Moonspell

Respostas no Fórum

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 664 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Eng. de Telecom, Tecnologo em Telecom ou Tecnologo em Redes? #65773

    Moonspell
    Participante

    Fiz telecom na FUMEC, qdo ainda tinha esse curso. Aproveitei pouquíssimas matérias desde que ingressei no mercado de trabalho mesmo. Sempre trabalhei com redes, telefonia, segurança, etc… Vc estudará telefonia celular/fixa, satélite, rádio/TV, elétrica, etc…Uma vez trabalhando com redes, essas matérias pouco lhe interessarão.

    Em relação à atualização dos cursos, esse é um problema geral na áreas de exatas. Não é restrito à engenharia.

    Vale lembrar que estamos caminhando para SDN e NVF, o que demanda bons conhecimentos de desenvolvimento. Em alguns lugares isso já é realidade. Em telecom dificilmente vc verá isso.

    Outro ponto importante: concursos. Eng de telecom é muito pouco aceito em concursos públicos. Vc não se encaixa em elétrica nem computação.

    em resposta a: Eng. de Telecom, Tecnologo em Telecom ou Tecnologo em Redes? #65767

    Moonspell
    Participante

    Me formei em eng de telecom em BH. Por experiência própria, sugiro que vc faça ciências/engenharia da computação, caso vc se interesse por outras áreas de tecnologia.
    Ao longo da minha carreira utilizei muito pouco o que aprendi no curso. Ele enfoca diversas áreas distintas, altamente especializadas. Uma vez iniciado em uma área específica, dificilmente vc migrará para outra. E sabemos como é o mercado em BH: fraquíssimo.
    Outra coisa… na minha época, engenharia na PUC-MG era tradição apenas. Eram cursos bem fracos em infraestrutura. Vários colegas saíram de lá para outras faculdades.

    em resposta a: Discordo totalmente com o que é dito sobre BPDUGUARD #117592

    Moonspell
    Participante

    E se alguém conectar um switch forasteiro em dois switches da rede? Ou seja, uma interface em cada switch da empresa?

    em resposta a: Angola possui boas oportunidades? #117082

    Moonspell
    Participante

    Luanda possui um dos maiores custos de vida do mundo. Lá há muito preconceito contra brancos, muito em virtude do passado deles. Corrupção escancarada, trânsito caótico…
    Guerra civil q eu saiba n tem há tempos.

    em resposta a: Servidores Independentes. #116988

    Moonspell
    Participante

    Ainda sem falar em autenticação, o tráfego dos usuários de Garibaldi vai ser roteado via SP? Ou será hreap (seconnect)? Tem DNS local em ambos os sites?

    em resposta a: Route ou switch primeiro? #116936

    Moonspell
    Participante

    Aquilo q vc puder praticar mais.

    em resposta a: Redução de Links #116926

    Moonspell
    Participante

    @rgentil, veja a solução Ascenlink, da Fortinet. É um agregador de circuitos tanto de Internet como WAN. Pode misturar broadband com E1 etc. Ao invés de ter links de grande capacidade e caros, vc pode ter links menores e mais baratos, trabalhando em conjunto. O Ascenlink cria um túnel, estabelecendo um único circuito.

    em resposta a: Redundância Internet – Matriz e Filial #116847

    Moonspell
    Participante

    Vcaixeta, é mais facil criar uma rota estatica para o IP a ser utilizado no IP SLA. Uma rota /32 mesmo

    em resposta a: Redundância Internet – Matriz e Filial #116843

    Moonspell
    Participante

    O IP a ser monitorado deve “cobrir” uma distância maior. Às vezes a operadora tem problema de peering com outra e tal. Eu usaria o 8.8.8.8 ou 4.2.2.2, ambos do Google.
    Ainda n vi como o route-map se encaixaria nessa solução.

    em resposta a: Redundância Internet – Matriz e Filial #116841

    Moonspell
    Participante

    O router ou switch L3 antes desses dois routers (Internet e MPLS) deve ser capaz de checar a Internet local e, em caso de problemas, desviar o tráfego para o MPLS.
    Se esse equipamento suportar, um IP SLA, track e rota default backup resolveria.

