↑ Retornar para CCENT

Tirando o CCNA sou CCENT tambem?

Home Fórum CCENT Tirando o CCNA sou CCENT tambem?

Este tópico contém respostas, possui 11 vozes e foi atualizado pela última vez por  Fernando Avelino 10 anos, 2 meses atrás.

Visualizando 18 posts - 1 até 18 (de 18 do total)
  • Autor
    Posts
  • #43235

    Marcelo Melo
    Participante

    Ola, se eu for direto para o CCNA fazendo apenas uma prova (640-802) e passando eu me torno CCENT também ou sou apenas CCNA?

    Aproveitando também CCENT vale por 3 anos como o CCNA?

    0

    0
    #60701

    Érik
    Participante

    Marcelo…recomendo q vc leia esse link no proprio site da cisco:

    http://cisco.com/web/learning/le3/le2/le45/learning_certification_level_home.html

    Para vc se tornar CCENT vc precisa apenas uma prova (640-822).

    Para vc se tornar CCNA vc precisa de 2 provas a 640-822 e a 640-816 ou entao vc pode fazer apenas uma unica prova a 640-802.

    Observe q na piramide da Cisco o CCENT (Cisco Certified Entry Networking Technician) é uma certificação Entry-Level e está abaixo da CCNA q eh um nivel acima.

    Abs.

    0

    0
    #60702

    Marcelo, é uma boa pergunta… mas em teoria, acredito que não. A não ser que vc escolha o caminho dos 2 exames. Se fizer apenas o 640-802, vc será CCNA e não será CCENT, creio. Agora, para que ser CCENT se ser CCNA é muito mais que CCENT?

    Abs!

    Marco.

    0

    0
    #60703

    Marcelo Melo
    Participante

    Bem Marco minha pergunta foi mais por curiosidade.

    0

    0
    #60704

    Fernando Avelino
    Participante

    Se já é CCNA pra que CCENT? pra provar que você sabe fazer calculo de subnet , ativar interfaces e configurar banner no router?? creio que é uma certificação totalmente sem sentido. O CCNA já creio ser uma certificação relativamente "básica" para o que o mercado pede atualmente, quanto mais "CCENT"

    0

    0
    #60705

    rpgabriel
    Participante

    Eu tenho a opiniao pessoal de que o CCENT eh um primeiro passo, mais suave, do que ir diretamente para o CCNA.

    Eu, que trabalho horas longas no comercio e pouco tempo tenho pra estudar estou achando que vou fazer as duas provas, pois assim meu estudo pode ser mais suave (embora vah me custar um pouco mais de tempo para alcancar o objetivo primario do CCNA).

    Abracos!

    Rony Fagundes

    0

    0
    #60706

    claytonreis
    Participante

    Talvez o CCENT seja uma boa opção para aqueles ainda tem uma certa dificuldade com o conteudo do CCNA, e não dispõe de tempo pra estudar, é um bom começo só não pode pensar em parar por ai.
    Abs!

    0

    0
    #60707

    Fernando Avelino
    Participante

    Acho que tem certificações que não valem a pena fazer, na faculdade fiz o curso do IT Essentials da Cisco, pois era obrigado, ganhei o Voucher pra tirar aquela certificação A+ de hardware, porém pra mim é uma certificação que não tem valor no mercado (não como um Network+ ou Security+), então nem vou perder tempo em realizar a prova, pois eu havia feito curso de hardware em 1999 quando eu tinha 15 anos, então vejo que é o mesmo caso do CCENT, é uma certificação sem mercado e sem valor na minha opinião.

    0

    0
    #60708

    L.C.F.N
    Participante

    As certificações da CompTIA realmente não são valorizadas aqui no Brasil, porém nos Estados Unidos sim, conforme post de um colega a muito tempo atrás aqui no Blog.

    Pra falar que não, já vi uma vaga no Apinfo a um tempo que exigia a de Security+ mas essa foi a única que vi.

    0

    0
    #60709

    shadow9005
    Participante

    Se eu soubesse que tinha a CCENT em 2003 teria feito esta (como início, para um melhor aproveitamento no CCNA), imaginem só a facul que eu cursava era de Analista de sistemas porém, nunca tinha ouvido falar de camada OSI, e logo no 2 ou 3 capitulo do netacademy 2.1 era este capitulo (camada OSI), lembro-me que minha nota foi 65. Achei complicado dominar tudo aquilo em poucos dias para fazer a prova. Hoje em dia tudo bem, já domino bem mais do que antes.

    A questão não é que a certificação CCENT é menos visivel, a questão é vc se preparar um pouco mais antes de cursar o CCNA e ter um melhor aproveitamento neste. Como citei acima se tivesse cursado o CCENT acredito que teria aproveitado muito mais o CCNA, já que eu era totalmente leigo na área de redes,quem tem conhecimento é mais válido ir para o CCNA mas, pra quem não tem aí já complica um pouco.

    É melhor passar por uma etapa a mais pra ter muito mais conhecimento do que ficar com dúvidas em questões básicas.

    L.C.F.N,
    Sim, o Security+ e bastante visado e pra quem quer seguir na área de Segurança chama bastante atenção, mesmo que a vaga não esteja solicitando esta certificação, mesmo assim ainda é muito válido tê-la

    0

    0
    #60710

    Fernando Avelino
    Participante

    O principal problema que vejo é que para a maioria das vagas de TI que vemos por ai até o nível de conhecimento do CCNA já está "defasado" e é considerado "básico", pois a maioria das vagas pede que o profissional tenha conhecimentos em QOS, MPLS, BGP, OSPF Multi-area etc. e muitos outros conceitos mais avançados que não abrangem os treinamentos nem a prova do CCNA, então se o CCNA já é meio "básico", creio que esse CCENT na prática não tem validade nenhuma, pois conhecimento do modelo de referência OSI , TCP/IP e endereçamento de rede, são requisitos tão básicos na área de redes quanto saber algebra da 5º série para um engenheiro. 

