↑ Retornar para Problemas do mundo real

Latência altíssima em link dedicado

Home Fórum Problemas do mundo real Latência altíssima em link dedicado

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Fabio 1 ano, 1 mês atrás.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #189041

    rlcdo
    Participante

    Temos um link dedicado com uma operadora de 10MB. A utilização do link está quase em 100% e a latência tá em torno de 540ms para um roteador próximo de onde estamos. Segundo a operadora, a latência alta se deve ao fato de estarmos utilizando quase 100% da largura de banda. Isso faz sentido? Se fizer, alguém pode me explicar o porquê?

    Cheguei a pensar que talvez o buffer do roteador esteja lotado, mas isso não teria ligação com estar utilizando quase totalmente a largura de banda, teria? Ah, o roteador da operadora é um Mikrotik.

    Obs: mesmo abaixando a utilização da banda para 68%, a latência continua na acima dos 500ms

    0

    0
    #189042

    zekkerj
    Participante

    A utilização do link está quase em 100%

    Primeira coisa a ver é se todo esse tráfego é lícito.

    Segundo a operadora, a latência alta se deve ao fato de estarmos utilizando quase 100% da largura de banda. Isso faz sentido? Se fizer, alguém pode me explicar o porquê?

    Se você estiver com carga muito acima de 10Mbps no link, pode estar gerando fila no roteador, o que aumenta a latência.

    Obs: mesmo abaixando a utilização da banda para 68%, a latência continua na acima dos 500ms

    Por quanto tempo vc baixou a utilização do link? Procure baixar por 1 ou 2 minutos, de forma a garantir que as filas do roteador estão todas vazias. Tente então um ping para o next-hop do link, veja como fica o tempo de resposta.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/colunas-da-salvacao

    #189044

    Fabio
    Participante

    Caso vc queira “eliminar” possíveis causadores deste comportamento, faça uma janela de manutenção e isole a sua rede conectando 1 notebook diretamente no roteador Mikrotik e realize os testes de conectividade com o próximo router verificando a latência. Caso o comportamento fique a níveis adequado, é sabido que este trafego e esta latência tem origem de sua rede.

    0

    0
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.