↑ Retornar para CCIE

Sugestão para esutdos – prova Written CCIE

Home Fórum CCIE Sugestão para esutdos – prova Written CCIE

Este tópico contém 28 respostas, possui 10 vozes e foi atualizado pela última vez por  vcaixeta 5 anos, 8 meses atrás.

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 29 do total)
  • Autor
    Posts
  • #48488

    mtllc22
    Participante

    Pessoal,

    Ano passado fiz as provas de ROUTE e SWITCH do CCNP R&S e estou com a TSHOOT marcada para daqui algumas semanas.

    Depois que eu completar o CCNP estou considerando em partir para o CCIE – talvez por ora, apenas a written, mas dependendo dos rumos que as coisas tomarem na empresa (incentivos, seja com tempo ou $$, etc) pode ser que eu queira fazer o LAB também.

    Mas quero fazer uma coisa de cada vez e o primeiro passo sem dúvida é a prova written.

    Eu vi no site da Cisco que a prova 350-001 só vai valer até Junho. A partir de março já vai dar para agendar a 400-101.

    O que eu queria saber é o que a galera sugere para utilizar como material de estudo considerando que eu não consigo me concentrar muito em leitura. Estudei o CCNP todo com os videos do Jeremy Cioara do CBT Nuggets. Os videos do CCIE dele são antigos e não achei nada a respeito da v5 do CCIE.

    No site da INE também não achei nada… enfim, queria levantar essa discussão e saber como a galera que está no mesmo barco está estudando.

    abraços

    0

    0
    #113143

    thiago.fiorini
    Participante

    Um dos problemas que vi com a estrutura do CCNP atual é que a progressão não segue um processo gradual, como no CCNA R&S -> CCNP (Onde uns 80% da arquitetura cobrada no CCNP já foi vista ao estudar para o CCNA). Os tópicos são bem aprofundados, há a apresentação de vários novos recursos e protocolos, mas o "arroz com feijão" vc aprendeu no CCNA.

     

    O pulo do CCNP pro CCIE envolve assuntos que não foram vistos até então, praticamente te força a estudar tudo do zero, com uma visão diferente, até pq vc acaba revendo muitas coisas, e é abordada a mistura desses conceitos. A galera que conheci que fez o CCNP antigo, onde tiveram de estudar MPLS, QOS, por exemplo, disseram que o CCIEv4 written apenas cobra o que já haviam estudado para provas anteriores. Claro, com um nível de dificuldade mais intenso.

    Acredito que mesmo com a nova prova, essa situação ainda se mantém.

    Ano passado teve a promoção de Black Friday, adquiri os seguintes livros:

     

    Order Details

    Internet Routing Architectures, 2nd Edition, 9781578702336, Quantity: 1

    Routing TCP/IP, Volume 1, 2nd Edition, 9781587052026, Quantity: 1

    IPv6 Fundamentals: A Straightforward Approach to Understanding IPv6, 9781587143137, Quantity: 1

    Routing TCP/IP, Volume II CCIE Professional Development, 9781578700899, Quantity: 1

    CCIE Routing and Switching Certification Guide, 4th Edition, 9781587059803, Quantity: 1

    Troubleshooting IP Routing Protocols CCIE Professional Development Series paperback, 9781587143724, Quantity: 1

     

    Também tenho bastante coisa em Pdf, mas acho que para o Written (tanto v4 como v5) esses são suficientes..

    O pessoal que já passou  vai poder ajudar  mais  =D

    Abs

    0

    0
    #113144

    rgentil
    Participante

    mtlc22,

    Eu fiz o escrito e estou para fazer o lab. Uma dica que te dou eh:

    Nao faca o escrito se nao pretende fazer o lab. o exame escrito nao vale nada se vc nao passar no lab. Voce nao sera CCIE tendo somente o written.

