[CCNA] Desafio 1 – Semana 3 – Julho 2009

Pessoal, como vocês adoram um bom desafio, segue o desta semana. Quero que observem atentamente o diagrama e as saídas abaixo ilustrada. Respondam: Estes 2 routers – diretamente conectados um ao outro – formarão adjacência EIGRP?

Explique o porquê de sua resposta da melhor forma que puderem! Mais adiante posto a solução e comento algumas respostas colocadas nos comments. Participem e aumentem suas chances de serem aprovados no exame CCNA!!!

Abs!

Marco.

desafio120709.jpg



Comente usando o Facebook!

56 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Os roteadores formarão adjacência EIGRP pois a rede declarada compreende os dois endereços configurados nas interfaces.

  2. Acredito que formará adjacência normalmente. Mas deve ter alguma pegadinha aí que eu não vi.

  3. Redes estão sobrepostas é preciso desativar a auto sumarização.

  4. Os roteadores formarão adjacência independente do comando no auto-summary, pois se o auto-summary estiver habilitado, a rede anunciada ainda será 172.30.0.0, pois trata-se de um endereço de classe B.
    Apenas lembrando, o EIGRP não forma adjacência com IP secundário.

  5. Galera,

    Posso estar enganado, mas acredito que não formarão adjacência.

    1-) As redes anunciadas e os sistemas autonomos são os mesmos, ok atendem o pré-requisito para que façam adjacência;
    2-) Porém a interface S0/0 no R1 possui IP primário na rede 172.30.2.X enquanto que no R2 o IP primário possui endereço na rede 172.30.3.X portanto estão em redes diferentes.
    3-) Acredito que não formem adjacência pois os envios de pacotes “Hello” acusarão que as interfaces estão em redes diferentes.
    5-) Simulei no Packet e o resultado foi esse:

    EIGRP: recv packet with wrong subnet on Serial0/0/0
    EIGRP: Sending HELLO on Serial0/0/0
    AS 100, Flags 0x0, Seq 1/0 idbQ 0/0 iidbQ un/rely 0/0

    4-) Não compreendi a utilização de rotas secundárias no EIGRP, tentei simular pelo Packet Tracer e não funcionou, mas fiquei curioso como foi alocado esse IP secundário.

    Abs,

    Marcos.

  6. Formam adjacência, mas as rotas não entram na tabela de roteamento, pois não será necessário fazer um cálculo de um novo sucessor, uma vez que sempre haverá um sucessor (o vizinho diretamente conectado).

    abs

  7. não formarão adjacencias, pois o eigrp não forma adjacencias com ip secundários.

  8. Montei um Lab real com dois cisco2600, na configuração dos IPs, quando as interfaces são ativas é mostrado que formou-se uma adjacencia EIGRP.
    Porém na tabela de roteamento não aparece a rota EIGRP, pois como ele calcula a rota com menor custo, e o menor custo é de rota Conectada ( custo 0 ).
    Ao verificar a tabela de vizinhos com o comando “SH IP EIGRP NEIGHBORS”,a adjacencia é mostrada utilizando o IP primário:

    2610_A#sh ip eigrp nei
    IP-EIGRP neighbors for process 100
    H Address Interface Hold Uptime SRTT RTO Q Seq Type
    (sec) (ms) Cnt Num
    0 172.30.3.1 Se0/0 13 00:16:09 1 5000 0 2

    2610_A#sh ip eigrp nei
    IP-EIGRP neighbors for process 100
    H Address Interface Hold Uptime SRTT RTO Q Seq
    (sec) (ms) Cnt Num
    0 172.30.2.2 Se0/0 12 00:17:09 1 3000 0 2

    Ou seja, neste caso SIM, é formado adjacência EIGRP, porém só é utilizado o IP primário, para tal.

  9. A adjacencia será formada mas não de forma correta creio eu pois a rede 172.30.2.0 configurada no router R1 e no router R2 como secondary não formara adjcencia entre essa rede pois o EIGRP não aceita redes como SECONDARY, da mesma forma entre a rede 172.30.3.0 configurada no router R2 e no router R1 como SECODARY.

    A adjacencia será formada entre o ip 172.30.2.2 e o ip 172.30.3.1.

