Instalação do Dynamips / Dynagen no Windows Vista

Me recordo de muitos e-mails e posts no fórum aqui do blog e em outros fórums e listas de discussão sobre problemas com a instação do Dynamips / Dynagen no Windows Vista. Alguns simplesmente desistiram e julgaram que o Dynamips não seria compatível com o Vista. Não sei se ainda é o caso de alguns de vocês… mas resolvi criar este post para tentar ajudá-los.

Bom, antes de começarmos, uma nota: Sempre jurei de pé junto que jamais migraria para o Vista… me dava muito bem com o XP e não via a menor razão para mudar de SO, mesmo com toda a “perfumaria” e alegada “melhor performance” do Vista. Eis que não teve jeito. Meu Dell, comprado em 2003, já não dava mais conta do recado e troquei-o por um HP, recentemente, e o SO que veio nesta nova máquina é o odiado (por mim) Vista (não me deram escolha, tive que engolir o Vista mesmo). Para piorar, veio a versão 64 bits. Pensei que estivesse perdido 😉 ! Bom, resolvi fazer o teste de fogo logo de cara com o Dynamips. Afinal, se ele não rodasse eu iria instalar um Linux qualquer, apenas com este propósito. E é este o relato que posto aqui, com o gostinho de vitória! Espero que ajude alguns de vocês.

Vamos lá:

  • Passo 1: Instale o Dynagen / Dynamips em sua máquina. Baixei o binário no site padrão e a instalação fluiu normalmente, com exceção dos “pop-ups” do Vista me pedindo permissão para rodar o instalador. Não se esqueça de instalar também uma versão “fresca” do WinPCap. Se não instalar não vai funcionar.
  • Passo 2: O Vista realmente parece ser um “animal” diferente do XP. Percebi que ele tem uma estrutura de segurança muito restritiva, o que impede – por default – que determinados programas sejam rodados diretamente, e que arquivos sejam automaticamente gerados e salvos em uma pasta. Isso é um problema para o Dynamips, já que quando executamos um arquivo “.net” ele gera vários arquivos. Bom, você precisa criar permissões para isso, do contrário, receberá uma mensagem de erro. Você deve, portanto, garantir que o acesso à pasta onde está seu arquivo “.net” seja irrestrito, desta forma, o Vista permitirá a criação dos arquivos necessários para o funcionamento do Dynagen. Para isso, clique na pasta que deseja alterar as políticas de segurança (no exemplo abaixo, a pasta “Simple1”), e permita que todos façam qualquer coisa: Botão direito do mouse > propriedades > segurança > editar (e vc terá a janela abaixo – lembre-se de clicar em cada um dos usuários e permitir controle total da pasta)

vista1.jpg

  • Passo 3: O Dynagen já deve estar funcionando à esta altura. Resta um pequeno problema… o Telnet. Por default, o Vista vem sem o cliente Telnet instalado. Para instalá-lo, vá no painel de controle > programas e recursos > ativar ou desativar programas do windows. Ative o cliente Telnet e aguarde. Não pense que acabou aí… não teria graça se fosse só isso 😉 ! Entre em C:\ e crie uma pasta chamada “temp”. Depois vá em C:\Windows\System32 e copie o executável que deve estar lá “telnet.exe” para dentro da pasta que você acabou de criar. Isso é necessário pois o Vista não permite que um terceiro programa (o Dynagen, no caso) execute o Telnet que está na pasta System32. Até deve haver uma forma de contornar isso, mas o modo mais fácil que encontrei é copiar o executável para uma pasta externa.
  • Passo 4: Feito isso, entre na pasta do Dynamips e edite o arquivo “dynagen.ini” comentando todas as linhas existentes e criando esta, abaixo:
telnet = start C:\temp\telnet.exe %h %p

Verifique que o caminho apresentado acima bate com o caminho em sua máquina, onde você copiou o executável Telnet.

Seguindo todos estes passos, o restante é como no XP. Deve funcionar normalmente (aqui, pelo menos, funcionou normal).

PS: Se você não sabe usar o Dynamips, cheque os tutoriais existentes espalhados pelo blog. Basta fazer uma procura 😉 !