    O material v5 do INE ainda nao saiu,eles estao fazendo o release do material e pretendem lancar praticamente junto com a cisco, vai demorar eu acho, se vc acompanhar o blog ieoc.com vc vera que nao saiu, porem la tem muita informacao e conteudo do CCIE atual.
    Outra coisa, praticamente todos os topicos do LAB sao os mesmo, protocolos de roteamento, switching, algumas coisas somente que retiraram do CCIE atual e algumas coisas vao ser adicionadas no CCIEv5 como DMVPN, VPNIPsec, como voce esta iniciando os estudos ainda, vc pode comecar tranquilo os estudos e ate fazer o escrito a nova versao estara quase la e vc so estuda os topicos que serao adicionados.
    Outra dica, imprima o blueprint no site da cisco ,e estude baseado no blueprint, e vai fazendo checlist conforme for passando os topicos.

    Eu tinha praticamente uns 15 livros da cisco que eu comprei para estudar para o CCIE escrito, onde la tem detalhes de cabecalho de pacote e td mais, coisa q vc nao vai ver em videos. Tinha um livro praticamente de cada assunto…ex: BGP D&S, QOS, Multicast, etc…

    Se voce quiser videos, voce consegue a videos do INE da versao atual, q como falei maioria do assunto ainda sera cobrado no exame novo, ou seja, vale a pena estudar de qualquer jeito….

    Bom acho que eh isso, qualquer coisa da um toque..

    Boa sorte nos estudos….tenha mta paciencia pois CCIE eh mta paciencia e forca de vontade mesmo, nao eh em 4,5 meses que vc conseguira fazer o escrito e lab e ter a certificacao……..

    eh isso

    HTH
    Renato Gentil

    0

    0
    #113145

    mtllc22
    Participante

    Renato e Thiago, obrigado pelas dicas. Pelo visto a minha impressão de que o assunto ainda está um pouco “cru” é válida. Vou analisar os blueprints com mais cuidado e rever o post aqui do blog que falava sobre as principais mudanças;
    Vou pensar em começar a estudar pela INE ou até pelo CBT Nuggets então e ir acompanhando e evolução do tema nos foruns e blogs.

    Eu não queria entrar no mérito de se vale a pena apenas fazer a written do CCIE, mas a minha opinião é que, sim vale. Eu trabalho na área há 12 anos e até ano passado eu só tinha um CCNA expirado. Sempre consegui me recolocar quando necessário usando a minha experiência, idiomas e referências provando que de fato eu detinha o conhecimento e me sinto valorizado em termos de salário (até comprando com colegas com o mesmo tempo de experiência, inclusive alguns CCIEs)… No estágio em que eu estou, eu acho díficil o CCIE completo me trazer algum ganho no curto/médio prazo.
    Obviamente, que existem casos específicos em que uma empresa PRECISA ter um CCIE, por causa de contrato, edital, etc… E nesse caso a minha estratégia seria dizer que estou disponível para correr atrás e me certificar o mais breve possível. Isso pode fechar portas? Sim, claro, mas eu acho que na minha situação atual todo o tempo necessário para conseguir passar no LAB não seria justificavel.
    No meu emprego atual o ganho seria NULO. Há boas chances de crescimento, mas certamente tirar o CCIE não vai ajudar – já o conhecimento ganho estudando para a prova written, sim (o que não significa que durante os estudos eu vou focar apenas na teoria e não simular nada, por exemplo).
    E aí com a written feita, fica a carta na manga para fazer o LAB caso necessário… e se por um acaso do destino a empresa em que eu trabalho julgar necessário que eu me torne CCIE (e por consequencia prover algum incentivo) aí eu também iria em frente.

    Abraços e obrigado novamente pelas dicas!

    0

    0
    #113146

    rgentil
    Participante

    Mtllc22,…

    Se vc tem esse objetivo do CCIE comece firme e nao desista o negocio eh bem legal e vc com ctza aprendera demaiss…….
    Em relacao a experiencia tambem acho relativo…as vezes a pessoa tem mta experiencia e nao eh ligada a certificacao, isso nao faz com que ela nao “manje” de redes…….
    Se quiser trocar umas infos me avisa, eh sempre bom trocar informacao sobre os assuntos do CCIE…..tecnicos e praticos……

    de qualquer forma boa sorte nos estudos!!

    0

    0
    #113147

    zekkerj
    Participante

    Mtllc22, eu tenho exatamente a mesma situação que vc. Perspectiva de ganho zero com o CCIE no momento.

