↑ Retornar para CCNP

Estudar CCNP sem ter o CCNA

Home Fórum CCNP Estudar CCNP sem ter o CCNA

Este tópico contém respostas, possui 12 vozes e foi atualizado pela última vez por  zekkerj 2 anos, 9 meses atrás.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 15 do total)
  • Autor
    Posts
  • #49141

    melo.dgo
    Participante

    Olá pessoal,

    Gostaria de uma dúvida da galera, possuo uma boa experiência com Routing e Switching e tenho estudado muito para o CCN.
    Não realizei a prova ainda por questões financeiras e por não querer perder tempo queria saber se estudar para o CCNP atrapalharia caso eu fosse tirar o CCNA depois.
    Eu acho que não implicaria, mas queria a opinião de vocês.

    Abs e sucesso a todos !!!

    0

    0
    #118194

    vinicios
    Participante

    Faça o CCNA para depois ir pro CCNP, pois o ccna é pré-requisito para o CCNP.

    1

    0
    #118195

    vcaixeta
    Participante

    Certificacao ‘e s’o um papel, nao ‘e pq nao da pra tirar o CCNA agora que vc tem que parar de estudar, continua estudando, qndo sobrar grana pra prova vc vai la e tira o CCNA.

    1

    0
    #118196

    Diogo Mendes
    Participante

    Atrapalhar, creio que não. Se o que você está buscando apenas conhecimento (assim como o ET Bilu recomendou :-)), pode usar qualquer material de estudos. Nesse caso, recomendo estudar utilizando materiais focados no CCIE, que abrangem bem mais detalhes sobre as tecnologias.

    Abraços.

    1

    0
    #118197

    Daniel.Matozinhos
    Participante

    Creio que o CCNA não só é requisito para o CCNP, como também é um "degrau natural" para o mesmo. Eu mesmo, antes de tirar o CCNA, já trabalhava com Cisco, e digo que:  Depois do estudo e certificação, aprendi muita coisa nova. Então meu conselho é: CCNA –> CCNP.

    Espero ter ajudado!

    1

    0
    #118198

    victorhdss
    Participante

    Da ótica de certificação é um requisito. A CISCO quer o seu $$$ e ela e exige o CCNA (e o $$ das provas) como requisito :D.
    Da ótica de conhecimento talvez a pessoa já tenha uma certa experiência, mas o conteúdo teórico do CCNA é bastante importante pra ter um alicerce sólido de conhecimento. Talvez as pessoas tenham realmente o conhecimento do dia a dia, do troubleshooting, mas elas tem de fato o conhecimento do porque das coisas funcionarem do jeito que funcionam?

    @melo.dgo: Minha sugestão, faça a leitura sim do material do CCNA, independente de fazer a prova ou não. Se pra você muita coisa for mais do mesmo, melhor ainda, faça os testes do começo dos capítulos (nos livros Cisco Press) leia o summary do capítulo e caso tenha certeza de que o conteúdo já é dominado, avance pro próximo capítulo. Conhecimento nunca é demais.

    Abs,

    Victor

    1

    0
    #118199

    Luis Felipe
    Participante

    Nao existe regra nenhuma sobre TER que tirar ccna antes de comecar a estudar p NP. Concordo com o vcaixeta, a certificacao eh so um papel e uma linha no teu cv que talvez ajude a conseguir uma entrevista.

    1

    0
    #118200

    victorhdss
    Participante

    Não acho que a certificação seja a solução de todos os problemas. Mas também não é pra avacalhar a tal ponto né? Rs… Enfim, não acho que uma pessoa que se dê o trabalho de estudar um livro de 800 páginas pra uma prova, que pague aproximadamente R$1.000,00 pra fazer a tal prova, não tenha interesse nenhum em aprender ao estudar e que esteja buscando somente o tal “papel”.

    Luis Felipe, eu entendo o seu ponto de vista e respeito, mas não é justamente disso que parte uma boa oferta de emprego? Da entrevista? Te ajudar a conseguir uma entrevista deveria ser um bônus e não um ônus. 😀

    No meu entender, esse é mais um bônus da certificação. Ela é nada mais que o fabricante certificando que você tem conhecimento para trabalhar com as tecnologias e equipamentos que ele vende.

    É evidente que sempre vão ter os casos dos certificados test king/simulados, eu não condeno o uso destes testes, pelo contrário acho válido o uso como mais uma ferramenta para a preparação. Leia, assista videos, pratique laboratórios, e se utilize dos simulados sim pra você ter uma noção do quanto de conhecimento conseguiu absorver e ir mais tranquilo para a prova. Não acho válido “estudar” somente pelos simulados com decoreba 😛

    Abraços!

    1

    0
    #118201

    Gerson
    Participante

    Vou dar minha contribuição.