Espero que seja de alguma ajuda aos “virgens de Vista” – como eu 😀 !

Abs pessoal,

Marco.



Comente usando o Facebook!

31 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Muito bom! Outro dia deixei de instalar o Vista por motivos semelhantes.
    Até mais…

  2. Não é mais facil instalar o GNS3? Inclusive saiu uma nova versão estes dias…

  3. Infelizmente meu note não roda o Dynamips. Mas em relação ao XP e Vista, eu ainda estou na parte do XP.
    Meu note veio com Vista, levei uma semana para conseguir criar uma instalação com os drivers do XP. Demorei, mas consegui. 🙂

    Instalei o Dynamips no trampo. rs…

    O que é esse GNS3?

  4. HAHA! ainda bem que ainda não sofro desse “mal de VISTA”

    Mas, é uma ótima dica ai pro pessoal que está passando por essa dificuldade Marco, AHHAHAHAHA!

    Parabéns mais uma vez ai pelas iniciativas tomadas,

    um abs!

  5. Virgens de Vista foi ótimo rs…

    @av.avelar,

    GNS3 = Simulador de rede gráfico. Veja: http://www.gns3.net/

    Abs!

  6. Bom dia Filippetti!!

    Valew pelo post! Justamente hoje recebi meu note novo e o dito cujo tambem veio com o Vista (versão Ultimate em 64bits). Ia fazer o mesmo que voce. Caso não conseguisse rodar o Dynamips iria colocar um Linux pra roda-lo.

    Abraço!

  7. O GNS3 é bom? Ele também se alimenta de CPU como o Dynamips?

  8. Se o Vista come CPU e RAM nativamente, imagina com o GNS3 instalado heueuhue.
    Melhor instalar o Dynamips cru mesmo, até melhor de estudar.. bom, obviamente esta é minha opinião, e pode não refletir a realidade. 😀
    Bom Tutorial Marco.

  9. Também prefiro utilizar o Dynamips direto, não trava tanto e no XP o GNS3 já da pau imagine no vista…

  10. Bem interessante o tutorial, mas eu não aguentei usar o Vista e parti pro beta do Windows 7.
    Não tive problemas com drivers, e estou achando ele mtt bom!!

  11. Conseguiu instalar o Dynamips do Win7?
    Eu nem testei, tô sem maquina pra isso hauhaiuahuia
    Tenho o win7 num celeron M, mas ele é bom para coisas mundanas. Forçar o hardware com o Dynamips ainda não testei ^^, Uso ele no xp mesmo.

  12. Eu uso o GNS3 com Ubuntu… Em uma instalação nova. O problema é minha máquina que é um pouco lerda (Um AMD Athlon XP 1500 com 1 GB de RAM…)
    Mas ele roda sem problemas. Vista? Urgh… Ainda não usei em casa… O XP impera lá, ao lado do Ubuntu!

    Abraços,

    Vitor

  13. Boa dica para quem tem “problemas de VISTA”!! hehehhe

    O Vista é mesmo muito chato quando se trata de drives! O win7 resolve isso!

    Valeu! []’s

  14. Pessoal, uma boa dica é usar o DYNASLAX. É uma distribuição Linux Live-CD voltada para o Dynamips + GNS3. O Sistema roda direto do CD, logo é so dar o boot que o GNS3 ja está pronto para usar em um sistema que consome muito pouca RAM. 😉

    http://www.gns3-labs.com/2008/06/23/dynaslax-dynaslaxgns3-and-dynaslaxusb-livecds/

  15. Olá Pessoal,

    Eu já testei esse DynaSlax, é bastante interessante. Eu havia colocado num pendrive com algumas IOS para testar.

    Aqui no meu Vista, quando comecei a estudar para o CCNP, eu tinha duas opções:
    – Instalar o Dynamips e Dynagen
    – Instalar o GNS3 (que já inclui tudo).

    Instalei o GNS3 e não tive nenhum problema. O maior problema, que muitos falam, é de conseguir um IDLE-PC ótimo para não ‘torrar’ o seu processador.

