↑ Retornar para Desafios

VLAN

Home Fórum Desafios VLAN

Este tópico contém respostas, possui 6 vozes e foi atualizado pela última vez por  vmosconi 8 anos atrás.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45811

    Thiago Gracino
    Participante

    Conforme a imagem, a resposta diz que se a Fast Ethernet 0/0 do Router1 estiver down, o hostA não pode acessar p Server1, até ai tudo bem, mas acredito que a questão abaixo também esteja certa. Diz que, se a Fast Ethernet 0/1do Switch3 estiver down o HostC não poderia acessar o server 2. Como o HostC acessaria o Server 2 tendo a Fa 0/3 do Sw3 down e a Fa 0/3 do Sw2 Blocked?

    0

    0
    #83230

    schwar
    Participante

    Thiago, na figura nao mostra fa 0/1 e sim fa 0/0.1 sera q n poderia ser por isso q essa alternativa esta errada ??

    como é uma interface virtual, ela esta vinculada a fa 0/0 , logo a fa 0/1 (caso seje a ponta pra nuvem) ficando down, nao ira interferir.

    0

    0
    #83231

    Thiago Gracino
    Participante

    Não schwar, estou dizendo a ultima questão da linha a opção F. Quanto ao Fa 0/0.1 é interface virtual da Vlan 1, mas como que o HostC vai acessar o Server 2 sendo que a Fa0/1 dos Sw3 esta down e a Fa0/3 do Switch2 esta Blocked? Ao meu ver o Host B e o Host C não conseguem se comunicar com ninguém a não ser entre eles. Como que eles conseguem comunicação ai? É isso que não estou entendendo.

    0

    0
    #83232

    schwar
    Participante

    Opa, me atrapalhei, desculpa.

     

    hmmm… so s o STP iniciasse a f0/3 do sw 2.

    0

    0
    #83233

    zekkerj
    Participante

    @thiago Gracino: "Como o HostC acessaria o Server 2 tendo a Fa 0/3 do Sw3 down e a Fa 0/3 do Sw2 Blocked?"

    A interface Fa0/3 do Switch2 está bloqueada pois ela está recebendo BPDUs vindas de Switch3 (que é o switch designado desse segmento), dando conta de um caminho para o root bridge, mas Switch2 tem um caminho melhor para o root. Isso significa que muito provavelmente o Switch1 é o root bridge.

    Quando a interface Fa0/1 do Switch3 é desativada, há duas possibilidades.

    Se o root bridge for o Switch1, o Switch3 vai perder o caminho para o root bridge, o que significa que ele parar de re-enviar as BPDUs pela outra interface. Assim, depois de 20s (MAX_AGE_TIMER), a interface Fa0/3 de Switch2 vai sair do estado BLOCK e começar a avançar até o estado FORWARDING.

    Já se o root bridge for o Switch3 (improvável mas não impossível), quem vai perder o caminho para o root bridge será o Switch1. Então é ele que vai parar de reenviar as BPDUs para o Switch2. Assim, depois de 20s (novamente, MAX_AGE_TIMER), Switch2 vai esquecer que tinha um caminho para o root passando pelo Switch1. Assim, o melhor — e único — caminho que ele tem para o root passa a ser pelo Switch3, ou seja, a porta também será desbloqueada.

     

    A função do STP é exatamente essa:

    – perceber que há um loop na rede (quando ele recebe BPDUs vindas do root bridge por duas portas, indicando que há dois caminhos para o root);

    – quebrar o loop (desativando o pior dos dois caminhos); e

    – reativar o caminho sub-ótimo quando percebe que o caminho principal ficou indisponível.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #83234

    Aldrin
    Participante

    Só para reforçar algo que já salientamos anteriormente quanto ao título de novos tópicos.

    O título do tópico é o primeiro contato com os participantes do fórum, então evite títulos como "ENDEREÇO IP", "VLAN", "ROTEAMENTO", "AJUDA", "DÚVIDA". Seja mais específico, dessa forma nos ajuda a criar um banco de referência útil, pois a sua dúvida hoje pode ser a minha dúvida amanhã, mas se o título for genérico o tópico se tornará inútil depois que for resolvido, logo que ninguém vai pesquisar suas dúvidas em tópicos cujo conteúdo seja desconhecido.

    Boa sorte 🙂

    0

    0
    #83235

    Amandio Queiroz
    Participante

    Thiago, pela topologia da para entender que o sw1 é o swraiz. Se a porta fa0/1 estiver down no sw3(possivel problema no cabo, o conector saiu da porta do sw), que dizer que não a conexão, então a porta fa0/3 seria a porta raiz e no sw2 a porta fa0/3 seria porta desginada, dando ao hostC acesso ao servidor 2.

    0

    0
    #83236

    vmosconi
    Participante

    Desenterrou hein?

    Pá de ouro

    0

    0
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.