↑ Retornar para Geral

HP x Cisco – Preço X Nome de Mercado

Home Fórum Geral HP x Cisco – Preço X Nome de Mercado

Este tópico contém 28 respostas, possui 16 vozes e foi atualizado pela última vez por  Fagner Jesus 5 anos, 9 meses atrás.

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 29 do total)
  • Autor
    Posts
  • #48441

    leolima
    Participante

    Prezados,

    Abri este tópico para discutirmos a questão do posicionamento da Cisco e da HP no mercado de Network. Nos dois últimos projetos que vivênciei vi a Cisco perdendo para a HP em relação a PREÇO, ou seja, tecnicamente ficou difícil justificar uma solução CISCO frente a uma HP em relação ao CUSTO. Nestes dois casos, vi um datacenter optar por HP e uma outra empresa do ramo civil também.

    Tecnicamente o que acham de um vendor em relação outro, sendo bem apartidários e levando em conta experiências pessoais de projetos que já participaram !!!

    Em relação a custos, como a politíca da Cisco trabalha? Qual a justificativa dos produtos deste vendor ser 2x mais caros que de outros? Política de impostos, nome no mercado, qualidade da “solução” muito superior a da HP etc…

    Abraço.

    0

    0
    #112743

    rgentil
    Participante

    Leo,

    Acredito que a HP esta comecando agora. Eu trabalhei na HP por alguns anos e eles comecaram a investir nessa linha de network, e cobravam somente o servico e o equipamento sairia quase de graca. Porem vivencia alguns clientes trocando de HP pra cisco de novo, pois ainda existem muitos problemas nos devices da HP, spanning-tree eh um deles, bugs e o suporte da HP nao eh tao bom quanto o TAC da cisco, nos mesmo do time de engenharia apanhavamos para abrir um chamado com o suporte da HP e ver a solucao para algum device instalado no ambiente do cliente.
    a HP esta comecando, existe certificacoes de rede HP ,mas acho muito dificil alguem ter, na vdd so vejo quem trabalha la tirando as certificacoes deles, acredito que por isso ser mais barato, os clientes precisam ganhar confianca ainda nos devices,talvez daqui uns 5 anos eles vao estar bem melhores. Eh como se voce fosse abrir uma empresa de chinelos agora (comparacao bem tosca , mas esta valendo), voce nao poderia colocar um preco igual da havainas que ja domina o mercado brasileiro, voce teria que colocar um valor bem abaixo, pra quando ganhar confianca do cliente ir aumento as poucos e sempre melhorando.

    0

    0
    #112744

    leolima
    Participante

    Excelente Rgentil!!! Ouvir isso de alguém que trabalhou dentro da HP já responde muitos porques!!! Uma dúvida, ai na Irlanda a HP também esta com esta proposta agressiva? Ou Cisco domina, e os preços são mais equivalentes?

    0

    0
    #112745

    zekkerj
    Participante

    HP Networks é o nome que a HP adotou para a linha corporativa depois de comprar a 3Com e a H3C. A H3C, pra quem não lembra, era uma joint venture da 3Com com a Huawei para o mercado corporativo. A H3C sempre teve política de preços baixos.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #112746

    leolima
    Participante

    Entendi. Realmente temos as mesmas linhas de SW tanto dentro do site da HP, quando da H3C 😉

    0

    0
    #112747

    rgentil
    Participante

    Aqui na irlanda pelo que vejo cisco domina…para nao dizer que todos os clientes que eu tenho usam cisco, somente 1 usa hp…..mas a empresa que eu trabalho eh partner cisco, entao a gente oferece cisco mesmo =)….a nao ser que o cliente ja tenha comprado o device e a gente tenha somente que configurar e dar suporte.

    0

    0
    #112748

    zekkerj
    Participante

    @rgentil: Aqui na irlanda pelo que vejo cisco domina…

    Ainda bem que é só aí.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #112749

    thiago.mello
    Participante

    A empresa que trabalho esta instalando switches HP em um dos escritórios remotos. O primeiro problema que vivenciei é o Spanning-tree. Atualmente utilizamos switches Cisco em toda a rede, estamos colocando os switches HP no Core e Distribuição do escritório remoto, porém para realizar a migração tivemos que interconectar os switches Cisco com switches HP.

