↑ Retornar para Livro CCNA 4.1

p.128 TCP/IP

Home Fórum Livro CCNA 4.1 p.128 TCP/IP

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Marco Filippetti 9 anos, 4 meses atrás.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor

linko
    Participante

No final do parágrafo Camada de Rede (Internet Layer) está escrito: … A camada de Rede também é responsável pelo roteamento de pacotes através da rede e pelo controle do fluxo de dados durante o processo de comunicação entre dois dispositivos.

A função “controle de fluxo” não seria da camada de Transporte?

0

0

vitorgrohs
    Participante

O TCP é um protocolo do nível da camada de transporte (camada 4)
    .
    .
    .
    As características fundamentais do TCP são:
    .
    .
    .
    Controle de fluxo – O TCP usa o campo janela ou window para controlar o fluxo. O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor. O transmissor pode transmitir segmentos com um número de bytes que deverá estar confinado ao tamanho da janela permitido: o menor valor entre sua capacidade de envio e a capacidade informada pelo receptor.

Fonte: Wikipedia
    (Tudo bem… a Wikipedia não é o melhor lugar pra estudar CISCO mas eu fiquei com preguiça de procurar no netacad rsrsrs)

Eu acho que está com erro. A frase parece dizer que o roteamento e o controle de fluxo são feitos pela camada de rede.

0

0

linko, você tem razão. Vou incluir este ponto nas erratas. Certamente a camada Internet do TCP/IP nada tem a ver com controle de fluxo. Vide o cabeçalho do pacote IP, que sequer tem um campo designado para tal função. Controle de fluxo é TCP e suas "sliding windows".

Abs!

Marco.

0

0
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.