    Abração,
    Maurício.

  16. O que me fez largar o GNS3, foram problemas com o PIX, eu emulava tudo certo, com todos os parametros corretos, e ele me dava crash, ou travava o GNS3 inteiro pro lab que eu fazia, infelizmente nem tenho mais ele aqui. Mas resolvi o problema e consegui emular o lab pelo dynamips puro. Depois desta sempre ando com o pé atras com ele.. mas, sempre lembrando, esta é uma opinião pessoal. 😉

  17. Eu instalei o Dynamips no vista sem problemas, porém o GNS3 não funcionou.

  18. Excelente Marco,

    Também tive problemas com o telnet e acabei optando por usar o putty, mas vou voltar atrás e fazer alguns testes ! Valeu !

  19. Puxa vida. Talvez sejam problemas de permissão.
    No Vista, eu desativei aquele negócio que não libera permissão de Administrador, o UAC. Desta maneira, muitos ‘pepinos’ do Vista são atenuados.

    Uma dica de terminal que o Jeremy Cioara utiliza no CBT Nuggets da série CCNP é o Tera Term. É tipo um Telnet que permite conexão via Serial e mais customizável (cor e tamanho). Eu utilizo a fonte verde com fundo preto, matrix-like.

    Cheers everybody.
    Maurício.

  20. Galera, só para conhecimento geral:
    Quem compra PC/Notebook/ com Windows Vista pode solicitar o downgrade para 01 versão anterior ( no caso o XP ) para tanto é necessário enviar um email para: [email protected] com os seguinte dados:

    NOme ou Razão Social
    CNPJ ou CPF
    Foto do lacre de identificação da licença
    Nota fiscal digitalizada.
    Foto da 01 mídia FPP de XP a ser utilizada para instalação.
    Em 72 horas é enviado um email com uma chave de Xp FPP Full.

    Já fiz diversas vezes e deu certo.
    Abraços

  21. O que seria “Foto da 01 mídia FPP de XP a ser utilizada para instalação”? Onde consigo isso?

  22. Creio que seja a foto do CD do XP que você vai usar para instalação.

  23. É bom dar uma olhada na documentação que vem com o notebook. O meu notebook (Philips) vem com alguns papéis dizendo que em nenhum caso o equipamento pode ser vendido sem o Microsoft Windows Vista, e a devolução ou restituição do mesmo não é possível.

  24. Boa noite pessoal eu também tive problemas com a instalação do GNS3 no maravilhoso vista mas resolvel com o putty, foi bom ter resolvido pois ja estava dando um format c:.

  25. Pelo que sei o downgrade pode ser feito apenas no caso do Windows Vista Ultimate, se não me engano no Business também.
    Em contato com o suporte da Microsoft é isso que me informaram e no caso de uma dessas duas versões, vc pode solicitar por telefone mesmo, que eles lhe enviam um CD original do WXP.

  26. Quando comprei meu note, no manual, a HP informou que não era recomendável fazer o downgrade. Não veio mídia do Vista, mas fiz na unha mesmo. Até hoje só uso XP.
    Em relação ao Dynamips ou GSN, meu problema é com CPU mesmo.
    Qual a CPU de vocês? qual seria o mínimo necessário?

  27. Marco,
    Mídia FPP é o CD original do Windows XP Professional FULL ( box, da caixainha ) que vc vai utilizar para fazer a instalação. Eles pedem uma foto, é um processo burocrático segundo a MS para certificar-se de que está sendo utilizado um cd original para instalação.
    Qd coisa dá um toque que mando para vc.

  28. Boa tarde senhores!!

    Faz um tempo que não acesso o blog, muito trabalho com TCC da facul, que graças a Deus foi “pro saco”, um desafio a menos, rsrsrs.