    Sinto pelas suas palavras que vc já se decidiu, então cai dentro. Eu vou continuar na minha por enquanto.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #113148

    rgentil
    Participante

    eu entendo o lado de voces…mas penso de outra forma……CCIE nao eh para ganho da empresa e sim ganho pessoal…conhecimento q se ganha durante o periodo de estudos mas vontade de nao desistir de um objetivo….

    0

    0
    #113149

    mtllc22
    Participante

    Valeu galera… ainda aguardo mais sugestões de estudos e com certeza vamos trocando informação ao longo da jornada!

    Zekkerj, sim – você entende o que eu digo então. Talvez, se há 10 anos atrás, eu tivesse tido outra mentalidade e vergonha na cara para correr atrás na certificação, eu teria pego algum atalho no caminho… Mas agora me parece que já é meio “tarde”. Para mim o CCIE completo seria mais algo de ego, para marcar na história que um dia eu “sabia das coisas” 🙂

    Abraços

    0

    0
    #113150

    Flyner Portugal
    Participante

    @zekkerj e @mtllc22

    Rapaz,

    E leio você escrever isso no forum a pelo menos uns 2 anos.
    Sobre essa postura de ter ou não perspectiva de ganho no momento. E como das outras vezes vou me opor.
    Cara do jeito que você fala, é como você estivesse obrigado a continuar na empresa que está, e outra, é como se tudo que você vai aprender estudando para o CCIE fosse roubar de você o conhecimento e entregar para empresa e ela guardasse o conhecimento para ela.
    Quando na verdade existe todo um horizonte lá fora, quando na verdade o conhecimento e o título não serào para empresa mas sim para você.
    Se hipoteticamente falando seja necessário 500 horas de estudo para passar no Lab, se você começou a 200 horas atrás só faltam 300.
    Ou você pode começar agora e daqui uma hora só faltar 499.
    Cara… cada um no seu quadrado… cada um com sua vida….
    Mas sinceramente dizer que não há perspectiva, pra mim, quer dizer que você não quer se movimentar.
    Sem ofensas, just my 5 cents!

    @mtllc22
    Cara na verdade nào existe material de estudo para o Written e Material de estudo para LAB.

    O que eu acredito que existe é o conteúdo do CCIE, um testa sua teoria e outro testa sua prática de lab.

    Vale sempre lembrar que CCIE Written nao é uma certificação. É como o excame de Legislação pra tirar CNH

    0

    0
    #113151

    Flyner Portugal
    Participante

    @mtllc22

    Vc tem quantos anos cara?

    0

    0
    #113152

    mtllc22
    Participante

    32…

    e concordo com o seu ponto de vista… mas é que “movimentar” não quer dizer necessariamente tirar CCIE (ou certificações em geral), no meu ver.
    nos últimos tempos tive que aprender Nexus – na prática, tirar o CCNA DC seria mais útil, entende?

    o fato de não ir atrás do CCIE, não quer dizer que estou acomodado e parado – e o mesmo vale para quem está há um bom tempo na mesma empresa e não busca recolocação.
    lógico que existem exceções – eu vejo muita gente sentada em cima de um emprego, com um bom salário e completamente parado em termos de atualização – ai cedo ou tarde, rola um facão e o cara tem dificuldades em se recolocar – isso eu tb sou contra.

    o lance é que talvez meu “next step” seja algo mais voltado para gerenciamento de projetos ou pessoas… e por isso sigo firme acreditando que fazendo o CCIE written pode me trazer um ganho de conhecimento legal e é um bom “custo benefício” pra mim uma vez que o tempo de estudo necessário não vai ser tão alto quanto o do LAB.

    e de maneira nenhuma digo que não vale a pena tirar o CCIE. pelo contrário – as vezes me pergunto onde eu estava com a cabeça há 10 anos atrás que não coloquei a bunda na cadeira e começei a estudar – mas eis que as coisas foram caminhando e dando certo e agora para mim o CCIE completo seria mais um trofeu do que algo benéfico para a carreira.

