Alterações nos exames Professional: Boato ou Verdade?!

Recebi uma notícia que, ao que parece, veio de uma fonte “quente”. Infelizmente, esta notícia não é oficial, e não tem como ser confirmada, ainda.

Segundo a informação, a Cisco estaria para lançar o CCNP Wireless já no 2o semestre de 2008, assim como o CCIE Wireless, previsto para Dezembro de 2008.

O CCNP Wireless seria composto por 4 disciplinas principais:

  • Site Survey
  • Voice over WLAN
  • Security Wireless
  • Mobility Wireless

Mas as novidades não acabam aí. Existe também a informação não confirmada de que a Cisco, seguindo o que foi feito para o CCNA, criaria versões do CCNP com foco em Voice e Secutity. Mas se isso for mesmo verdade, como ficariam as certificações CCSP e CCVP? Ao meu ver, não faz muito sentido, à não ser que seja apenas uma alteração de nomenclatura:

  • CCVP = CCNP Voice
  • CCSP = CCNP Security

Será que a Cisco está mesmo planejando estas alterações??? Bom, vindo da Cisco, tudo é possível! Aguardemos!

Um abraço,

Marco.



Comente usando o Facebook!

12 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Puts!

    Eu acho que realmente vou desistir de fazer CCSP, e vou fazer CCNP.
    Com esse monte de bomba expludindo, nao da pra se focar direito.
    Soh esperando pra ver oque vai acontecer…

    Valeu pelas informações Marco.

    []’s

  2. É Marco..

    Se confirmadas, acho ESTAS mudanças até positivas, interessantes….

    Mas eu realmente não sei mais o que esperar da Cisco…. Depois das mudanças repentinas/ sem aviso no CCNA, acho que devemos esperar qualquer coisa da Cisco de agora em diante…. Ela não avisa mais quase nada previamente…. é bem possível que seja verdade esse boato..

    Abraços,
    Fábio A. de Amorim

  3. Acho que as mudanças ocorrem diante a variação dos serviços prestados, assim formando profissionais especializados na área especificas…deixando de existe esta protituição tecnologica do cara que faz tudo. acredito que seja valida a mudança.

  4. Olha eu acho essa mudança possível, pois a Cisco tem que estar sempre atualizada, e nos como já sabemos como é nossa area de atuação temos que seguir essas mudanças, para ficarmos sempre a nível de mercado!
    Essa é a minha opinião!

  5. Única coisa que eu sei sobre o CCNP está logo abaixo!

    Extinção do CCNP v3.1, v4.0 e Bridge v3.0

    Cisco Networking Academy anunciou as datas de extinção dos seguintes cursos CCNP:

    · CCNP1: Advanced Routing v3.1

    · CCNP2: Remote Access v3.1

    · CCNP3: Multilayer Switching v4.0

    · CCNP4: Network Troubleshooting v4.0

    · CCNP Bridge 1-4 v3.0

    O último dia para criação das turmas de novos alunos para estes cursos é 31 de Agosto de 2008. O Support Desk do Networking Academy continuará a fornecer suporte para estas versões até 28 de Fevereiro de 2009.

  6. Eu acho que vão fazer um CCWP (ou CCNP Wireless) sim e acho que quem está pegando essa transição corre o risco de perder o foco no meio do caminho. Agora o que eu acho que vem por aí é um aumento de preços repentino nas certificações profissionais de US$100, isso é que vai doer no bolso da gente. Então, aqui vai um conselho: quem está pra fazer as provas “P”, que faça logo ! rs

    Abraço

  7. Eu estava realmente esperando um nível professional focado em Wireless, já estou estudando por conta para o CCNA Wireless e quero alcançar o nível professional até o meio do ano que vem…. Vamos ver o que a Cisco nos reserva.

    []’s

  8. Interessante!

    Sempre quis me especializar em Wireless, como no momento estou estudando pro CCNP R&S, esse é o meu primeiro foco, talvez quando saia essas certificações eu parta para WLAN msm….

    Abraços,
    Anderson

  9. Essa mudanças realmente podem ser positivas, pois dá uma maior flexibilidade para escolher a carreira, entre outras coisas. Porém, acredito que seria interessante criar todo um programa, divulgá-lo, com uma boa antecedência, para que quem esteja no meio do caminho não perca o foco, ou para ajudar no planejamento de quem vai começar, e estabelecer um calendário fixo, o que parece que não existe.
    De uma hora para outra eles simplesmente mudam as coisas, e acaba que fica todo mundo nessa expectativa e sem nenhuma certeza.
    Tomara que a Cisco se posicione logo, e esclareça se vai ou não ter mudanças no nível professional, se é que isso é verdade.

    Abrçs!!

  10. Caros e pode aumentar ainda mais a Cisco esta entrando forte nas areas de Storage (FC, ISCSI, etc..) e de monitoramento de segurança (CFTV, etc ..), então podem surgir outras categorias em breve.

    Ate mais Armando Camara Jr

  11. Caros Bom dia,
    Acho que vem mais por ai, não se esquecam que a Cisco comprou a linha Navini (www.navini.com) que logo vem por ai para revolucionar a oferta de produtos Wireless layer 2 e 3.
    Acredito que as novas linhas de especializações tanto Professional com Expert, tem como caracteristica principal o dominio das tecnologias que atualmente sofreram um belo update de funcionalidade, que são sempre um diferencial.

    Bom final de semana.
    Alexandre Vianna

  12. Eu sempre tive curiosidade em estudar Wireless, mas fiquei meio decepcionado em saber que a Cisco não tinha uma certificação nesse sentido. Agora já tenho mais um objetivo, quem sabe… ;D

    Mas o fato da Cisco mudar muitas coisas sem aviso prévio realmente confunde e torna as coisas mais difíceis. Quem estuda pra alguma certificação já fica com o pé atrás, com medo de que venha a Cisco e mude tudo no meio de tudo. Ai já era, é correr atrás pra se atualizar denovo e retomar o caminho.

Deixe uma resposta