    Foi isso o aconteceu testando no dynamips

    Conectei um outro roteador no R1 com eigrp ativado, e esse roteador aprendeu uma rota 172.30.0.0/16 através do R1 e alcançava as duas redes entre R1 e R2.

    A configuração funcionou mas acredito que essa não é a forma correta de se configurar roteadores usando rede SECONDARIA.

    Abraços

  10. Olá guys !

    Acredito que não irá forma adjacência entre os dois routers , uma vez que os IPs Primários estão em redes diferentes e o IGRP não irá formar adjacência com o IP secundário, independente do EIGRP estar configurado como classe B.

  11. Pessoal,

    Primeiro temos que entender o que foi questionado na pergunta do Marco. O Desafio questiona sobre ADJACÊNCIA EIGRP.

    1º O simples fato de estar diretamente conectado forma adjacência sim, pois um router torna-se “vizinho” diretamente conectado ao outro; Como se fosse configurado com RIP;

    2º Mesmo que você configure os dois routers com RIP e execute o comando: Show CDP Neighbors, irá perceber que eles formam adjacência por estarem diretamente conectados.

    3º Porém ao meu ver, Adjacência EIGRP não será formado, uma vez que para isso ocorrer os envios e recebimentos de pacotes Hello devem acontecer na mesma rede, e esse processo deverá estar contemplado dentro da formação de adjacências estabelecido pelo EIGRP.

    Abs,

    Marcos

  12. Não simulei nada, porem acredito que ocorra adjacencia sim pelo fato de não ter o “no auto-summary” na config mostrada.

  13. Pessoal, pequena alteração no diagrama, peço que dêem uma olhada… 😉

    Abs!

    marco.

  14. Bom, continuo com a mesma opinião já que as redes dos IPS primários são diferentes.

  15. Não forma adjacencia.

    Site da CISCO
    Does EIGRP support secondary addresses?

    A. EIGRP does support secondary addresses. Since EIGRP always sources data packets from the primary address, Cisco recommends that you configure all routers on a particular subnet with primary addresses that belong to the same subnet. Routers do not form EIGRP neighbors over secondary networks. Therefore, if all of the primary IP addresses of routers do not agree, problems can arise with neighbor adjacencies.

  16. Opa la vai minha resposta, não irá ocoree adjacencia.

    Estão em redes diferente , mas o ip secudario no R1 está na mesma rede no IP primario do R2, então blz … opa não negativo pois EIGRP NÂO FORMA ADJACENCIAS COM IP SECUNDARIO.

    A CISCO responde:

    Q. Does EIGRP support secondary addresses?

    A. EIGRP does support secondary addresses. Since EIGRP always sources data packets from the primary address, Cisco recommends that you configure all routers on a particular subnet with primary addresses that belong to the same subnet. Routers do not form EIGRP neighbors over secondary networks. Therefore, if all of the primary IP addresses of routers do not agree, problems can arise with neighbor adjacencies.

    Segue o que importa :
    Routers não fazem EIGRP vizinhos sobre redes secundárias. Portanto, se todos os endereços IP de roteadores primária não concordam, podem surgir problemas com o vizinho adjacencies.

  17. Não será formada a adjacencia. O protocolo EIGRP nao forma adjacencia com IP secundario pois envia pacotes hello somente para um IP.

  18. Realmente, não será formado adjacência, o R1 nem mesmo alcança R2.
    Apenas enviarão pacotes Hello, mas não receberão.

  19. Ola pessoal…É minha primeira postagem, pois sou novo aqui…… antes de tudo achei esse blog muito bacana e aprendi muito com os debates de vocês….
    quanto a resposta também acho que não formará adjacencia, pois os ips primários das interfaces seriais estão em redes diferentes….

  20. Oi Pessoal, estou gostando de ver os debates. Apenas esclarecendo um ponto colocado pelo Flavio.ccna (comment #19)…: R1 consegue ver R2, sim, e tb consegue pingar R2, ok?

    Abs!

    Marco.