    em resposta a: Redundância Internet – Matriz e Filial #116838

    Moonspell
    Participante

    Pensando bem, por ser MPLS, vc teria q conversar com a operadora para usar OSPF.
    O router de Internet em ambos os lados é o mesmo utilizado pelo MPLS?

    em resposta a: Redundância Internet – Matriz e Filial #116836

    Moonspell
    Participante

    N é difícil fazer isso. Tudo depende de uma topologia adequada e do roteamento. À princípio n vejo razão para utilizar route-map. OSPF resolve.

    em resposta a: Curitiba, um deserto? Motivação? Ramblings! #116803

    Moonspell
    Participante

    Para aqueles fora do eixo Rio-SP a situação é essa mesmo. Vc ainda está no início de carreira, n perderia mto abandonando a área. Já passei por essa situação e me sentia exatamente igual a vc. Desanima mesmo.
    A vantagem é q se vc continua martelando e, com a experiência, consegue uma vaga de nível sênior em uma grande empresa em Curitiba, certamente terá um salário interessante. Mas vc sempre se sentirá inseguro. Literalmente refém do trabalho.
    Já q vc n é de Curitiba, pq n vai pra SP? Já deve estar afastado da família mesmo…Fora q n é longe. Morei em SP por 3 anos e voltei para minha cidade mto melhor do q antes.
    Eu continuo na área. Mas desde 2013 estou abrindo meu leque de opções. Quero concentrar meus esforços bem longe da área de rede.
    Qto ao seu CV, ele n é ruim, mas vejo q vc é um cara de júnior para pleno ainda. Sem mtas experiências relevantes. Não participou de grandes projetos nem lidou com grandes redes. Se com CCNP já deve estar difícil aí, imagina sem! Pense nisso.

    em resposta a: Dicas Sugestão de Carreira Cisco (AJUDA) #116779

    Moonspell
    Participante

    CCNA sem experiência na área é melhor do q nada. Em SP com certeza surgirão oportunidades para vc, nem q seja num salário mais baixo. Aí vc ganha experiência e logo arruma outra coisa melhor. Busque vagas onde o aprendizado é mais acelerado, tipo empresas de telecom e integradoras como as q vc citou. Estando em SP, entrar nessas empresas n é tão difícil. O momento em q estamos é q n ajuda mto.

    em resposta a: Dicas Sugestão de Carreira Cisco (AJUDA) #116747

    Moonspell
    Participante

    Vc é de onde?
    O melhor é estudar CCNA e inglês, paralelamente. Até mesmo pq o CCNP exige um melhor nível de inglês.
    Creio q um CCNA te dará boas oportunidades de mercado, dependendo de onde vc mora. Só certificação n adianta, talvez vc tenha q abrir mão de um melhor salário para pegar experiência.

    em resposta a: Appliance ideal para DHCP #116535

    Moonspell
    Participante

    Ideal pra mim é o DHCP Server, da Microsoft. Ou alguma solução Unix mais amigável.

    em resposta a: Mercado de Redes está contratando? #116409

    Moonspell
    Participante

    Trabalhar com tecnologia tem suas vantagens. Mas, quando a economia está andando de lado, TI é uma das primeiras áreas a sofrer. Em tempos difíceis, aumenta a demanda para profissionais que lidam com finanças, marketing, vendas, etc… Funções muito valorizadas por “ajudarem” as empresas as sobreviverem em meio à crise.
    Sei que TI é fundamental ao negócio, como qualquer outra área. Mas o mercado ainda não vê nossa área assim, de forma geral. Infelizmente.
    As empresas lidam com a crise tal qual nos pessoas lidamos em nossas casas. Começamos os cortes por aquilo que não é tão fundamental assim: academia, cinema, buteco, etc…

    em resposta a: Mudar de estado – Mercado de trabalho #116369

    Moonspell
    Participante

    Isso é simples de resolver. Basta arrumar um número de celular de SP, bem como um endereço.
    Qdo tiver entrevista, ele vai de ônibus.

