↑ Retornar para CCDA

Quem é engenheiro?

Home Fórum CCDA Quem é engenheiro?

Este tópico contém 59 respostas, possui 29 vozes e foi atualizado pela última vez por  rodrigoplanche 4 anos, 10 meses atrás.

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 60 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46374

    KakarOtO
    Participante

    Senhores, vejo algumas pessoas falarem que um profissional com CCDA ou CCNA pode ser considerado um engenheiro mesmo sem formação acadêmica em engenharia.

    Com a experiência de vocês, gostaria de saber se isso é válido ou para o mercado só é considerado engenheiro quem tem diploma para tal.

    0

    0
    #89308

    sergiombrg
    Participante

    Não entendi…. ser considerado engenheiro sem ser engenheiro?

    Você considera um enfermeiro um médico?

    0

    0
    #89309

    Jonnathan Ferreira
    Participante

    Acredito ser muito equivocado dizer isso meu caro.

    Apenas compare o tempo de formação de um Engenheiro x Certificação CCNA/CCDA.

    Os níveis das formações também são diferentes: superior x especialização

    Um engenheiro exerce muitas atividades que o torna generalista mas devido ao seu interesse e oportunidades com algumas certificações torna-se um especialista.

    Portanto a conclusão que tenho é de que um engenheiro é engenheiro e um certificado CCNA/CCDA e outras é apenas um especialista caso não tenha nenhuma formação.

    Mas, há casos de empresas que registram cargos apenas pela experiência e certificações.

    Lembro-me sempre de uma frase do Marco que dizia não bastar certificação e experiência sem o superior em que ele fazia comparação ao prato e a refeição.

    0

    0
    #89310

    KakarOtO
    Participante

    Em treinamentos ministrados pela CISCO, eles mesmos denominam os profissionais de projetos e implantação como engenheiros apenas pelo fato de terem CCDA ou CCNA respectivamente.

    0

    0
    #89311

    Benjamim Gois
    Participante

    Engenheiro é o profissional registrado no conselho de engenharia e arquitetura (CREA). Até existem empresas que chamam alguns profissionais muito especialistas de engenheiros mas o termo não é correto.

    0

    0
    #89312

    Jonnathan Ferreira
    Participante

    Leandro,

    Conforme comentei, algumas empresas registram cargos apenas pela experiência e certificações.

    Seu comentário referente a Cisco pode dizer um Engenheiro de redes Cisco níveis (associate, designer, professional, engineer, arquitect)

    Mas (minha opinião) não pode-se comparar a formação de um *Engenheiro Cisco com um Engenheiro formado com cinco anos de curso tendo aulas de cálculos complexos, projetos, empreendorismo, etc. Enfim, uma formação ampla, não apenas se restringindo a termos técnicos e de um fabricante específico.

    Pelo que conheço de algumas pessoas que só possuem certificação elas são registradas como técnicos e analistas. Engenheiro acredito até existir mas não conheço ninguém neste status apenas com certificação.

    0

    0
    #89313

    Moonspell
    Participante

    Acho q isso é mais um problema da falta de regulação do nosso mercado. Alguém no mercado achou bonito chamar os professionais de rede de engenheiros de rede. Isso é errado.

    Pra mim isso é desmerecer a profissão de engenheiro. Certificação alguma se compara à esse cargo.

    N vejo ninguém chamando enfermeiro de médico.

    Nas operadoras, por exemplo, quem trabalha com rede IP na engenharia tem q ser engenheiro e com CREA ainda. Na TI a função é analista. E assim deve ser em qualquer lugar.

    0

    0
    #89314

    Aldrin
    Participante

    Não é raro ver profissionais de TI serem chamados de engenheiros de alguma coisa. Já participei de várias reuniões de kick off de projetos de rede onde se referem aos profissionais envolvidos como engenheiros. Acho que isso é um estigma das certificações, pois algumas "davam" o título de engenheiro… Vide 642-582 WLANFE (Wireless LAN for Field Engineers)

    0

    0
    #89315

    KakarOtO
    Participante

    Também acho que o título de engenheiro deve ser aplicado apenas a quem tem formação acadêmica em engenharia, acho que o erro é a Cisco “inventar novos engenheiros”, como se as certificações deles fossem tão importante como uma faculdade.

    0

    0
    #89316

    vmosconi
    Participante

    Vc ta no brasil… hj vc vai na Praça da Sé e volta engenheiro.

    Na minha opinião, são termos q sao usados equivocadamente pela cisco. apenas para fins de hierarquia.

    0

    0
    #89317

    Gerson
    Participante

    Me chamem de analista (pois sou mesmo), engenheiro, técnico, especialista, apertador de botão e etc, o que interessa mesmo é o “pagode” no final do mês 😉 hehehehe …

    Abraços.

    0

    0
    #89318

    Gerson
    Participante

    Mas respondendo a pergunta, quem se forma em Engenharia.

    0

    0
    #89319

    drfokker
    Participante

    Duvida ate compreensivel…. foda mesmo e quando tu estuda, se forma, faz pos e mestrado, e um fdp de outra area te chama de tecnico. Ai doi la no fundo.