  21. Vejam abaixo ping de R2 para R1:

    R2#ping 172.30.3.2
    
    Type escape sequence to abort.
    Sending 5, 100-byte ICMP Echos to 172.30.3.2, timeout is 2 seconds:
    !!!!!
    Success rate is 100 percent (5/5), round-trip min/avg/max = 8/28/36 ms
    R2#
    

    e de R1 para R2:

    R1#ping 172.30.3.1
    
    Type escape sequence to abort.
    Sending 5, 100-byte ICMP Echos to 172.30.3.1, timeout is 2 seconds:
    .....
    Success rate is 0 percent (0/5)
    R1#
    

    Agora eu pergunto… por que R2 pinga R1 (e prova que R1 e R2 se “enxergam”), mas R1 não pinga R2? Será que isso tem algo a ver com o fato de EIGRP formar ou não adjacência nestes moldes? E aí, o que acham?

    Marco.

  22. Exatamente Marco!
    Estava eu debugando esse desafio quando deparei com essa situação. Seria um bug isso? O ip fonte do R1 sempre será o ip principal, logo o R2 ao tentar responder dará a rota como “unroutable” ( debug ip packet detail ).

  23. Reiterando a minha resposta não formará adjacencia pois o EIGRP não troca pacotes HELLO com IP secundário.

  24. So mais uma observação: o R1 “formará” uma breve adjacencia com o R2, mas tal adj. ficará flappeando, pois pelo que imagino os ack’s do R2 que são esperados pelo R1 nunca chegarão. Logo, o R1 remove o R2 da sua tabela de vizinhos, ate que outro HELLO apareça para começar tudo novamente.

  25. Marco, acredito pelo que andei estudando nesses dias, que não formarão adjacência.
    Porque o IP do R1, que estaria na mesma rede que o R2, é “secundário”;
    E o EIGRP não forma adjacência com IP’s Secundários!

    No caso dos Ping’s, acredito que o R2 consiga pingar o IP secundário do R1, mas no R1, quando sai o ICMP, saia pelo IP – Primário, (sendo este de outra rede).

    Abraços

    Jeison

  26. Ola pessoal,
    Entendo que o EIGRP nao da suporte ao endereco secundario. Portanto havera adjacencia somente entre o endereco primario sendo que o endereco secundario ele nao enchegara, portanto nao havera problemas porque nem pacotes Hello sera trocado.

    Abracos, Marina

  27. O EIGRP não envia atualizações para endereços secundários, logo não formarão adjacência.

  28. Pessoal, isso me lembrou um assundo que já bati cabeça sobre ips secundários x DHCP, mas especificamente o comando “ip dhcp smart-relay”. Esta seria uma boa matéria.. só uma sugestão.

    http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_3/ipaddr/command/reference/ip1_i1g.html#wp1081216

  29. Para a pergunta do Marco, acredito que o fato de pingar ou não entre os roteadores não tem nada a ver com o EIGRP, pois este é independente neste caso (visto que estão diretamente conectados), R2 pinga R1 pois o R1 responde com seu endereço secundário (pois é este que está na mesma rede), já o contrário não ocorre, pois o R2 não tem nenhum endereço nesta rede.

    Com questão a adjacencias, continuo na mesma opinião, que os roteadores não irão formar adjacencias devido ao uso de redes distintas no ip primário.

  30. Concordo com a explicação do “amarantes2001” para as duas situações.

    Abs
    Alison

  31. R2 pinga o ip: 172.30.3.2 porque ele sai com origem 172.30.3.1, assim os dois estão na mesma SUB-REDE

    Ao contrário não acontece pq o R1 sai com origem 172.30.2.2 (Outra sub-rede) e assim não alcança o destino 172.30.3.1

  32. Só reiterando, o R1 sempre vai ter o R2 como neighbors. o R2 nunca vai ter o R1 como neighbors.

  33. Boa noite,

    R1 não pinga R2 pq no ping ele usa como source o endereço primário da interface, sendo que o endereço primário esta em outra rede não configurada no R2, e por esta simples razão o EIGRP de R1 não fará adjacência com R2 pois o EIGRP tbm utiliza o endereço primário para envio dos Hellos, desta forma os hellos recebidos por R2 serão de uma rede desconhecida para o mesmo.

    é isso ???

    Abraço.

  34. Muito bacana a questão Marco!

    Como nossos amigos já explicaram mais acima, concordo que R1 e R2 não formarão adjacência EIGRP..

    Abraços.

  35. Sim, os dois roteadores utilizam o mesmo sistema autonomo (100) e em suas declarações a rede e wildcard mask também são iguais.
    O R1 formará adjacência através de seu ip secundário!!!