    Esse é meu ponto de vista.

    L.C.F.N.

    Realmente, são certificações pouco valorizadas, embora sejam interessantes, mas as empresas aparentemente não se improtam muito com isso.

     

    abs,

    Fernando

    0

    0
    #60711

    claytonreis
    Participante

    Fernando, talvez essa certificação não tenha validade nenhuma para o mercado de trabalho, mas como o shadow mencionou serve como base para entrar no CCNA com um certo conhecimento em redes.

    Muitos como eu entram no CCNA sem o mínimo de conhecimentos em redes, e o CCENT na minha opnião serve como porta de entrada.

    ABs

    0

    0
    #60712

    Fernando Avelino
    Participante

    Claytonreis,

    Concordo plenamente que existem pessoas que entram no curso do Netacademy, principalmente incentivados por amigos achando que vão ganhar rios de dinheiro quando passarem no exame, sem a mínima noção de redes, eu mesmo quando fiz Netacademy, me deparei com algumas pessoas assim na minha sala (ainda mais porque o curso era gratuíto), que acabaram desistindo após poucas aulas, porém o CCENT não é um introdutório ao CCNA, ele é parte do currículo CCNA pois é cobrado noexame, para pessoas que não tem noção nenhuma de redes, a Cisco criou um treinamento que é considerado um "Pré-CCNA" pra quem não tem noção nenhuma de redes que é o IT ESSENTIALS, onde você aprende desde o básico básico de hardware, até alguma boa noção de redes básica, impressoras, comandos como Ipconfig, ping etc.

    Eu acho que certificações são válidas quando tem validade perante o mercado de trabalho, porém se ela não tem valor, não vejo necessidade de passar numa prova que não serve pra provar nada de útil.

    Abs.,

    0

    0
    #60713

    Fabio Ribeiro
    Participante

    Fernando,

    estou me preparando a algum tempo para fazer o CCNA, mas no meio do caminho comecei a me questionar se no meu caso, por motivos meramente financeiros não seria mais vantajoso fazer as 2 provas para obter o CCNA, já que o valor total de $250,00 para um único exame pesa um pouco no bolso.
    Venho acompanhando a opinião de cada um do pessoal do blog e realmente só vejo diferença no que diz respeito ao valor de cada prova e a quantidade de questões, já que com duas provas, o número de questões serão maiores do que em uma.
    Acredito que todos que fazem a primeira prova CCENT não param nela, e sim fazem a segunda prova para “tirar” o CCNA, que é o objetivo.
    Eu não sei se você já atua na área, mas eu falo pela minha experiência, porque eu trabalho na área de redes em uma grande multinacional de TI aqui em Hortolândia e tenho contato com CCNPs e CCIEs e nenhum deles acham que o CCNA está defasado para o mercado…pelo contrário eles incentivam a não parar e que o CCNA é muito bem visto pelas Empresas.
    Seria mesmo a opção de cada um….porque fazendo uma única prova (CCNA) ou fazendo duas (CCENT) será um CCNA do mesmo jeito ,com o mesmo valor no mercado

    Abraços.

    0

    0
    #60714

    Fernando Avelino
    Participante

    Fabio,

    Também trabalho na área de redes em uma empresa multinacional, e com certeza o CCNA é útil e abre portas, tanto que eu estudei pra consegui-lo, jamais tiraria uam certificação que considero inútil, porém o que eu disse é que o que o CCNA abrange atualmente é já é o básico, portanto seria inútil tirar essa certificação anterior.

    0

    0
    #60715

    vicentepereiracorrea
    Participante

    Certificações são sempre válidas para o mercado de trabalho. No Brasil o que vale é um diploma. Quanto mais diplomas você tiver é melhor…

    0

    0
    #60716

    Benjamim Gois
    Participante

    Concordo plenamente com o Fernando, para quem quer trabalhar ou pretende trabalhar na área de redes, o CCNA ja é uma certificação extremamente básica, se você tiver um conhecimento inferior aquele de um CCNA você difícilmente conseguirá fazer alguma coisa. Convenhamos, qualquer técnico de informática sabe configurar rede 192.168.0.0 /24 e compartilhar pastas no Samba. O CCNA ja é obrigatório na minha opinião, fazer um CCENT pra mim é perda de tempo e dinheiro. Acho que o melhor a fazer é antes de iniciar o CCNA, ler alguns tutoriais de TCP/IP básicos na net, que ja deve ser o suficiênte.

    Vicente eu ja discordo da sua opinião, acho que o mercado não está muito interessado só no seu diploma, ele está mais interessado numa formação equilibrada, primeiramente na sua experiência, depois disso:  curso superior + certificações + idiomas.

    0

    0
    #60717

    Fernando Avelino
    Participante

    realmente, acho que certificações tem que se algo que vc vai conquistando de acordo com suas experiencias, asim vc vai ter um curriculo equilibrado, como o benjamim falou, não adianta só teoria. Lembrando que se certificar por conta própria, sem um empregado te ajudando no custo da provas etc. é algo caro, que leva muito tempo e dinheiro, então é preciso saber se realmente vale o investimento

    0

    0
Visualizando 18 posts - 1 até 18 (de 18 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.