    abraços

    0

    0
    #113153

    rgentil
    Participante

    mtllc22
    “Para mim o CCIE completo seria mais algo de ego”……. cara como o flyner disse…written nao eh certificacao….se for pensar que CCIE completo seria apenas algo para ego, compensa mais pega todo o materila de estudos…estudar td como se fosse fazer a prova, porem nao faz nenhuma prova, economiza grana…hehehe…e o conhecimento sera o mesmo vc tera estudado da mesma forma…..e detalhe, a prova teoria para a prova pratica tem um gap mtoooo grande….nem sempre quem tem o escrito esta preparado para o lab ou esta com o conhecimento de para ser um CCIE…..

    enfim sao meus pensamentos apenas tambem…

    0

    0
    #113154

    mtllc22
    Participante

    Sim – inclusive eu considerei a possibilidade de estudar e nem fazer a prova (assim como fiz para parte do conteúdo CCNA DC).
    Mas a empresa pagaria (acho que são 350 doletas né?) e por isso considero fazer.

    O LAB eles já não pagariam pq excede um limite “virtual” de budget, então como eles não me dariam incentivo financeiro e eu não conseguiria justificar tomar algumas horas do dia para estudar (no caso do CCNA DC eu consegui e inclusive consegui budget para comprar material) ai eu desanimo, saca?

    e acho natural a galera ter opiniões diferentes, afinal cada um está em uma fase da carreira, uma situação financeira, situação familiar, etc… é normal e acho que não existe verdade absoluta nesse caso.

    abracos

    0

    0
    #113155

    zekkerj
    Participante

    @flyner: "é como você estivesse obrigado a continuar na empresa que está"

    Não sou obrigado, só estaria andando pra trás, em termos financeiros. E enquanto o mtllc22 tem 32, eu tenho 44… mas eu ainda tenho a perspectiva de tirar o CCIE sim. O momento vai chegar.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #113156

    Flyner Portugal
    Participante

    @mtllc22

    Po cara… eu tenho 31.

    Não tem jeito, isso ai é igual religião, time de futebol e política. Cada um tem seu prisma pessoal.

    Eu tenho 31 anos e acho que só estou começando. Acho que consigo ganhar muita grana ainda como técnico, acho que consigo aprender muito como técnico ainda.

    E como sou da área de networking, acredito sim que o CCIE é um next step.

    Ex:
    Isso seria um next step pra mim. Flyner
    http://www.linkedin.com/jobs2/view/11682623?trk=feed-cmpy-fol-jobt&goback=%2Ebzo_*1_*1_*1_*1_*1_*1_*1_2482243

    @zekkerj
    Man, rlx, te respeito, e entendo. Só discordo.
    Cada um cada um, cada um, uma vida e uma situação diferente.
    Eu consigo pensar diferente porque não vivo sua vida e nem sua realiade. Mas da sua perspectiva, com certeza é diferente!

    0

    0
    #113157

    Fernando Avelino
    Participante

    O pessoal aqui no Brasil encana muito com esse lance de idade, la fora é MUITO comum vc ver CCIE "tiozinho" aqui o mercado acha que vc tem que ser mega especialista com 26 anos, la fora vc precia ter no mínimo 10-15 anos de experiencia com algo pra ser analista Senior.

    0

    0
    #113158

    mtllc22
    Participante

    Concordo 100% Fernando Avelino.

    Meus peers de time nos EUA e Canada tem tudo 40+, incluindo um avô de 58 🙂

    Aqui parece que se o cara chega perto dos 40 e não transicionou para uma carreira de liderança, o cara é um “loser”. Eu acho isso horrível.

    0

    0
    #113159

    Flyner Portugal
    Participante

    Endosando o que o Fernando falou.

    Olha a face desses caras e me diz se eles são novinhos

    http://www.youtube.com/watch?v=ilZGFrRyR5k

    http://www.youtube.com/watch?v=hUa38Oq2SMI

    Nem precisa ver o video, adianta e ver a cara dos caras.

    0

    0
    #113160

    rgentil
    Participante

    Eu concordo com o fernando falou…
    No meu emprego tem uns 5,6 CCIEs, todos tem mais de 35 ( um chute, nao sei a idade certa deles)….e seus la 20 anos de carreira vamos supor….

    0

    0
    #113161

    zekkerj
    Participante

    @mtllc22: "Aqui parece que se o cara chega perto dos 40 e não transicionou para uma carreira de liderança, o cara é um "loser". Eu acho isso horrível."