    Utilizamos Rapid-pvst nos switches Cisco, o que não é compátil com switches HP por ser um protocolo proprietário. Uma droga! Temos que mudar para o protocolo STP MST para que seja compatível com o RSTP utilizado no HP.

    0

    0
    #112750

    rgentil
    Participante

    Thiago,

    Acho que todo mundo que trabalhou com HP ja pegou o mesmo problema kkkkk eu tambem ttive esse problema na HP e quando comecei a trabalhar aqui na irlanda falei disso e o pessoal aqui tambem ja teve problemas com spanning-tree no hp vs cisco…….
    aqui tem um doc que fala bastante disso:

    http://h10032.www1.hp.com/ctg/Manual/c02571903.pdf

    0

    0
    #112751

    thiago.fiorini
    Participante

    Recentemente implementei um par de WLCs 5508 em HA; O projeto previa tbm ISE, Prime e MSE, até aí blz, só que o cliente estava mudando de uma estrutura no DataCenter “All-Cisco” pra uma linha de HP.. acho q 7500 como Core e uns tantos outros pra acesso.

    A grana que foi economizada por conta da marca, nessa brincadeira, não valeu a pena. Como o cliente era responsável pelas configs nos switches, diversas vezes tinham que acionar o suporte da HP pra fazer comandos simples, ativar trunk, mexer em Qos etc, isso só aumentou o tempo(E custo) da minha parte. Se agora já dando inhaca, imagina a longo prazo… Decisão arriscada.

    E ah.. pra ativar a LAG interface é outro martírio.. uma vez que aparentemente o switch HP só forma channels por Lacp, e não manualmente(estático). Nem lembro o que o suporte deles fez pra resolver, só espero não mexer com isso de novo… uahuahuahuaha

    0

    0
    #112752

    leolima
    Participante

    Estou para entrar em um projeto todo HP!!! E to vendo o terror nas palavras da galera ;( Uma pena que não posso obrigar a comprar Cisco.

    0

    0
    #112753

    rgentil
    Participante

    Fiorini,

    So nao concordo com algumas coisas que voce disse hehehe comandos simples como ativar trunk, etherchannel, qos, ospf, vrf, bgp no hp continuam simples……..so muda uma coisa e outra porque isso eh questao de vendor mesmo…..problema do HP eh funcionalidade e nao comandos..isso ai eh questao de costume…..por exemplo..
    vrf no hp eh chamado de vpn-instance mas nao que va muda a funcionalidade do protocolo, igual quando vc redistribui uma rota conectada no cisco, vc apenas digita redistribute connected (subnets se for ospf) , no HP vc somente usaria redistribute include-connected…….pra mim comando nao faz o equipamento ser ruim ou nao e sim como ele funciona com o protocolo…..
    Eh igual vc ser programador e fazer uma calculadora em java……e te pedirem pra fazer em C++, Cobol, o conceito eh o mesmo, o comando muda, mas nao quer dizer que o cobol por ser totalmente diferente eh ruim……a nao ser que a “calculadora” nao funcionasse direito no Cobol por algumas limitacoes…..isso sim faz o vendor ficar ruim….que eh o caso do spanning-tree da hp.

    0

    0
    #112754

    thiago.fiorini
    Participante

    Ahh concordo cara… mas no meu caso eu solicitava “X” coisas pra dar andamento e passavam-se dias até eu continuar com a minha parte. E eu não ia mexer sem saber, né, vai q eu ferro ainda mais a situação rsrsr

    É como comparar Windows com Linux ou outro SO.. funcionar funciona, pode atender as necessidades da mesma forma… mas tem as questões inerentes a suporte, experiencia pro usuário, profissionais qualificados, compatibilidade de aplicações, etc..