    Mas referente a esse tópico posso dizer o seguinte, uso o Ubuntu, XP, Vista e a algum tempo o Win7 (desde quando a Microsoft lançou o Release Candidate), e todos com PT, GNS3 e Dynamips instalados, e me surpreendi de uma forma muito positiva em relação ao Win7, por alguns motivos:

    1. Não tive que instalar nenhum driver no meu note HP, nem no meu desktop com peças genéricas (comprei e montei).
    2. O Dynamips e o GNS3 rodam de forma impressionante, como eu ainda não tinha visto no XP, e talvez nem no Ubuntu, no que diz respeito o gerência dos recurso de CPU e memória.
    3. O sistema em si é extremamente estável para um RC, imagino que está praticamente pronto para entrar de sola no mercado e acabar com essa história de “não vou largar meu XP” que ficou no ar com a inserção do Vista no mercado.
    4. Rodo tudo que possam imaginar no sistema, VMs, Visual Studio, Eclipse, Emuladores (Dynamips, GNS3), Jogos, e ainda não vi o sistema travar (claro que respeito o limite do hardware, mas enquanto há recurso, ele responde).

    O que concluo, é que a Microsoft está acabando com esse estigma que ficou da era Win95, Win98 e Millenium, que ai sim, eram sistemas horríveis, sem a menor gerência de recurso, nem estabilidade, não vou nem mencionar segurança. Com o surgimento da tecnologia NT, o MS está mostrando que só chama seus sistemas de “Ruindows” quem realmente nunca teve uma mínima experiência com seus sistemas pós-NT, alguém teria coragem de criticar por exemplo o AD?

    Podem ter certeza que qualquer software no mundo (ou pelo menos a esmagadora maioria) será suportado pelos sistemas MS, pois essa é a filosofia da empresa, e não poderia ser diferente, dado o futuro para qual caminhamos, onde a idéia é integrar e não isolar, quem se isola, de destrói.

    Abs!!

  29. EU Instalei o dynamips (dynagem ) versão 0.11.0, no VISTA Home Premium. Segui o guia de instalação do Marco. Acertei a parte do Telnet e as permissões. Tentei realizar os mesmos passos do Marco, ou seja, iniciar as três sessões do telnet ( R1,R2,R3), nas portas dadas pelo Dynagem ( 2000,2001 e 2002 ).
    Consegui abrir sessão no router ( R1 porta 2000 ), no router ( R2 porta 2001 ), mas NÃO consegui no router ( R3 porta 2002 ). Pensei que estivesse relacionado a alguma limitação de sessões simultâneas no Vista ou que a porta 2002 estivesse sendo bloqueada. A tela do telnet simplesmente ficava preta e voltava para o prompt do DOS. Então fiz o seguinte, uma vez que não sei mudar as portas já dadas pelos dynamips, criei o Router R4, o dynamips automaticamente atribuiu a porta 2003 para ele, efetuei o teste e consegui abrir as sessões R1, R2 e R4, pois o R3 eu executei o comando “stop” na console do dynamips.

    Gostaria de saber: – alguém sabe me dizer o que pode ter acontecido com a porta 2002
    – está certo para simular o mesmo feito pelo Marco no vídeo de instalação, “parar” o R3.
    – como posso alterar manualmente as portas no dynamips.

    segue o arquivo simple1.net

    # Simple lab

    [localhost]

    [[3620]]
    image = c:arquivos de programasDynamipsimagesc3620-io3-mz.120-7.T.bin
    ram = 64
    idlepc = 0x60335850

    [[ROUTER R1]]
    model = 3620
    s1/0 = R2 s1/0
    s1/1 = R4 s1/1

    [[ROUTER R2]]
    model = 3620
    s1/1 = R4 s1/0
    idlepc = 0x60335850

    [[ROUTER R3]]
    model = 3620
    idlepc = 0x60335850

    [[ROUTER R4]]
    model = 3620
    idlepc = 0x60335850

    abr

  30. Kara valeu mesmo estava com dificuldade para executar o dynamips mais com essa dica de certinho obrigado.

  31. Boa noite Marco,

    não está dando certo esta configuração para rodar o telnet no vista business.

    Já fiz todos os procedimentos acima mencionados.

    Você poderia me ajudar?

    Mensagem de erro:
    Error:
    Duplicate keyword name at line 48.
    telnet = start C:\Temp\telnet.exe %h %p

    Muito obrigado

    Rodrigo

Deixe uma resposta