↑ Retornar para CCDA

Rota default estatica para Internet

Home Fórum CCDA Rota default estatica para Internet

Este tópico contém 4 respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  Fernando Avelino 8 anos atrás.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46708

    Moonspell
    Participante

    Senhores, estou estudando para o CCDA e me bateu uma duvida ate meio besta. Como nunca mexi com router de borda com Internet, fiquei pensativo…

    Estava lendo uma questão onde a alternativa correta dizia q se temos apenas uma conexão com a Internet a melhor alternativa seria usarmos uma rota estática, ao invés de BGP, OSPF, EIGRP etc.

    Isso realmente eh uma pratica no mercado? Sei q funcionaria normal. Porem, nesse caso, como n seria formada vizinhança pelo fato de eu usar uma rota estática do meu lado apenas, é pratica o provedor apontar uma rota estática da mesma forma do lado dele?

    Meu router de Internet:
    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 IP_do_provedor

    router do ISP:

    ip route 200.200.200.0 255.255.255.0 IP_do_meu_router (200.200.200.0/24 é o range válido que adquiri junto ao provedor)

    valeu

    0

    0
    #93837

    zekkerj
    Participante

    Olá Moonspell,

    Quando você só tem uma saída pra internet, é prática recomendada usar rota estática default.

    Quando a sua conexão é para a internet, do outro lado há um equipamento de outra empresa (o seu provedor). E não se usa protocolo de roteamento interno — IGP — com entidade externa.

    Sobra o BGP, que é um EGP, feito especificamente com esse objetivo; mas o BGP normalmente é usado quando você quer que o mundo saiba que você existe, e que tem uma rede. Quando você só quer ir à internet, basta a conexão estar ativa, e usar um endereço fornecido pelo seu provedor.

    Como o BGP é muito mais complicado de usar, muita gente simplesmente vai usar a rota estática, que é mais rápido de usar.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #93838

    Moonspell
    Participante

    Zekkerj, valeu pela ajuda.

    Entao eh pratica o provedor trabalhar tambem com rota estatica, correto? Em nenhuma hipotese ele aceita IGP?

    Se o ISP usa rota estatica para chegar ate uma empresa, ele vai precisar redistribuir a mesma para q, no minimo, haja rota de retorno. Fora os acessos cuja origem eh a Internet. Ou entao o ISP divulga um range especifico, sumarizando todas as redes de seus clientes, tendo vizinhanca BGP com eles ou soh uma rota estatica mesmo.

    Acredito que no final das contas seja uma questao de necessidade. o BGP te da inumeras possibilidades de configuracao. A rota estatica soh fornece o roteamento, sem nenhuma feature possivel.

    0

    0
    #93839

    zekkerj
    Participante

    @moonspell: "Em nenhuma hipotese ele aceita IGP?"

    Tem uma situação em que o provedor oferece IGP pra você: MPLS L2.

    Note no entanto que normalmente não é o provedor que não aceita IGP, é você que não oferece pra ele. Você tem um monte de rotas internas, não quer que outras pessoas tenham acesso a essas rotas. Da parte dele, provavelmente ele também terá rotas internas, e não vai querer que você fique sabendo dessas rotas.

    @moonspell: "Se o ISP usa rota estatica para chegar ate uma empresa, ele vai precisar redistribuir a mesma para q, no minimo, haja rota de retorno. Fora os acessos cuja origem eh a Internet. Ou entao o ISP divulga um range especifico, sumarizando todas as redes de seus clientes, tendo vizinhanca BGP com eles ou soh uma rota estatica mesmo."

    Veja só, estamos pensando num caso simples, onde você contratou um link simples. Teu provedor te deu alguns endereços junto com esse link, e esses endereços fazem parte da rede dele. E o resto do mundo sabe chegar na rede do seu provedor, não? O resto é fácil.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #93840

    Fernando Avelino
    Participante

    Isso depende muito do cenário.

    Se vc apenas quer conectar seu escritório para acessar a internet, recebendo apenas um IP fixo do seu provedor, uma rota estática basta pois ai o IP é da própria operadora então você não precisa trocar peering pra divulgar seus prefixos , se você tem o mesmo ambiente mas com multiplos gateways pode usar alguma técnica de balanceamento etc, ai ja sai um pouco da esfera de roteamento.

    Agora se você tem algum serviço web e quer divulgar prefixos que você adquiriu direto com a entidade reguladora para que as pessoas acessem seu serviço pela net, ai geralmente você troca peering de BGP com a operadora que irá divulgar seus prefixos na internet, mas mesmo nesse cenário vc pode também pode usar roteamento estático default para que seus usuários acessem a rede.

    basicamente é mais ou menos isso, depende muito do que você vai fazer, existem dezenas de possibilidades diferentes e tecnologias, depende muito do que você vai fazer na internet, se quer só acessar ou prover multiplos serviços.

    0

    0
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.