    0

    0
    #89320

    af.gustavo
    Participante

    como já disseram, isso é mais um problema da falta de regulamentação do nosso mercado… engenheiro é quem é formado em engenharia, mas com as faculdades que se tem hoje, qualquer um se torna engenheiro, basta ter alguns 800 reais por mês… existe algum exame que precisa ser aprovado para conseguir o CREA?? deveria existir, assim que como há para ser advogado e etc…

    0

    0
    #89321

    zekkerj
    Participante

    @vmosconi: "Vc ta no brasil… hj vc vai na Praça da Sé e volta engenheiro."

    Até a hora em que dá merda. Aí vc vai e volta algemado…

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #89322

    Luis Teixeira
    Participante

    No próprio livro do CCNP ROUTE Exam o único termo usado para profissionais de rede é “Network Engineers”.

    É uma questão muito complicada, pois até onde eu sei, engenharia de redes não é regulamentada em nenhum lugar do mundo. Ainda assim é um termo bastante utilizado, inclusive pela Cisco.

    0

    0
    #89323

    Fernando F. Silva
    Participante

    @zekkerj muito boa observação

    E outra, você pode pagar 800 reais por mês em uma faculdade fulera e se formar engenheiro, ae vc engenheiro fuleiro faz um projeto e assina com o seu número registrado no CREA, por algum motivo acontece um acidente devido a uma falha sua no projeto e alguém morre, a PF não estará nenhum pouco preocupada se você fez faculdade fuleira você simplesmente é culpado.

    Mas enfim aqui é Brasil né, se vc é eng fuleiro e tem dinheiro, não acontece nada.

    0

    0
    #89324

    Fernando F. Silva
    Participante

    Respondendo a pergunta, pra min só é engenheiro quem passa nas matérias (aprendendo) Cálculo / Eletromag / Remast
    Estudar pra essas provas é pra deixar qualquer xarope

    0

    0
    #89325

    af.gustavo
    Participante

    @fernando F. Silva

    cara com certeza… e isso serve pra tudo na vida… há muitos caminhos alternativos e mais faceis para chegar a um objetivo, e um dia essa escolha de mais facil e/ou até mesmo trapaça vai te trazer problemas… mas na pratica isso pouco acontece, pelo menos no Brasil é assim…

    0

    0
    #89326

    Fabio
    Participante

    Bom vou contribuir. Sabemos que “Engenheiro de Redes” não existe, pois ainda não vi nenhuma faculdade / universidade ter este curso em sua grade. Temos sim Engenheiro de Telecom, Eletrica, Eletronica, mas em Redes não. Talvez seja errado mas penso que um profissional qualificado em CCIE poderia sim ser chamado de “Engenheiro de Redes ou Network” devido ao seu aprendizado nesta area. Se ele estudou engenharia dai é outra coisa. Agora CCNA / CCDA é prepotencia d+

    Esta é a minha opinião.

    0

    0
    #89327

    KakarOtO
    Participante

    Faculdade já existe de Pós-Graduação na Unicsul em Engenharia de Redes de Computadores, concordo que um CCIE possa ser chamado de Engenheiro de Redes, mas CCNA é exagero por parte da Cisco.

    0

    0
    #89328

    vmosconi
    Participante

    Fato…

    o q poderia acontecer é Egenheiro com enfase em redes… como na PUC existe a faculdade de Eng eletrica com enfase em telecom.

    creio q nao seja errado usar o termo se vc tem uma especialidade. Mas para isso vc tem q ser engenheiro.

    0

    0
    #89329

    Daniel Valente
    Participante

    O fato é: só tem achismo.

    Quem quiser assinar como Engenheiro de Redes pode ficar a vontade ao contrário de enfermeiro assinar como médico, como citado anteriormente. Engenheiro de redes é uma profissão e não formação, pelo menos por enquanto.

    Acredito que seja mais um dos problemas de traduzir tudo, coisa que brasileiro adora, do termo network engineer.

    0

    0
    #89330

    vinicios
    Participante

    Porque então na UnB tem o curso de Engenharia de Redes de Comunicação 😉 ?

    0

    0
    #89331

    Edson
    Participante

    Excelente ponto Vinicios, na UnB tem o curso de Engenharia de Redes (http://www.redes.unb.br), o único que eu já encontrei em instituições no país.

    Outro ponto, não é só a Cisco que generaliza os cargos e certificações, quem não conhece a certificação MCSE (Microsoft Certified Systems Engineer)

    Acho que é daí que surgem essas generalizações, na verdade, acho que no exterior a maioria dos profissionais só vai atrás de certificações depois de estar encaminhado ou concluído a faculdade, daí a prática de associar o termo "Engenheiro" com as certificações.

    Sem sombra de dúvidas, só pessoas formadas em Engenharia deveriam receber esse título, também acho que deveria ter um exame de classe como o da OAB.

    Outro ponto que ocorre muito é de pessoas formadas em Sistemas e Ciências serem chamados de Engenheiros de Software, sendo que apenas Engenheiros da Computação deveriam receber o título.

    Mas…

     

    0

    0
Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 60 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.