    Em 2010 estava desanimado no trabalho e queria sair arrumar outra coisa (sou de Curitiba, não tem tantas oportunidades que nem SP), então fiz o BSCI (Router da época) aqui no Senai, mas como eu estava desanimado não aproveitei tudo o que poderia, mesmo assim aprendi bastante coisa, e eu não tinha o CCNA ainda, então mudaram meu cargo/função na empresa que eu estava, e com isso meu horário também era diferente, entrava as 13h e saia as 22h, só que após as 18h ficavam apenas 3 pessoas, contando comigo, e o silencio reinava, pois bem, retomei os estudos para o CCNA, estudava das 18hxx as 22h quase interruptamente todos os dias, e em pouco tempo me sentia preparado para encarar o CCNA novamente, tinha bombado em 2009 🙁 … passei no CCNA e continuei meus estudos agora no CCNP que já tinha uma base. Porem como dito acima queria mudar ($$$) e consegui um emprego em outra integradora, fui e tive que “aprender” outros fabricantes/tecnologias, mas o que me fez passar na entrevista foi meu conhecimento mostrado em OSPF que só se vê no CCNP, mesmo com o CCNA eles queriam uma pessoa mais “sênior” e foi ai que fez o diferencial o conhecimento técnico e não “só” a certificação. Hoje não tenho nem o CCNA nem o P por vários motivos mas tenho o conhecimento. E sim pretendo voltar para a “carreira cisco”, mas minha empresa atual é vendor neutral e cai muita coisa por aqui, está faltando aquele velho FOCO.

    Espero ter ajudado. Abraços.

    1

    0
    #118202

    dsoliveira
    Participante

    Tudo bem que certificação é apenas um papel e que ocupa uma linha em nosso currículo, mas muitas empresas colocam pré-requisito certificações.

    Então eu focaria em tirar logo CCNA, assim poderá aumentar $$$ e acredito que todos gostam muitoooooo dessa parte. Falando em valores vejo algumas vagas para CCNA sem XP 2k e com XP 3k, mas acho que esses valores são mínimos…

    Essa semana um colega Fábio até mesmo daqui blog me deu dica para pelo menos pagar, já que obama está 4x dilma… Ter cartão credito internacional apenas para certificação e depois que chegar fatura realizar parcelamento junto com operadora… Alguns podem achar exagerado ou ruim a ideia mas acho que nesse momento pode ajudar…

    1

    0
    #118203

    Luis Felipe
    Participante

    Ola Victor, obrigado pelo comentario, eu tbem acho que a pessoa deve tirar a certificacao, principalmente depois de estudar tanto, mas eu estava considerando o caso do melo.dgo, que nao pode fazer a prova por questoes financeiras. O valor da prova eh alto p caramba, principalmente quando o dolar esta 4×1. Na situacao dele, eu tentaria me preparar da melhor forma p o ccna, e comecaria o ccnp. Faria a prova p o NA assim que pudesse, e comecaria a guardar p o NP.

    Na empresa que eu trabalho atualmente (na anterior tbem) o pessoal que faz entrevista infelizmente nao acredita que a pessoa sabe so pq tem a certificacao (justamente por causa dos dumps), mas eles chamam p entrevista se o CV for atraente. Foi por isso que escrevi que so vai fazer chegar na entrevista, pois em menos de 10 minutos eles ja sabem como o candidato estudou. Nao sei como funciona p empresas que tem partnership, talvez a certificacao tenha mais valor.

    1

    0
    #118204

    victorhdss
    Participante

    Ola Luis, com certeza parceiro, com o dólar nas alturas está praticamente impossível fazer as provas se os empregadores não derem uma forcinha $$. Já tive que protelar algumas que tinha a intenção de fazer justamente por causa do dolar + iof 🙁 .

    Com certeza, você tem total razão com relação de que a os dumbs caem em 10min de entrevista. Uma vez achei na net um jeito muito bacana de fazer entrevista com candidatos de nível CCNP.

    O cara havia montado uma topologia no CCNP e haviam 10 tasks mandatórias e 2 opcionais para serem feitas. Achei muito bacana, ali ou o cara sabe e faz… ou pede licença e vai embora rsrs.

    Outro meio também bastante bacana que eu já usei, é pegar um projeto bacana que você implementou ou participou, mostrar a topologia e fazer um bate papo e pedir pro candidato explicar e se possível dizer (pode até escrever os comandos) como implementaria a solução. No fim você vai ter o que você fez, e o que ele sugeriu.

    Vou pesquisar nos meus backups, eu acho que ainda tenho essa topologia e o PDF das tasks e posto aqui pra galera.

    Edit: Achei a página ainda existe. Vale a pena dar uma olhada, achei bem bacana…
    https://mycciegeekblog.wordpress.com/2011/07/06/gns3-my-technical-test-for-employers/

    Abraço!

    1

    0
    #187791

    Fabio Santos
    Participante

    Se você não é CCNA e tem conhecimento então estude o material do CCIE. Inclusive não tem pré-requisito formal. Agora, eu sendo voce seguia o caminho normal CCNA=>CCNP=>CCIE.

    1

    0
    #188427

    fslima0
    Participante

    Eu, por exemplo, já tive no CCNA de quando eu morava no EUA, mas agora o certificado esta expirado. Tenho os livros do CCNP FLG e estou estudando esses livros para conseguir um trabalho. Até agora não consegui nada aqui em Salvador. 🙂

    0

    0
    #188428

    zekkerj
    Participante

    CCNA, CCNP e CCIE são sequências naturais, conhecimento crescente.
    Pra quem já conhece o assunto, pode pular as etapas no estudo, mas… será que vc realmente tem o conhecimento?
    Talvez o melhor seja estudar o CCNP/CCIE, mas estar pronto pra voltar um pouco atrás e completar ou reforçar algum conhecimento que tenha ficado faltando.

    Isso falando em termos de estudo. Falando em termos de Certificação, vc pode fazer as provas do CCNP sem ter o CCNA, mas só receberá a certificação quando completar os pre-requisitos.

    Já para a Certificação CCIE, não há pre-requisitos. Basta fazer as provas.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 15 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.