[CCXP] Desafio 1 da Semana 4 – Agosto de 2008

Olá Pessoal,

Segue questão sobre MPLS, afim de incentivar os estudos sobre esta tecnologia tão presente nas redes hoje e também de aproveitar o embalo dos posts do Marco sobre o assunto ( veja aqui ) .

Comentem! 😉

Abraços,

Fábio A. de Amorim

De acordo com a topologia abaixo, qual tabela será usada pelo roteador R1 se ele receber um pacote originado de 172.20.0.200 e destinado à 172.30.0.100?

a, Label Forwarding Information Base (LFIB)

b, Tabela de Adjacência

c, Forwarding Information Base (FIB)

d, Label Information Base (LIB)

e, Tabela de Roteamento

MPLS



Comente usando o Facebook!

18 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Acho que seria a letra A.

    FIB – Em roteadores “convencionais”, a tabela de roteamento é usada para “fabricar”a Forwarding Information Base (FIB) ou seja, a Base de Informa»c~ao de Encaminhamento, usada pela Cisco Express Forwarding (CEF).

    LIB – contém todas as etiquetas atribuídas pelo nó local de MPLS e o mapeamento destas com as etiquetas recebidas de seus vizinhos que utilizam o MPLS.

    LFIB – usa um subconjunto das etiquetas contidas no LIB para o atual encaminhamento.

    O LFIB consiste em uma sequências de entradas. Cada sub-entrada consiste em uma etiqueta de saída, uma interface de saída e o próximo destino (endereço). Sub-entradas dentro de uma única entrada podem ou não contem a mesma etiqueta.

    Bem, espero que esteja certo, caso não, vamos aguardar a resposta oficial.

  2. Fico com a opção A.

    Tabela baseada no conjunto de Labels =D

  3. Não sei, mas gostaria de ver a resposta para aprender. hehe

  4. Eu responderia a tabela de roteamento letra E.

  5. eu sabia fazer essa com laranjas hahahahhaa… vou ficar devendo.. to igual o Italo tambem vou gostar de ver a resposta

  6. Acredito que seria a letra A.

  7. hehehe… Boa, Guilherme e Ítalo!!!

    Vou tentar caprichar na resposta… pode deixar…. 😉

    Abraços!

  8. Certeza absoluta que a tabela a ser consultada é a LFIB.

  9. Num Roteamento convencional seria a alternativa E
    mas se tratando de MPLS não sei dizer.. mas esperarei ancioso pela resposta.

    Júnior Araújo

  10. Vou de A!

    quase certeza, faz tempo que não leio sobre MPLS o_o

  11. Na minha opinião é LETRA “C”, pois como se trata do “Edge LSR”, o mesmo tem que consultar a sua tabela de rotas e nesse caso como se trata do MPLS é obrigatório o CEF está ativado, então essa tabela é a FIB.

  12. Só justificando as outras alternativas:

    EDGE LSRs não consultam a tabela de rotas, nem nenhuma tabela de LABELS quando ele recebe o pacote de um router que não faz parte do “Domínio MPLS”. A partir dele é que os outros roteadores consultarão as LABELS. Bom, essa é minha opinião. Me corrijam se eu estiver errado !

    Abraço

  13. Deveria ter um “EDIT” nesses posts né? heauheuahe.. Não consultam tabela de rotas porque o CEF está ativado!! rsrs Perdão pessoal! Tou falando demais, espero ter acertado pra não passar vergonha depois de escrever tanto!! rsrsrsrs

  14. Bom dia pessoal,

    Vou deixar meu humilde comentário, até porque comecei a ver MPLS agora e como a alguns já comentaram, estou interessado mesmo é em ver a resposta do Fábio.

    De cara eu me arrisco a dizer que não seria letra E, uma vez que é uma rede MPLS, não faz sentido algum (eu acho), usar o roteamento tradicional, com análise do cabeçalho IP.

    Para utilizar a LFIB, me parece que o pacote já deveria ter uma etiqueta previamente definida, por um ELSR, pois nesse caso, ele apenas analisaria a label, e definiria o próximo salto de acordo com a tabela de encaminhamento. O que não parece ser o caso, pois como se trata de um pacote que está entrando no ELSR, o ELSR irá classificar o tráfego (de acordo com o QoS por exemplo) e aplicar uma etiqueta (são responsabilidades do ELSR aplicar e remover etiquetas).

    Tendo por base os raciocínios acima, acredito que a resposta correta seja a letra C ou D.
    Mas como só pode escolher uma….vou de C.
    Ai Fábio, desculpa ai cara se tu tiver que corrigir muita besteira que eu falei , rsrsrsrsrsrs!

    Abs!!

  15. Mais uma coisa…acho que até já foi divulgado aqui no blog, mas tem um material interessante sobre o assunto:

    http://www.gta.ufrj.br/grad/02_1/mpls/

    Abs!!

  16. Pessoal,

    Valeu pelos comentários e respostas! 😉

    A resposta correta é a letra A – LFIB (Label Fowarding Information Base)!

    Como a justificativa da resposta iria ficar muito grande, resolvi formatá-la e transformá-la em posts. O primeiro creio que será publicado hoje. Portanto, aos que tiverem dúvidas, fiquem atentos. As explicações estarão nos posts. Contudo, podemos já ir comentando, claro. Fiquem a vontade.

    Abraços!
    Fábio A. de Amorim

  17. Amorim, desculpa criticar mas agora que estudei um pouco mais sobre MPLS entendi que o Edge LSR faz um IP lookup (usando o CEF – FIB) onde lá tem o mapeamento da rede 172.30.0.0/23 para o label que o next hop forneceu via LDP. Então a resposta certa para o seu teste seria alternativa C (LIB). Os outros routers (LSR) realizariam a busca na tabela LFIB.

    Por favor me informe se eu estiver errado.

    Abraços

  18. Rodrigo Alves,

    Eu também me confundi, mas na verdade olhe atentamente para a questão: “Que tabela R1 vai usar para enviar o pacote dentro do domínio MPLS?”

    R: Ele usará a LFIB porque o outro roteador dentro do domínio MPLS também está usando MPLS. Ou seja, na hora de enviar o pacote para o seu vizinho, ele vai marcar o pacote com um LABEL e enviar para o seu vizinho.

    Entendeu?

    Ou seja, Fábio está certíssimo e a resposta é LETRA A mesmo! =)

    Abraços,

    Rodrigo.

Deixe uma resposta