    em resposta a: Mudar de estado – Mercado de trabalho #116364

    Moonspell
    Participante

    Se vc deseja sair do estado unicamente pelo trabalho, sugiro ir para SP mesmo. É lá que as coisas acontecem. A não ser que vc tenha um bom contato em outro lugar, alguém que te possa ajudar. Ou alguma preferência, tipo praia, etc. Além de SP, o Rio oferece boas oportunidades, em menor quantidade. Qto aos outros centros, vejo tudo igual. Poucas vagas interessantes. Procuram aquele cara q topa tudo e ainda aceita ganhar pouco.

    Qto a pequena experiência, em SP isso não seria problema. Vc terá oportunidade rapidamente, mas irá ganhar pouco, levando em consideração o custo de vida de lá. Mas aí é questão de tempo. Logo vc terá melhores oportunidades.

    em resposta a: Plano de Melhorias 2015 #116286

    Moonspell
    Participante

    Além do obvio, como log, segurança básica, documentação, etc… Qual é o negócio da sua empresa? Projetos de TI, sozinhos, não fazem sentido. Devem estar alinhados a algo maior, que é a estratégia da empresa. Procure seus superiores e se informe sobre os planos futuros e aí sim, veja como alinhar a sua área aos mesmos, através de projetos e melhorias na operação.

    em resposta a: BGP Policies #116202

    Moonspell
    Participante

    Tudo é feito por meio de route-map, que se baseia em match and set. Logo, ele faz match em alguma característica específica a aquele anúncio BGP (community, por ex) e o set altera esse anúncio (adiciona um prepend, local preference, etc). E esse route-map se aplica in ou out para um neighbor. E assim o provedor manipula as políticas de acordo com suas preferência, para cumprir um contrato com empresas que fazem peer com ele ou para garantir QoS de clientes de valor. Com o uso de community, o provedor faz isso de forma fácil, pois permite o agrupamento de centenas de anúncios.

    Te recomendo o livro oficial de BGP da Cisco. Ele deve ter uns 10 anos, mas de lá pra cá não creio que tenha mudado alguma coisa no protocolo.

    em resposta a: Configuração IP SLA #116197

    Moonspell
    Participante

    O IP SLA só se faz necessário em links que não sejam clear channel (E1, E3, etc). Para circuitos ethernet e MPLS é necessário, pois uma queda no meio não afetaria a interface conectada ao roteador. Logo, a rota permaneceria na tabela, jogando o tráfego num buraco negro.
    Se for clear channel, basta ter duas rotas iguais, mas de distância administrativa diferentes, sendo a menor para a rota prioritária.
    Nos demais casos, IP SLA + track + rota estática resolve. Procure por esses termos no Google.

    em resposta a: Muticast na LAN #115865

    Moonspell
    Participante

    PIM é mandatório qdo se trata de tráfego multicast entre switches, na mesma vlan. De alguma forma, o switch conectado à origem do tráfego precisa saber quais switches desejam receber tal tráfego. Habilitar o PIM é uma maneira. Há outras.
    Já passei por esse problema. O IPTV só funcionava qdo origem e destino estavam num mesmo switch. A solução foi habilitar PIM no L3 da rede.

    Link para referência: http://www.cisco.com/c/en/us/support/docs/switches/catalyst-6500-series-switches/68131-cat-multicast-prob.html

    em resposta a: Preciso de Dica de Revenda Cisco #115815

    Moonspell
    Participante

    Tem o bestmarket tbm.

    em resposta a: Vivendi escolhe Telefonica para negociar venda da gvt #115359

    Moonspell
    Participante

    Sou da opinião do Zekkerj, o CADE tem a obrigação de proibir essa aquisição.

    Quanto ao endividamento, isso é algo normal às empresas, inclusive aquelas que são rentáveis. Capital de terceiros é mais barato…Logo, as empresas preferem se endividar a solicitar investimento dos sócios.

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 664 do total)