↑ Retornar para Problemas do mundo real

Programação de vários switchs

Home Fórum Problemas do mundo real Programação de vários switchs

Este tópico contém 7 respostas, possui 6 vozes e foi atualizado pela última vez por  Igor Mendonça 5 anos, 8 meses atrás.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #48696

    jymmyguitar23
    Participante

    Vamos trocar uns 100 switch na fábrica, hj tudo é HP e serão instalados CISCO, tem como programar um switch ( ainda n sei o modelo ) e disparar para todos os outros switch de mesmo modelo a mesma programação ?

    ou tem que programar de um por um mesmo ?

    0

    0
    #114842

    zekkerj
    Participante

    Cara, a configuração inicial do switch é feita pelo cabo serial de console… então vc vai ter que pelo menos trocar o cabo rollover (e provavelmente o de força também) de um aparelho pra outro, e esperar o aparelho bootar.

    Mas fora isso… imagino que dê pra criar um script que gere a configuração e envie-a para o equipamento conectado, quando você apertar enter.

    Só acho que vc vai ficar mais contente se seu script gerar as configurações ligeiramente diferentes uma das outras — hostname e endereço ip, que tal? Assim vc vai poder controlar melhor o acesso remoto, depois.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114843

    jymmyguitar23
    Participante

    @zekkerj

    Vlw pela dica, mas como n sei essa parada de script acredito que será tudo manual mesmo…..

    0

    0
    #114844

    renanhingel
    Participante

    @jymmyguitar23
    Até onde sei, infelizmente será necessário aplicar pelo menos uma configuração básica para que os ativos estejam aptos a serem gerenciados remotamente.

    A partir daí, recomendo que dê uma olhada nesse tópico aqui:
    http://blog.ccna.com.br/forum/comments.php?DiscussionID=1968&page=1#Item_6

    0

    0
    #114845

    rgentil
    Participante

    Voce pode criar um script em python para gerar as configuracoes dos seus devices, basicamente vc cria uma configuracao inicial para todos os devices em um arquivo, tipo MainConfig.txt , dai em outro arquivo vc cria o que sera alterado entre os equipamentos, tipo, ip, hostname, IPs.txt.
    Depois disso voce cria o script no python pedindo para criar vamos supor 100 arquivos com a mesma usando o MainConfig.txt e alterando os IPs.txt……..vc tera as configuracoes prontas em menos de 1 minuto, dai so vai ser o tempo mesmo do switch bootar e colar a configuracao la.

    0

    0
    #114846

    Jose Mauro
    Participante

    Bom dia.

    Tem esse site também que da para brincar com alguma coisa.

    http://4peg.com/BdJ7jMgW2MPV

    Abs, JM

    0

    0
    #114847

    zekkerj
    Participante

    Eu estava pensando em shell script mesmo. Dá pra trabalhar com um arquivo de template e substituir elementos-chave por valores que vão mudando a cada passagem.

    Mas, repito, acho que não tem como escapar do trabalho maçante de tirar o switch da caixa, ligar na energia e esperar iniciar, antes de conectar ao cabo rollover e apertar enter no teclado da estação de configuração, pra fazer o script despejar a configuração no aparelho.

    O que eu imagino, no entanto, é que enquanto vc está aguardando o script fazer sua "mágica", vc pode já estar tirando o próximo aparelho da caixa e plugando ele em outro cabo de energia. Assim vc faz tipo uma linha de montagem, acelerando o processo todo. Completa isso com duas, três ou mais estações fazendo o trabalho, e de repente vc consegue terminar isso em algumas poucas horas.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114848

    Igor Mendonça
    Participante

    @jymmyguitar23
    Sim, existem formas de fazer isso. O nome dessa mágica se chama ZTD (Zero-touch Deployment) e, até onde eu sei, pode ser feito através tanto do Cisco SmartInstall quanto do Cisco Prime LMS e ainda dá pra ser feito também com o IOS Zeroconf. Nunca toquei esse tipo de atividade antes mas as tecnologias existem e dá pra ser feito.

    Para referência: Procedimento de ZTD através do SmartInstall.

    0

    0
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.