↑ Retornar para OFF Topic

Windows 2008/2012 acessando Storage IBM DS4700 via Fiber-Channel

Home Fórum OFF Topic Windows 2008/2012 acessando Storage IBM DS4700 via Fiber-Channel

Este tópico contém 5 respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  jonas 6 anos, 10 meses atrás.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor

zekkerj
    Participante

Olá galera,

Nós temos um storage IBM DS4700 aqui, e temos vários acessos mapeados nele para servidores Linux Suse SLES 10. Só que agora estamos precisando mapear algumas unidades lógicas para servidores Windows 2008/2012 e a coisa está patinando.

Algum de vocês que já tenha feito isso (ou coisa parecida) pode me dar uma luz?

Eu agradeço imensamente.

0

0

-----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

araujoh2
    Participante

Olá Zekkerj.
    Não sei em que pé você está, mas, partindo do pressuposto que a HBA já está instalada e as fibras conectadas, os passos são:

Criar o zoning no switch FC (equivalente a Vlans no ethernet)
    Após a criação do zoning o host deve ser visto pelo storage
    Daí você cadastra o host no storage fornecendo o seu WWN (equivalente ao mac address no ethernet)
    Cria os volumes e permite o host para acessa-los
    Da um rescan no gerenciador de disco do windows
    Abraços
    !

0

0

zekkerj
    Participante

Então… o storage já funciona, já temos vários arrays e unidades lógicas em uso (aliás, em produção), mas nenhum deles até era usado em Windows.

O zoning foi criado, após isso os WWN foram vistos no storage, cadastrados e liberados pra acessar as unidades lógicas desejadas.

As máquinas Windows até enxergam as unidades e conseguem escrever nelas, mas… leeeeeeeeennnnnntooooooooooooo… ontem eu coloquei pra formatar um HD por volta das 4 da tarde, às seis horas não tinha saído de 1%.

Eu sei que tem a ver com as configurações usadas, e/ou com o uso de MPIO. Eu estou atrás dessas informações, pq quando chega nesse nível de detalhe as informações ficam raras.

0

0

jonas
    Participante

@zekkerj, tentou achar um drive do tipo MPIO do proprio storage IBM para win 2008 e 2012.
    Talvez o driver MPIO do Windows não esteja funcionando corretamente…

0

0

zekkerj
    Participante

Era uma das coisas em que eu estava pensando… a dúvida que eu estava, no entanto, era se deveria procurar o driver da Emulex (fabricante da placa HBA), da HP (fabricante do servidor), da Cisco (fabricante do switch) ou da IBM (fabricante do storage). A documentação sobre isso (adivinhem!!!) é mínima, tudo que eu encontro são referências de que o Windows 2008 funciona com DSM da própria M$.

0

0

jonas
    Participante

@zekkerj … vou de fabricante do servidor – HP

0

0
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.