↑ Retornar para CCIE

Futuro das certificações CISCO (em especial CCIE)

Home Fórum CCIE Futuro das certificações CISCO (em especial CCIE)

Este tópico contém 59 respostas, possui 26 vozes e foi atualizado pela última vez por  yeyesk8 4 anos, 3 meses atrás.

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 60 do total)
  • Autor
    Posts
  • #48607

    washington
    Participante

    Senhores, boa noite!

    Este é meu primeiro post no fórum. Estou completando a 3ª prova da certificação CCNP, e ando pesquisando muito sobre que caminho tomar na minha carreira profissional, pensei até em começar a estudar para CCIE R&S aos poucos e aprendendo o máximo possível para daqui a 3, 4 anos tentar me certificar. Porém, ao ler alguns blogs e sites sobre o assunto, uma dúvida me ocorreu: Até quando o CCIE será realmente relevante? Vale apena investir tanto tempo e recurso em algo que talvez não dure o suficiente para dar o retorno financeiro e profissional pretendido?

    Ao que parece é consenso que o SDN irá extinguir grande parte dos empregos que giram em torno de roteadores e switches, banalizando ainda mais nossa profissão… Qual a perspectiva de vocês em um horizonte de 5 anos? Acreditam que as certificações e a própria Cisco ainda serão relevantes?

    Deixo um podcast de um excelente site que acompanho:
    http://packetpushers.net/show-182-the-future-of-networking-part-1-as-inspired-by-nfd7/

    Também existe a parte II desse podcast que vos aconselho a ouvir, há também um link no próprio site para uma palestra ministrada por um engenheiro da Dell que fala sobre o assunto, dizendo em uma mesa rodeada de CCIE que a certificação logo deixará de fazer sentido.

    Vamos tentar trocar idéias sobre o assunto sem “vestir” a camisa de certificação ou de qualquer fabricante.

    0

    0
    #114113

    zekkerj
    Participante

    Uma pergunta, Washington. Você já trabalha na área?

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114114

    thiago.mello
    Participante

    Todos estão dizendo que o SDN será tendência no cenário de redes e muitas coisas mudarão, mas pergunto será que para os principais fabricantes como Cisco, Juniper, HP e entre outros, possuem interesse nesta grande mudança? A Cisco perderia muito mercado com isso!

    Também possuo as mesmas duvidas que você, porém ainda vejo algumas tecnologias de Data Center como Fabric Path e blades pass – trough (virtual connect da HP e outra da IBM que não recordo o nome) como soluções mais novas que podem eliminar alguns protocolos de rede, ou seja, simplificar algumas das tarefas e conhecimentos que precisaríamos ter.

    Talvez o SDN demore mais um tempo para chegar a nossa realidade, mas se chegar mesmo sem dúvida estas certificações não terão mto valor no futuro.

    0

    0
    #114115

    washington
    Participante

    Zekkerj,
    Trabalho com informática a uns 15 anos e com roteadores e switches estou completando 1 ano.

    Thiago,
    Perfeito o comentário, acredito que essa mudança não seja vontade da Cisco, Juniper ou HP, mas parece ser inevitável, outros players do mercado (como a Dell) adotarão essa tecnologia vendendo soluções e manutenção mais barata, o que obrigará a Cisco a partir para esse caminho.

    0

    0
    #114116

    washington
    Participante

    Lembro que comecei minha carreira prestando suporte a computadores, isso a 12, 15 anos atrás, os salários eram bons na ocasião. Com o passar dos anos, a tecnologia foi aumentado e hoje qualquer um é técnico de informática, muitas vezes com cursos de 40 horas, isso achatou os salários. O passo natural era passar para área de servidores, infelizmente está ocorrendo o mesmo fenômeno.

    Será que daqui a 2,3 anos veremos o mesmo com a área de redes?

    0

    0
    #114117

    zekkerj
    Participante

    Focando no gancho que eu puxei: você ainda tem pouco tempo de experiência em R&S. Não acho que o seu momento pede um CCIE, ainda. Esse momento vai chegar, então você pode até seguir sua preparação. Mas primeiro agregue mais experiência.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114118

    Fernando Avelino
    Participante

    Eu acredito que o CCIE evoluirá (e ja tem evoluído) no sentido de cobrir as novas carreiras técnicas do futuro… não existirá mais “especialista de redes”…. existirá “especialista cloud”, “especialista big data”… “especialista collaboration” etc… o CCIE já tem evoluído nesse sentido, acho que o CCIE na verdade irá perder um pouco do espaço pq a própria Cisco tem perdido espaço no mercado, todos os outros se juntaram contra ela e ela está apanhando forte, embora ainda esteja de pé… não da pra a ficar só no mundinho de R&S, ele está sendo engolido por novas tecnologias, o conhecimento em R&S ainda será util, mas não suficiente, hoje é preciso que vc saia da camada de rede e comece a entender de aplicação (coisa que nós odiamos), então pra continuar no mercado será preciso começar a pensar fora da caixa…. agregar novos conhecimentos e habilidades, é o que o mercado está pedindo… o CCIE ainda está em alta, e vai continuar por um bom tempo, principalmente os que englobam especializações como Voice, DC, Wireless….

