Cisco cria o CCA e o CCIE perde a vaga no topo das certificações

Por esta ninguém esperava… ou esperava? A Cisco, sempre inovando, anunciou hoje a criação de uma nova certificação, que situa-se acima do CCIE. A nova cert chama-se Cisco Certified Architect (CCA), e foi criada como uma resposta à demanda do mercado por uma chancela que reconhecesse profissionais de rede com expertise em arquitetura.

É no mínimo inusitada esta nova cert. Eu, por exemplo, jurava que o CCDE tinha sido criado exatamente para preencher esta lacuna. Certamente me enganei.

Segundo a Cisco, um CCA deve ser capaz de traduzir as necessidades de negócio em estratégias técnicas – ou seja, este é um profissional que deverá conhecer um pouco da parte de negócios, e não apenas a parte técnica. Ao que parece, ele agirá como a “cola” entre a equipe de engenharia e a equipe de negócios. Por este lado, é realmente algo invador e interessante.

Como já foi dito, o CCA está acima do CCIE em termos de dificuldade de obtenção e focará nas habilidades do condidato em trabalhar junto aos altos escalões corporativos, compreendendo as necessidades do negócio e traduzindo-as em soluções técnicas. Trata-se, portanto, de uma certificação da Cisco para “Arquitetos de Soluções”.

O procesos de certificação será diferenciado. O candidato terá o desafio de montar uma solução em cima de alguns requerimentos de negócios e terá de defender seu trabalho perante a mesma. Como se fosse um mestrado ou doutorado. Os pré-reqs para esta cert incluem a certificação CCDE, em torno de 10 anos de experiência comprovada no desenvolvimento de soluções e – o mais interessante – o aceite da Cisco ao programa baseado em um processo de análise de perfil – novamente, como em um mestrado ou doutorado.

Quer ser Deus na Terra? Seja um CCA 😀 !

Abraços!

Marco.

Fonte: http://newsroom.cisco.com/dlls/2009/prod_062909.html



Comente usando o Facebook!

Deixe uma resposta