Caos?

Pessoal,

Hoje em dia e cada vez mais, até pelos benefícios, possibilidades e confortos que traz, a Internet e também as redes privadas se tornam cada mais presentes e, em alguns casos, essenciais no dia-a-dia das pessoas e principalmente das empresas. Poderíamos citar vários exemplos aqui, como as transações online de Bolsas do mundo inteiro que movimentam fortunas mi ou até bilionárias todos os dias.

Isto também se mostra, por exemplo, nos números cada vez maiores de usuários da Internet e de outras redes, como podemos ver nesta notícia da Folha de São Paulo em 27/06/2008: Internet no Brasil chega a mais de 40 milhões de pessoas!!!

Ok. Sei que até aqui não contei nenhuma novidade a vocês. 😉

Mas quero abrir uma discussão/ reflexão: quais seriam os reflexos atuais de um “Apagão de Conectividade”???

Em tempos de “Apagâo Elétrico, Aéreo, de Segurança, de Honestidade, etc”, que talvez são mais preocupantes do que um Apagão de Conectividade, quais as consequências de um verdadeiro Apagão de Conectividade? De cara, com certeza, muitos citariam enormes prejuízos financeiros. E o que mais?

Estudamos em Redes várias tecnologias de Redundância e Tolerância à Falhas, topologias, meios físicos e protocolos.

Mas o que está aconteceu então com a rede da Telefonica em São Paulo? Essas tecnologias e soluções não funcionaram?

Eles não sabem ainda (ou ao menos ainda não foi divulgado) o que causou o problema. Foi notícia em todos os meios de comunicação.

Fica a reflexão e o acompanhamento do caso. Talvez vire um bom estudo de caso futuramente, não acham? 🙂

Abraços,

Fábio A. de Amorim



Comente usando o Facebook!

Deixe uma resposta