Novo exame CCNA – Dúvidas

Pessoal,

Continuo recebendo dúvidas sobre o novo exame CCNA, e gostaria de compartilha-las com vocês:

  1. Até quando eu consigo agendar o exame atual?
  2. Eu já estou estudando para o exame CCNA versão 801. Se eu não conseguir agendar a versão 801, vou perder tudo o que já estudei?
  3. Existe diferença entre ser certificado CCNA 801 ou CCNA 802?
  4. O exame 802 já existe em versão traduzida?
  5. Sou aluno do NetAcad e meu curso apenas termina no final do ano. Até quando posso fazer o exame 801?

Respostas (ou pelo menos, tentativas de):

A data definida pela Cisco para extinção do atual exame (801) é 06/11/2007. Esta é a data OFICIAL, publicada pela própria Cisco. Isso significa que, em tese, você tem até esta data para FAZER o exame, e não para agenda-lo. Por exemplo, se você agendar o exame 801 para dia 25/12 ( 🙂 ), a chance de você ter que fazer a versão 802 é grande. Se este for o seu caso, eu estaria preparado para encarar o exame novo.

Agora, lembrando que o exame atual (801) encontra-se disponível em Português, é muito provável que a Cisco cumpra a data oficial de extinção desta versão apenas se uma versão traduzida do novo exame já estiver disponível na data, o que eu duvido. Ou seja, existe uma boa possibilidade que, aqui no Brasil, a versão 801 do exame perdure por mais algum tempo. Mas isso é apenas uma possibilidade. A data oficial segue sendo 06/11/2007!

Se você já está estudando para a versão atual do exame, NÃO PERDERÁ NADA do que já viu se decidir pela versão 802! Gente, lembro que continuamos falando do CCNA aqui! O conteúdo base É O MESMO!!! Rede é Rede! O que você pode fazer é não dar tanto foco em ISDN, por exemplo, já que este tópico não mais é abordado na nova versão do exame. Mas é só!! TODO O RESTO SEGUE DENTRO DO ESCOPO!

O que você terá que fazer, se for prestar o exame 802, é complementar seus estudos com os tópicos ADICIONAIS, que passam a ser exigidos, como VPNs, Segurança e alguma coisa de IPv6. Portanto, não se preocupe! Seus meses de estudo não irão por água abaixo 😉

Não existe diferença entre um certificado CCNA 507, 607, 801 ou 802! TODOS são CCNAs exatamente da mesma forma, e gozam dos mesmos direitos e benefícios (e status 😉 )!

A Cisco prioriza a tradução de seus exames para os idiomas que abrangem cerca de 80% da população mundial. O Português não está incluído nesta leva. Portanto, a versão em Português do novo exame deve demorar um pouco a sair.

Para os alunos do NetAcad, aconselho que perguntem diretamente ao seu instrutor. Nada melhor do que ir direto à fonte! E se tiverem a resposta, que nos avisem para compartilharmos com os outros 😉

Um abraço a todos!

Marco Filippetti



Comente usando o Facebook!

Deixe uma resposta