade entre RIPv2 e RIPv1

Este tópico contém 3 respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  zekkerj 2 anos, 9 meses atrás.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #188619

    bernardesleao
    Participante

    Bom dia a todos,

    Uma vez que há a compatibilidade de existência de roteadores executando os protocolos RIPv1 e RIPv2, sabemos que o RIP será nivelado na versão 1. No entanto, como ficam o transporte das mensagens de atualização (Multicast ou Broadcast)? E se as mensagens de atualização forem autenticadas na v2, como o RIPv1 vai tratá-las?

    0

    0
    #188620

    zekkerj
    Participante

    Vamos lá, não é bem assim como você colocou.

    Não há nivelamento na versão 1; o IOS implementa a versão 2, e é capaz de funcionar na versão 1, por compatibilidade com equipamentos antigos, apesar de ser fortemente recomendado o uso da versão 2.

    Assim, como o protocolo implementado é a versao 2, na prática ele acaba escutando tanto o endereço multicast quanto o broadcast, o que permite que ele sempre receba as mensagens RIP dos vizinhos, independente da versão ativa. Na hora de enviar, no entanto, ele vai enviar por padrão usando a versão ativa, apesar de você poder também forçar o envio de uma versão diferente, pelo comando “ip rip send version X” na interface.

    Também, como o protocolo implementado é a versão 2, ele sempre é capaz de reconhecer que está sendo usada autenticação no pacote, embora a versão 1 não implemente. E como ele implementa a versão 2, ele também consegue enviar pacotes autenticados, se a interface estiver configurada assim.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #188749

    bernardesleao
    Participante

    O nivelamento citado foi extraído de livros, inclusive do curso CCNA Cisco 200-125.
    Como informado por você “…e como ele implementa a versão 2, ele também consegue enviar pacotes autenticados, se a interface estiver configurada assim“, não está claro como o RIP irá tratar pacotes quando utilizada a autenticação.
    RIPv1 não suporta autenticação, logo, se o pacote originado em determinado roteador que faz uso do RIPv2 (autenticado), este será aceito pelo roteador RIPv1? Mais uma vez, como informado por você, “…se a interface estiver configurada assim“, posso concluir que não.
    Pela arquitetura de qualquer sistema, quando há em uma determinada infraestrutura a coexistência de sistemas distintos, incluindo versões de sistemas diferentes, existe o nivelamento para a mesma versão da plataforma anterior ou o impedimento no acesso a determinados recursos, por questões de compatibilidade, motivo pelo qual citei a condição anterior.

    Para demais tratativas, vou implementar este cenário em laboratório para sanar minha dúvida, fazendo uso do analisador Wireshark.

    Agradeço seu interesse no entendimento e solução de meu questionamento.

    0

    0
    #188750

    zekkerj
    Participante

    Então, é preciso ficar claro que os roteadores Cisco atuais implementam a versão 2 do protocolo RIP. O comando “version 1” não faz o roteador rodar o RIPv1, ele faz o roteador se comportar como se estivesse rodando a versão 1.

    A prova de que a versão implementada é a versão 2, é que mesmo configurada com o comando “version 1”, você ainda tem os comandos “ip rip receive [1] [2]” e “ip rip send [1|2]”, ou seja, você pode instruir o roteador a aceitar ambas as versões, e enviar ambas as versões.

    Quanto ao seu questionamento: “se o pacote originado em determinado roteador que faz uso do RIPv2 (autenticado), este será aceito pelo roteador RIPv1? Mais uma vez, como informado por você, “…se a interface estiver configurada assim“, posso concluir que não”, a resposta, ao contrário, é sim, o pacote é aceito, desde que a autenticação esteja configurada na interface. Lembre-se, o roteador Cisco implementa a versão 2, e a versão 2 implementa autenticação.

    Se tem dúvida disso, faça como eu fiz: crie um lab no GNS3, configure a situação, e use comandos “debug ip rip” pra acompanhar o funcionamento de cada um deles.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.