    Ou então que se não virar empresário, não conseguiu nada na vida… cansei de ver gente que é um técnico de mão cheia, mas um péssimo administrador. Nem por isso mau profissional, mas acaba desvalorizado por isso…

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #113162

    thiago.mello
    Participante

    Também pretendo entrar nesta luta para obter o CCIE RnS logo mais. Antes disto vou fazer a prova de ARCH e pegar o CCDP.
    Acho que vou esperar um pouco para pegar o material atualizado do INE, acredito que a empresa que trabalho irá bancar.

    Com relação a idade, o mercado de trabalho em si é cruel com relação a trabalhadores com idade mais avançada. Mas pelo que vi aqui a galera ta nova ainda, tirando o zekkrj… kkkkkkkk….brincadeira!!! Eu to com 29 anos e trabalho na área desde os 18 anos.

    Acham que o conjunto de workbooks do INE é suficiente para passar na written e lab?

    Podemos ir trocando figuras!!! abs

    0

    0
    #113163

    Flyner Portugal
    Participante

    @thiago

    Suficiente pode ser que não seja, porque cada pessoa aprende de jeito diferente.

    Mas eu acredito que o material deles é o melhor do mercado

    0

    0
    #113164

    rgentil
    Participante

    Thiago,

    Workbook para o written nao existe..voce tera que ler os livros mesmo….tem os videos do INE voltado para o exame escrito, mas nao eh tao detalhado quanto nos livros.
    Em relacao ao videos para o LAB , sao otimos, mas eles focam nos pontos principais da prova, roteamento e switching, um pouco de security e qos, ou seja, vc tera que buscar no workbook e site que eles mesmo sugerem no workbook para informacoes adicionais pois somente nos livros vc nao vai encontrar.
    O lab eh tenso (estive la hahaha )…vc nao tem tempo para pensar, as coisas tem q estar na cabeca rapido, assim q vc ler a questao vc ja deve saber qual a melhor solucao e ainda pegar uns gaps de configuracao que a cisco deixa no meio da prova…….o material do INE aborda mta, mas muita coisa da prova…eh perfeito, algumas topologias e exercicios sao ate mais dificil que a prova de resolver…….porem vc esta sem a pressao do tempo, sem a pressao de estar fazendo a prova ja e bla bla bla…td conta…
    Enfim, o material do INE acredito que aborda 90% da prova, os outros 10% vc tem que dar uma pesquisada a fundo no site da cisco, internet, livros…rfcs………

    0

    0
    #113165

    Wanderson
    Participante

    Tópico massa! Muita informação boa rolando.

    @rgentil, quanto tempo você separou para se preparar para o exame escrito e quais livros você usou?
    @flyner, você também está caminhado para ccie, vi você no ine. Como esta sendo sua agenda de estudos e materiais?

    0

    0
    #113166

    Fernando Avelino
    Participante

    Pessoal eu também tive esse choque quando comecei a trabalhar em empresa multinacional e

    ter contato com pessoal de fora, comecei ver que todos os especialistas tinham idade na faixa de 40-50 anos…. conversando com esse pessoal, me falaram que nos EUA/Europa e Canada, as empresas NÃO empregam ninguém com menos de 30 anos como Analista Senior, la esse lance de Senior é levado a sério, diferente daqui que voce ve um monte de "Analista Sr" de 22 anos, mas ganhando 3mil… la o salario do Sr é um salário decente (+ de US$125k/ano) pq o sujeito tem 10,15…20 anos na área… acho que aqui no Brasil é diferente pq a área de Redes é relativamente "nova", a maioria dos profissionais entrou no mercado quando ele bombou de 2002 pra ca… antes disso era meia dúzia de de empresas e poucas centenas de pessoas que trabalhavam com telecom, redes era algo bem amador (só sair conectando um monte de cabo coaxial cascateado)… as redes eram todas locais, lembro que em 1999 eu trabalhei num dos maiores hospitais de São Paulo e só 1 computador da empresa inteira tinha internet discada, o resto era só rede local novell, windows 95/3.11 e um sistema que rodava em DOS kkk

    0

    0
Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 29 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.