Nova certificação em Carrier Ethernet

mefonly.jpgSaindo um pouco do mundo estritamente Cisco, o Metro Ethernet Forum (MEF) abriu inscrições para sua nova certificação, o MEF-CECP (Carrier Ethernet Certified Professional).

O novo exame visa certificar profissionais com experiência em redes Metro Ethernet, e passa a ter um peso interessante no currículo de um engenheiro de redes. Isso porque o mundo converge na direção de redes “full-IP”, e redes metro Ethernet têm uma participação vital neste processo.  É comum acompanharmos processos de migração de redes “legadas” como Frame Relay, ATM, PDH e SDH para redes Metro Ethernet.

No que se refere à redes novas, estas já vêm sendo concebidas utilizando esta tecnologia, quase que como regra.

Portanto, esta é uma certificação que, na minha opinião, tende a ser muito apreciada pelo mercado. O problema que vejo é que ela ainda é muito recente, e nem todas as empresas a conhecem – apesar de todas conhecerem o MEF como autoridade máxima no que se refere à redes Metro Ethernet.

A certificação não foca em comandos ou cenários, mas em tecnologias e especificações. São 105 questões no formato múltipla-escolha cobrindo temas como especificações técnicas, tecnologias de acesso, emulação de circuitos sobre Ethernet, certificações MEF, aplicações e comparações com outros serviços. O material para estudo, juntamente com os objetivos do exame, encontra-se disponível  sem custo no link http://metroethernetforum.org/page_loader.php?p_id=1683

O exame custa US$350 para a primeira tentativa. Caso o candidato não seja aprovado, tentativas subsequentes têm o custo de US$50. Aparentemente, é possível a realização do exame online (em casa, por exemplo).

PS: Já tratamos superficialmente redes Metro em um post anterior, para os que não viram, vale dar uma olhada.

Fica a dica! Agora, é correr atrás 🙂

Marco.

Referências adicionais:

http://www.ethernetacademy.net/index.php/View-by-tag/MEF-CECP/

http://www.ethernetacademy.net/index.php/MEF-Professional-Certification/mef-carrier-ethernet-certified-professional-mef-cecp-overview.html



Comente usando o Facebook!

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Bem interessante! Não tinha ouvido falar dessa certificação ainda.

    Obrigado por compartilhar!

    Abraços!

  2. Show de bola Marco ja conheço um pouco da tecnologia Metro quando tiver a oportunidade de trabalhar na telefonica com certeza irei tirar esse certificado obrigado mesmo pela dica.

  3. Valeu por compartilhar Marco!

    Tirando ou não a certificação, ter conhecimentos sobre MPLS está cada vez mais em alta! 😉

    Abs e bons estudos galera,
    Felipe Ferrugem!

    “Juntos somos ainda melhores!!!”

  4. MPLS está dominando o mundo……em pouco tempo essa certificação terá seu lugar no mercado !!!!

    Vlw Marco…

  5. vou correr atrás…interessante!

  6. Boa infomação e dicas. Vlw.
    Agora só não entendo esses valores. $350,00!!!! PQP. fala sério só pra fazer uma prova !? Acho q muitas dessas certificações são usadas mais pra arrecadar dinheiro do que provar conhecimento.

Deixe uma resposta