    Nos casos de software acho mais aplicável essa possibilidade, pois a manipulação é mais fácil, não manjo muito mas creio que dá pra “integrar” o que vc precisa com middleware, connectors etc. Pra redes em geral ainda não vejo essa padronização(globalização), como nesses exemplos, os vendors não se importam se um protocolo proprietário for incompatível com o restante do mercado.

    O jeito é esperar uns 5, 6 anos pra ver o que acontece.. Pq hj em dia sobreviver dando suporte pra HP / Dlink / Extreme acho meio inviável… =D

    0

    0
    #112755

    rgentil
    Participante

    Concordo com vc…..dar suporte eh horrivel e o suporte deles tambem sao horrivel….quem sabe daqui uns 10 anos…

    0

    0
    #112756

    Igor Mendonça
    Participante

    Thiago agora comentou um vendor que estou tendo uma mega dor de cabeça: Extreme.

    Precisei dar reboot num BlackDiamond 8800 (o 6500 deles) com supervisoras redundantes apenas para poder habilitar SSH. Qual o ponto em ter um core com HA falacioso? Putz…

    0

    0
    #112757

    zekkerj
    Participante

    Thiago, aqui no serviço nós usamos switch H3C — ou seja, HP Networks —, e fazemos agregação estática na boa. Inclusive tem outro membro do fórum que era nosso suporte técnico com os H3C.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #112758

    diegolc10
    Participante

    Concordo com o Rgentil, isso acontece também com outros equipamentos ex. Juniper, Mikrotik etc, o problema é que é algo recente, como disseram, daqui a uns 5 anos estaremos falando “como o protocolo XPTO funciona bem melhor no equipamento da HP do que no da Cisco” outros dirão que não e assim vai kkkk

    0

    0
    #112759

    Leonardo Ortiz
    Participante

    Aonde eu trabalho é usado só equipamentos da 3com, tanto na layer de acesso quanto no core, uma coisa que percebi que a HP/3com perde e muito feio é na parte de monitoramento… Os comware’s da vida sonham com um “sh process cpu his” por exemplo ;).
    Eu sinceramente acho que a HP vai crescer no mercado, o preço dele é bem mais baixo, só faltar ajustar o sistema deles.

    0

    0
    #112760

    Fernando Avelino
    Participante

    Ja trabalhei em ambientes puramente cisco e multivendor, o que posso dizer é que pos vendas igual o da Cisco, no Brasil pelo menos, NÃO EXISTE, o serviço é muito, mas muito superior aos outros vendors,  HP e DELL tem bom pos vendas devido ao seu portfolio de serviços, mas os equipamentos ainda são muito virgens quando se trata de portfólio de Network… existem muitos bugs e issues para serem resolvidos ainda, é preciso alguns anos para que esses vendors amadureçam ainda.

     

    Para a realidade brasileira,  um Catalyst 2960 é "caro" (custando em torno de 10-11 mil reais na nota um modelo bom), e existem switches de fabricantes menos nobres, que fazem a mesma coisa por 2 mil reais (edgecore por exemplo), a diferença estará na dor de cabeça que você terá depois, eu trabalhei numa empresa que comprava vários desses switches baratos, porém eu ganhei muita hora extra fazendo atividade após a meia noite só pra rebootar o switch que vivia perdendo a gerencia, então ao longo dos anos, esse switch saiu muito mais caro para a empresa do que comprar um Catalyst, instalar e esquecer que ele existe…….. tem empresas que ganha em cima da infra, então vendem para o cliente um projeto, se ele sair comprando switch catalyst ele perde a margem de lucro, então o cara acaba comprando porcaria e depois tendo dor de cabeça……….. não existe segredo na área de TI, você pode trocar hoje todos os seus serviços Microsoft por soluções Linux baixadas na net, mas e a manutenção de tudo isso? quanto custa? e a mão de obra? se der algum "pau" que te trará prejuízo de centenas de milhares de reais você vai ficar buscando resposta para seus problemas em forums de internet?

