↑ Retornar para Problemas do mundo real

Portas Up/Down

Home Fórum Problemas do mundo real Portas Up/Down

Este tópico contém 4 respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  miovieira 4 anos, 7 meses atrás.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #49081

    Frederico Guilherme
    Participante

    Boa tarde pessoal,

    Este final de semana me deparei com um problema bobo, mas que me deixou de cabelo em pé ! Durante uma migração física de máquinas, minha rede começou a ficar instável. Estou utilizando modelo de 3 camadas propostos pela Cisco (Acess, Dist e Core)

    Utilizamos 2 portas para acesso em 1 dos swt de acesso para conexão dos Notebooks para monitorar o processo e ajustar portas .. ou qualquer outra atividade que demande recursos tal como internet .. enfim ..

    Ao iniciarmos o processo de migração, identificado que todos os SWT começaram a ter problemas de UP/Down em sua portas (lembrando que o STP está ativo e não tenho redundância completa entre os SWT) quem faz a redundância entres os servidores é o SO (teaming ou bond).

    Iniciei o TSHOOT, e nos logs não tinha o famoso MAC-FLAP .. somente UP/DOWN, CPU estava baixo .. enfim .. nada que indicasse o loop mesmo porque o STP iria bloquear as portas ..

    Depois de alguns minutos (quase horas quebrando a cabeça) descobri que o notebook do lado do meu estava com o mesmo IP e que alguns servidores conectados na rede (2 cabos, sendo 1 para Rack de Telecom) ainda não tinha o bond/teaming ativado.

    Após alterar o IP do Notebook o sintoma parou.

    Em resumo .. tenho uma ideia clara que o problema ocorreu devido a duplicidade de IP e falta de bond, porém .. alguém conseguiu entender o descrito e falar algo sobre ?

    Obs.: Um exemplo da topologia usada em anexo

    Att,
    Fred

    0

    0
    #117836

    zekkerj
    Participante

    Vc tem etherchannels? Dependendo de como esteja o load-balancing, um IP duplicado pode deixá-lo confuso, gerando a sua instabilidade.

    PS: Não confie sua vida ao STP desse jeito… ele às vezes falha…

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #117837

    Frederico Guilherme
    Participante

    Bom dia @zekkerj,

    Tenho etherchannel somente dos swt de Dist para Core, os demais são uplinks apenas. Aproveitando .. eu consigo enviar logs dos swt para um server externo ? Para router tem o syslog .. para swt é igual ?

    Att,
    Fred

    0

    0
    #117838

    Daniel.Matozinhos
    Participante

    Sim… Os comandos de Syslog para Switches são os mesmos para Router. Você deverá somente habilitar um endereço IP no Switch.

    0

    0
    #117839

    miovieira
    Participante

    Frederico já tive problemas em LAN com topologia igual a sua. No meu caso, o pessoal de servidores não fez o teaming/bond e houve loop, por que o servidor fazia como se fosse uma bridge, esse é um sintoma classico de mac-flapping. Em uma parte da rede aplicamos port-security e nunca mais tivemos problemas. Agora acalmou, mas até os caras acertarem as configurações varias portas cairam por causa do port-security violation. Agora está tudo estavel e mais controlado, o chato é que quando troca uma caixa, temos que limpar o port-security mas isso não ocorre com frequencia.

    0

    0
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.