    0

    0
    #114119

    Fernando Avelino
    Participante

    Minha estratégia para o futuro é migrar para área de projetos e Governança, além dos salários serem melhores, é um conhecimento considerado “nobre” pelas empresas, (sendo técnico, mesmo CCIE vc sempre será o eterno técnico/peão aos olhos do gerente, não importa se vc fala 3 idiomas e tem MBA) vc não precisa ficar fazendo janela de manutenção em finais de semana… hoje você estuda 3-4 meses pra tirar um PMP, gasta uns R$2000 reais pra se certificar e com a certificação e pouca experiência em projetos + inglês consegue salários iguais de CCIE com muito menos esforço, além de abranger mais seu leque, pois com a técnica de gerencia de projetos vc pode atuar em qualquer area de TI…. então eu sugiro quem gostar também dessa área a buscar conhecimentos de Gerencia de projetos, tudo começa pelo PMP, depois vc pode partir para metodologias ágeis como SCRUM etc….. mesmo que vc queria continuar um tempo na área técnica, é um baita diferencial, ja que a maioria dos profissionais técnicos tem a visão bem limitada quando precisam sair do mundo deles.

    0

    0
    #114120

    rgentil
    Participante

    Pouca experiencia em projetos + PMP, CCIE+ pouca experiencia ….voce acham que os salarios sao iguais ? ou perto ? nao sei salario de pmp, mas CCIE uns 10k,12k o cara tira……..PMP tambem ?
    Eu estou pensando seriamente em fazer uma po de projetos aqui…….so preciso de uma grana pq o negocio ta salgado por enquanto kkkkkkkkkkkkkkkk…..

    0

    0
    #114121

    Igor Mendonça
    Participante

    Já trabalhei numa empresa que estava perdendo todos os gerentes de projeto com PMP, geral recebendo oferta de R$12.000+ e PLR fuderosa. PMP faz muita mágica no CV.

    0

    0
    #114122

    gabrielfernando
    Participante

    Bom dia galera, vi alguém questionar se os grandes fabricantes como Cisco, HP e DELL possuem interesse em SDN e gostaria de comentar que eles não só possuem interesse em SDN mas já lançaram produtos que suportam tal tecnologia. Basta procurarem por switches que suportam o Openflow Protocol.

    0

    0
    #114123

    thiago.mello
    Participante

    Fernando Avelino,

    Pelos comentários que vi, você possue as mesmas certificações que eu. Ainda vai correr atrás do CCIE R&S ou irá mudar o foco?

    As vezes penso que a área técnica é um pouco ingrata, nós temos que estudar muito, temos pouco reconhecimento das áreas gerenciais e ainda “sofremos” com as mudanças de tecnologia e tendências novas, ou seja, temos que estar sempre correndo atrás do osso pq em TI as tecnologias se renovam com o passar do tempo.

    0

    0
    #114124

    rgentil
    Participante

    Igor,

    PLR depende mto da empresa que o cara esta e sindicato.., infelizmente quem eh do Sindp ta ferrado, eh uma porcaria ne…

    Thiago,

    Eu vejo isso de outra forma, nao vejo como nao somos reconhecidos pelos gerentes, mas acho que temos que mostrar pra eles q sem o nosso conhecimento , ele eh que ta fudido…..
    ele pode ate falar, contrato alguem pagando a metade que faca a mesma a coisa, mas sempre vai ter algo que o cara nao vai saber, e vai ter que estudar e aprender, e dai leva tempo e nesse tempo a empresa ja perdeu uma grana……que poderia ter investido em vc….isso eh questao de conversar talvez…claro que tem mto gerente que nao esta nem ai…..mas td deve ser conversado…

    Ainda acho mto importante, primeira coisa a fazer qnd entrar na empresa eh montar um plano com seu gerente, claro , mto claro, e seguir isso….assim, vc tem futuramente o que mostrar que evoluiu e o seu gerente tambem tem como mostrar q vc evoluiu para tentar algo por vc dentro da empresa…

    meu ponto de vista apenas =)

    0

    0
    #114125

    josebogo
    Participante

    Pergunta cretina:o que é PMP??? rsrsrs

    0

    0
    #114126

    Edson
    Participante

    @josebogo, dá uma olhada aqui, tem várias informações legais: http://bit.ly/A2bh6u

    Eh uma certificação, com cadeia de treinamento e tals, voltada para a área de gestão de projetos.