    Se fosse só preço que importasse a Cisco, Microsoft e outras empresas estariam falidas…. acontece que o problema é que para as empresas que não são de TI, a tecnologia ainda é considerado custo, e não investimento, e o que mais pesa para a empresa não é a licença de um software que custa 50 mil reais, um switch de 100 mil reais, pois essas despesas são "one time", o que pesa para as empresas é folha de pagamento e serviços, ja cansei de ver NF de fornecedor cobrar mais caro pelo serviço do que pelo equipamento em si….. essa semana mesmo aqui uma empresa me cobrou 8 mil reais pra passar 40 metros de fibra e testar de uma ponta a outra de um mesmo andar…

    0

    0
    #112761

    Moonspell
    Participante

    Resumindo o que o Avelino disse, as empresas devem focar mais no TCO (total cost of ownership) ou até mesmo no ROI (return over investment). Infelizmente, elas se preocupam demais com CAPEX (capital expenditures) e esquecem que o OPEX (operational expenditures) pode inviabilizar um projeto no longo prazo.

    Expandindo um pouco o tópico, esse é o “novo” papel da área de TI. Quem realmente quer se destacar hoje deve procurar uma formação mais abrangente, aliando conhecimento técnico a negócios (finanças, marketing, pessoas etc). Se o cara de projetos de TI chegar na mesa do gerente financeiro mostrando o TCO de um projeto num prazo de 5 anos, evidenciando a redução de custo e/ou aumento de receita para a empresa, a chance de o projeto ser aprovado é muito maior. O fato de ter um CAPEX alto pouco importará. Saber lidar com VPL, TIR etc é um diferencial. Porém, para isso , é necessário que o cara de TI saia do seu mundo técnico e vá buscar uma formação complementar em outras áreas. Infelizmente, o que vemos é que poucas pessoas estão dispostas a fazer isso.

    0

    0
    #112762

    rgentil
    Participante

    Quando trabalhei na Volkswagen, o grupo era grande e tinha gente especializada somente para fazer isso, pegar os dados de outage da rede, hora extra dos funcionarios resolvendo buxas, colocar numa planilha e apresentar para o time de financas, que aprovaria ou nao os projetos de TI. Isso eh uma area bem interessante tambem, porem da muita dor de cabeca tambem..heheheh

    0

    0
    #112763

    victor.rebli
    Participante

    Um bom indicador que geralmente determina o caminho que uma empresa estar percorrendo é o investimento dela em P&D( Pesquisa e Desenvolvimento).

    Nesse último ano de 2013, entre as 100 empresas que mais investiram em P&D( de todas as áreas, não apenas em TI) a cisco ocupou a 18º posição, e a HP se posicionou
    na 45º posição.

    Porém, eu acredito, e o CEO da cisco John Chambers também, pois ele mesmo já deu uma declaração dizendo, que o verdadeiro concorrente da cisco não é HP ou Dell, mas sim a Huawei.

    A Huawei vem crescendo violentamente, e ano passado ficou na 31º posição em investimento em P&D.

    O link da lista:

    http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2013/11/as-100-empresas-que-mais-investiram-em-pesquisa-em-2013.shtml

    0

    0
    #112764

    pablod
    Participante

    Quando se fala em Huawei, não é só a Cisco que tem concorrente!

    Da até medo quando começa a aparecer uns china fazendo projeto por aqui e/ou participam de RFP :S

    0

    0
    #112765

    Leandro
    Participante

    A Huawei ganhou uma licitação de um órgão aqui em SP, ela irá substituir todos os Core de todos os postos, os postos maiores contavam com um cisco 6500 como Core.

    0

    0
    #112766

    thiago.fiorini
    Participante

    Acredito que em termos de tecnologias móveis a Huawei tá disparando em frente aos outros fabricantes, sempre vi notícias que eles investem muito pesado nessa área, não ficaria surpreso se nos próximos anos já lançassem equipamentos com suporte a 5G.

    Faz muito sentido essa concorrência direta, penso que em termos de custos (fator que faz a Cisco perder para outros fabricantes), o valor pode se equiparar ou ser menor do que HP/Dell – e as parcerias com foco em segurança/DC/storage possibilitam criar uma solução 100% baseada em Huawei (talvez não com o msm nível de maturidade ou recursos que temos com a Cisco);

    0

    0
Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 29 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.