  36. Continuo com minha opinião anterior que R1 e R2 não irão formar adjacência . Nosso colega Hatus colocou um trecho do site da cisco onde informa que o EIGRP não forma adjacência com ip secundário.

  37. Creio que a adjacência é formada porém não será possível a troca de pacotes hello por parte do R1 pois o mesmo não utiliza o IP secundário já o R2 enxerga o IP secundário do R1 pois o mesmo, apesar de ser secundário não deixa de existir.

  38. Acredito que não é formado adjacência pois, como a Cisco diz EIGRP não faz adjacência com IP secundario, porém a comunicação está presente atravé do IP secundario.
    E isso pode ser testado através do ping, o IP secundario serve como uma interface virtual, isso se eu não estiver errado.

  39. Error Message:
    Neighbor not on common subnet—This message means that the router has heard a hello packet from a neighbor that is not on the same subnet as the router.

  40. Na minha oponião sim pois a rede é /16 e o ip secundario está em uso simultaneo com o primário, mas é claro na vida real eu testaria antes hehehe

  41. Não formarão adjacência, como já dito, o EIGRP forma adjacência apenas com IPs primários, neste caso, a comunicação entre os dois roteadores necessitaria do IP secundário do R1, e neste caso, o EIGRP não formaria adjacência, ele daria erro dizendo que o outro roteador não é uma subrede comum.

    Abcs

  42. Creio que pelo fato de os endereços primarios em R1 e R2 estarem dentro do range 172.30.0.0/16 é o suficiente para se tornarem vizinhos independente de estarem em subnets diferentes. Retiro o que comentei no comentario 13, pois “no auto-summary” não tem nada a ver com questões de adjacência.

  43. Não haverá adjacência pois os endereços que fazem parte da mesma rede nas interfaces corresponde á um endereço IP secundário com isso não haverá adjacência,creio que o R1 pinga o R2 mas não acontece o inverso pois o endereço principal do Router1 está em outra subrede diferente da do R2 com isso o R2 não consegue dar uma response pq não encontra a subrede á não serse tivesse um endreço ip secundário configurado com a mesma subrede do outro router.

  44. como estao diretamente conectados, formarao adjacencia.

  45. então eu só não sei se o endereço ip secundario entra na tabela de roteamento.
    acredito que entre e no caso de entrar contrariando minha resposta anterior ele forma adjacência

  46. Marco , Acredito que não formarão adjacência porque o ip do R1 172.30.3.2 que eh mesma rede que o R2 172.30.3.1. Eh secundario !!!
    Bom EIGRP não forma adjacência…

    Bom já os ping’s acho que R2 pinga R1 porque ele sai com ip da mesma rede , já R1 não 172.30.2.2 …

    Abrass

  47. Gente. O unico problema é que sempre o pacote saira com endereco fonte do ip primario. Sempre. Ai esta a questao.
    E eu na minha humilde opiniao acho isso um “bug”, ja que costumo trabalhar mais com Linux e ele trata essa questao muito bem.

  48. Não formará adjacência, pois EIGRP não trabalha com IP secundário.

  49. Neste caso nos temos a divulgação das redes corretas para o processo do eigrp, mas existe uma caso extremamente importante que para acontecer a adjacência temos que ter configurado pelo IP da interface primário. E neste caso o vizinho esta com o IP da interface secundária. Isso não funciona para o EIGRP.
    No caso o R2 pinga o R1 devido o R2 ficar na mesma rede que o R1, mas o inverso não acontece pois o cabeçalho do ping sai com o IP source sendo a interface primária do R1, ou seja, esse IP não esta na mesma rede que o R2.

    Abraços
    Rodrigo

  50. Ola!!!

    Segue Teste no Dinamyps Referente ao EIGRP:

    Não Formara adjacência conforme já foi dito, pois não estão na mesma rede e EIGRP não forma adjacências com IPs secundários.

