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Plano de Melhorias 2015

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Este tópico contém 5 respostas, possui 5 vozes e foi atualizado pela última vez por  thiago.mello 5 anos, 3 meses atrás.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
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    Posts
  • #48863

    valdecircarvalho
    Participante

    Olá pessoal! Boa tarde!

    Primeiramente, obrigado por toda a ajuda que recebi aqui durante 2014 quando descobri esse blog/forum! Vocês são demais.

    Estou montando um plano de trabalho e melhorias para a minha área de network e telecom para 2015 e gostaria de ouvir de vocês algumas sugestões. Entendo que cada ambiente tem suas particularidades e seu grau de maturidade, mas levando em consideração um ambiente rodando há 2 anos, sem maiores incidentes, em crescimento e gerenciado por 1 técnico (terceirizado) o que vocês colocariam em suas listas de prioridades.

    Até agora, coloquei alguns itens que quero atacar no próximo ano:
    – Melhoria Documentação / Processo de updades, etc
    – Melhorias monitoramento / Proatividade, netflow, etc
    – Logs – utilização syslog
    – Estudo de capacity/crescimento
    – Plano de Updates/Upgrades – vulnerabilidades, bugs, etc
    – Wifi – melhorias/autenticação/logs
    – ISE – ativação (sim, eu tenho um par de ISEs aqui praticamente desligados!!!!)
    – Divulgação de metricas e resultados rede e telecom
    – Jabber – Implantação (sim, outro que não estamos usando!)

    Mais alguma coisa “mais genérica” ?

    Obrigado
    VC

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    #116286

    Moonspell
    Participante

    Além do obvio, como log, segurança básica, documentação, etc… Qual é o negócio da sua empresa? Projetos de TI, sozinhos, não fazem sentido. Devem estar alinhados a algo maior, que é a estratégia da empresa. Procure seus superiores e se informe sobre os planos futuros e aí sim, veja como alinhar a sua área aos mesmos, através de projetos e melhorias na operação.

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    #116287

    vmosconi
    Participante

    No ultimo ano tomei como prioridade

    Documentação (Nunca houve nenhum desenho da rede… era tudo “de cabeça”)
    Padronização da estrutura
    Plano de contingencia (Planos documentados para falhas dos equipamentos essenciais)
    Plano de capacitação de equipe

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    #116288

    zekkerj
    Participante

    Ano que vem, seu eu chegar ao próximo "ano que vem" já tô no lucro…

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    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #116289

    valdecircarvalho
    Participante

    @moonspell
    Obrigado pelo comentário! Estou totalmente alinhado com o business. O negócio da minha empresa é “Fidelidade’ e a minha área (one man show) é cuidar de toda a infraestrutura do “escritório’ e tem o pomposo nome de Office Automation!!! Sou responsável por diversos contratos como End User, Telecom, Network, etc, etc…
    Tenho bastante liberdade para tomar decisões e propor melhorias. Desde que “a coisa” esteja funcionando a contento!

    @vmosconi
    Obrigado pelo comentário!
    Vou incluir Plano de contingencia e plano de capacitação da equipe (mesmo sendo terceirizada) no meu plano!

    @zekkerj
    LOL! Bem isso mesmo cara… ano que vem vai ser osso!!!!!

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    #116290

    thiago.mello
    Participante

    Valdecircarvalho,

    Como disse o amigo acima, as mudanças na área de TI devem sempre estar alinhadas aos requisitos de negócio. Acredito que independente do negócio um ponto que deva ser considerado é o hardering para os equipamentos de rede (habilitar SSH ao invés de telnet, desabilitar protocolos não necessário, utilizar AAA, entre outras coisas.

    Abs

    Sucesso!

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