    0

    0
    #114127

    thiago.mello
    Participante

    PMP = Project Management Professional

    É uma certificação na área de gerenciamento de projetos de TI

    0

    0
    #114128

    mtllc22
    Participante

    PMP é não é só para TI não…

    0

    0
    #114129

    rgentil
    Participante

    PMP eh td, desde matar uma barata, ate construir um aviao hehehehehe….

    0

    0
    #114130

    Moonspell
    Participante

    Quem não está disposto a “correr atrás da tecnologia” pela eternidade, assim como o Fernando Avelino disse, sugiro migrar para áreas mais “nobres” de TI, tais como negócios, projetos, governança, processos etc. Como qualquer área, também exigem bons conhecimentos e estudo contínuo. Porém, sacrificam menos o profissional, pagam melhor e são áreas onde o conhecimento não é tão volátil como na nossa. E, pelo o que vejo, nós, técnicos de TI, temos alergia a essas áreas. Vemos elas como uma coisa chata e aí nos recolhemos para o nosso cubículo, onde ninguém nos incomodará. E aí está a oportunidade para aqueles que romperem esse estigma. Creio eu que conhecimento técnico/gerencial/negócios pode fazer maravilhas ao profissional. É algo raro no mercado.

    Hj mesmo estou começando um curso de extensão em Gestão Financeira no SENAC…Vamos ver no que dá.

    0

    0
    #114131

    thiago.mello
    Participante

    Achei que era somente para o ambiente de TI, bom saber!!

    Passar a vida inteira correndo atrás da tecnologia é complicado..

    0

    0
    #114132

    rgentil
    Participante

    Eu acho que depende muito do nivel tecnico do cara, por exemplo: um cara com varios anos de engenharia de redes, pode virar um supervisor do time de redes, nao eh tao tecnico, e eh um cargo bom ja ou gerente de NOC, tambem nao precisa mais esta dia a dia com todas as tecnologias, tem um pouco de tecnico e um pouco gerencial, e o salario eh bom…conheco team lider de time de engenharia ganhando seu 18k facil…mas o cara eh bom, tem um background bem grande e resolve qualquer buxa q o time nao resolver, fora a parte de “gerencia” que ele faz, planejamento com o time e bla bla bla

    0

    0
    #114133

    josebogo
    Participante

    Valeu pelas respostas, pessoal! Bom saber dessas certificações.

    0

    0
    #114134

    Fernando Avelino
    Participante

    @rgentil, um salario de PM varia de 8 a 20 mil dependendo da sua experiência, ficando na média entre 10 e 15k, de todos os PM’s "pleno" que eu conheço nenhum ganha menos de 10 mil… basicamente qual é a função do cara? cobrar o trabalho de caras como nós, fazer uns gráficos no Excel e depois apresentar um PPT com o NOSSO trabalho como sendo resultado DELE, sendo que ELE leva o crédito principal do trabalho rsrs

    @thiago.mello, eu compartilho da mesma visão que você, eu gosto muito da área técnica, por enquanto estou focado em tirar o PMP,

    Eu troquei o meu cargo de engenheiro de redes por coordenador de projetos recentemente, meu trabalho ainda demanda uma grande expertise técnica, mas estou trablahando com diversos conceitos de gerenciamento de projetos, estou gostando muito.

    0

    0
    #114135

    Igor Mendonça
    Participante

    @fernando
    E ter que fazer a “cola” entre o técnico e o cliente. É praticamente viver entre o martelo e a bigorna. O salário motiva bastante pra partir pra essa área, mas quando lembro do que faz…. a CLI me entende bem melhor do que o desgraçado do cliente que quer serviço premium de graça. hehe

    0

    0
    #114136

    rgentil
    Participante

    Hoje em dia eu comecei a ver mais esses lados de pm…pq como trabalho em empresa pequena, nao temos time de pm, e bla bla, eh um time de engenharia de redes e pm ao mesmo tempo hahaha entao estou ate que aprendendo um pouco na marra….

    0

    0
Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 60 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.