    Segue LOGS:

    R1
    *Mar 1 00:19:17.159: %DUAL-5-NBRCHANGE: IP-EIGRP(0) 100: Neighbor 172.30.3.1 (Serial1/0) is down: retry limit exceeded
    *Mar 1 00:19:17.303: %DUAL-5-NBRCHANGE: IP-EIGRP(0) 100: Neighbor 172.30.3.1 (Serial1/0) is up: new adjacency
    *Mar 1 00:20:36.815: %DUAL-5-NBRCHANGE: IP-EIGRP(0) 100: Neighbor 172.30.3.1 (Serial1/0) is down: retry limit exceeded
    *Mar 1 00:20:39.459: %DUAL-5-NBRCHANGE: IP-EIGRP(0) 100: Neighbor 172.30.3.1 (Serial1/0) is up: new adjacency
    *Mar 1 00:21:58.971: %DUAL-5-NBRCHANGE: IP-EIGRP(0) 100: Neighbor 172.30.3.1 (Serial1/0) is down: retry limit exceeded
    *Mar 1 00:22:02.939: %DUAL-5-NBRCHANGE: IP-EIGRP(0) 100: Neighbor 172.30.3.1 (Serial1/0) is up: new adjacency

    R2
    *Mar 1 00:20:22.579: IP-EIGRP(Default-IP-Routing-Table:100): Neighbor 172.30.2.2 not on common subnet for Serial1/0
    *Mar 1 00:20:35.899: IP-EIGRP(Default-IP-Routing-Table:100): Neighbor 172.30.2.2 not on common subnet for Serial1/0
    *Mar 1 00:20:46.135: IP-EIGRP(Default-IP-Routing-Table:100): Neighbor 172.30.2.2 not on common subnet for Serial1/0
    *Mar 1 00:20:59.727: IP-EIGRP(Default-IP-Routing-Table:100): Neighbor 172.30.2.2 not on common subnet for Serial1/0
    *Mar 1 00:21:13.451: IP-EIGRP(Default-IP-Routing-Table:100): Neighbor 172.30.2.2 not on common subnet for Serial1/0
    *Mar 1 00:21:27.631: IP-EIGRP(Default-IP-Routing-Table:100): Neighbor 172.30.2.2 not on common subnet for Serial1/0

    Referente ao Ping:

    R2 Pinga o R1 pois o ICMP esta saindo com o IP 172.30.3.1 para o IP secundario do R1 172.30.3.2.

    R1 nao Pinga o R2 pois o ICMP esta saindo com o IP 172.30.2.2, pois é o IP Primario, e no R2 nao existe a rede 172.30.2.0/24.

    Porem se vc Pingar do R1 para o R2 informando a origem ele responde:

    R1#ping 172.30.3.1 source 172.30.3.2

    Type escape sequence to abort.
    Sending 5, 100-byte ICMP Echos to 172.30.3.1, timeout is 2 seconds:
    Packet sent with a source address of 172.30.3.2
    !!!!!
    Success rate is 100 percent (5/5), round-trip min/avg/max = 12/36/68 ms
    R1#
    O fato do R1 não pingar o R2 é devido somente o IP de origem do ICMP e não tem a ver com o EIGRP.

  51. Pessoal, vamos à resposta deste desafio! O Bruno explicou perfeitamente, acima (comment #51). O EIGRP não formará adjacência no caso mencionado pois o pacote HELLO, usado pelo protocolo para identificação do neighbor, é sempre enviado com o endereço IP primário da interface. Como o procedimento é este e os IPs primários de R1 e R2 não se encontram na mesma subnet, R2 não consegue identificar os HELLOs de R1, e vice-versa, não formando, portanto, adjacência.

    Quanto ao PING, como bem explicado pelo Bruno, R2 pinga R1 se informarmos que a origem do PING (source) deve ser o IP secundário. Outra forma de resolver o problema é informar, em R1, a rota para o IP primário de R2 apontando para a interface S1/0. Também deve funcionar, neste caso.

    Obrigado pela participação de todos. E aguardem o próximo desafio!

    Marco

  52. Pô Marco, tá mais complicado que a prova CCNA!!!

  53. todos os dias enfrentamos desafios que preciasm de muito mais conhecimento do que você ganha no CCNA, portanto este desafio é perfeito, e não é dificil, basta fazer um lab no GNS3 😉 e em algum lugar no blog já estava escrito sobre o EIGRP e o ip secondary.
    Abraços ^^

  54. Esse Lab é muito bom, reforça o que aprendemos sobre subnet, ip secundário e formação de adjacência.

    Vale apena construí-lo num simulador !

  55. Eu gostaria de fazer alguns simulados tem alguma pagina especialmente pra esse estudos?

Deixe uma resposta