↑ Retornar para CCENT

Domínios de broadcast e colisão

Home Fórum CCENT Domínios de broadcast e colisão

Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  tomlima.it 2 anos, 11 meses atrás.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #188501

    tomlima.it
    Participante

    Boa noite prezados,
    Ainda sou novo na área de redes e recentemente comecei a estudar para o CCENT.
    Durante os estudos encontrei dificuldade para entender os conceitos de Domínio de Broadcast e Domínio de colisão alguém poderia me explicar de uma maneira mais “simplificada” e “aplicável” estes conceitos? Muito obrigado desde já!! 🙂

    0

    0
    #188505

    zekkerj
    Participante

    Domínio de XXXXX: São os equipamentos que são afetados pelo mesmo evento desse tipo.

    Domínio de Colisão: equipamentos conectados pelo mesmo cabo half-duplex, ou ligados a um mesmo Hub, ou Access Point Wireless.
    OBS: Aqui, Hub é aquele equipamento antigo, camada 1, lentinho. Não se trata de um mini-switch desses que a gente vê por aí.

    Domínio de Broadcast: Equipamentos ligados a um mesmo switch, mini-switch, Access Point ou Ponte de Rede (bridge).

    P: Qual o problema com um domínio de colisão?
    R: Apenas uma máquina pode estar enviando nesse tipo de rede, de cada vez. Se duas ou mais máquinas tentam enviar ao mesmo tempo, ocorre uma colisão entre as duas. Quando ocorre uma colisão, todas as máquinas da rede devem esperar um certo tempo antes de poderem enviar novamente, de forma que a colisão seja resolvida. Isso é chamado de “contenção”.
    Quanto mais máquinas ligadas no mesmo domínio de colisão, maior a chance de que, em um determinado momento, duas ou mais máquinas tentem enviar ao mesmo tempo. Assim, mais tempo as máquinas vão passar em contenção, em vez de enviando dados.

    P: Porque se diz que switches dividem domínios de colisão?
    R: Um switch faz ligações ponto-a-ponto, o que significa que cada porta do switch é um domínio de colisão separado. Além disso, por fazer ligações ponto-a-ponto, ele pode também fazer essas ligações full duplex, ou seja, cada ponta pode enviar e receber simultaneamente, sem que haja interferência ou colisão entre as duas pontas.

    P: Porque você diz que um Access Point Wireless é um domínio de colisão?
    R: Nos padrões mais antigos (802.11A/B/G), apenas uma máquina pode estar transmitindo de cada vez. Caso duas máquinas tentem transmitir, ocorre colisão entre elas. Assim, todas as máquinas ligadas ao mesmo AP fazem parte do mesmo domínio de colisão.

    P: Qual o problema com os domínios de Broadcast?
    R: Um broadcast é uma mensagem que é enviada para todas as máquinas da rede. Quando é recebido, a placa de rede (firmware) tem que interromper a CPU, para que este processe a mensagem na camada de rede (software). Quanto mais broadcasts na sua rede, mais sua CPU é interrompida, e mais ela tem que processar, muitas vezes apenas para chegar à conclusão que não está interessada naquele broadcast.
    O maior problema é que os protocolos ARP e DHCP são baseados em broadcasts. Assim, quanto mais máquinas em sua rede, maior a quantidade de broadcasts que você vai ver, aumentando também o gasto de CPU das máquinas.

    1

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #188507

    tomlima.it
    Participante

    Muito obrigado, ficou bem mais compreensível!
    Agora é continuar os estudos, abraços.

    0

    0
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.