Bye bye 640-802, bem vindo 200-120!

Hoje é o primeiro dia oficial do novo exame CCNA 200-120. Não é mais possível agendar ou fazer o exame 640-802. E isso, afinal, é tão ruim assim? Já falamos deste assunto antes, e a resposta é: NÃO!

As mudanças não são tão grandes de um para o outro. Alguns temas foram retirados – como Segurança e Wireless – e outros, adicionados – como Netflow, OSPF multiarea e uma abordagem mais aprofundada do protocolo IPv6. E é isso! Tenho recebido alguns e-mails me questionando “E MPLS? No site da Cisco fala de MPLS! Vou ter que saber isso?”

Caros amigos, MPLS é tema para um exame por si só. É um assunto extremamente complexo, que apenas é visto no nível CCNP (e ainda assim, apenas no CCNP SP).  Não pensem que a Cisco vai cobrar MPLS em um exame CCNA R&S. Seria como cobrar BGP no mesmo exame. Aliás, MPLS e BGP (assim como QoS) andam de mãos dadas. Portanto, ESQUEÇAM MPLS para o exame CCNA R&S!!

– “Ah, mas no site da Cisco diz que cai”

Será mesmo? Vamos ler com atenção, ok?

No site da Cisco, nos tópicos do novo CCNA, temos:

WAN Technologies

  • Identify different WAN Technologies
    • Metro Ethernet
    • VSAT
    • Cellular 3G / 4G
    • MPLS
    • T1 / E1
    • ISDN
    • DSL
    • Frame relay
    • Cable
    • VPN

Reparem no texto: “Identify different WAN Technologies”. E é isso! Apenas IDENTIFICAR MPLS (e as outras tecnologias listadas) como uma tecnologia WAN! E só!! Eu GARANTO que não precisa saber nada mais do que isso. Assim, não gastem tempo se preocupando com o que não faz sentido, e foquem no que importa, de fato. E bola para frente! O novo exame não tem nada de novo, se pararmos para ver.

Para os que já estão com o novo exame agendado, depois postem aqui suas experiências. Verão que não é um bicho papão, como muitos pensam.

Sobre o novo livro – CCNA 5.0 – a previsão de lançamento segue firme para fim de Novembro. E, uma vez mais, reafirmo: O livro está fantástico e SUPER completo. Vocês vão adorar!

Aproveito para lembra-los que estamos concorrendo no prêmio Top Blog deste ano! Ganhamos no ano passado, e precisamos da ajuda de vocês para conseguir novamente este ano! Basta clicar no banner do Top Blog apresentado na barra lateral do blog, ou clicar neste link. Cada um pode votar duas vezes (via conta Facebook e e-mail). Nos ajude! É rápido e de graça 🙂

Abraço a todos e uma ótima semana!

Marco.



Comente usando o Facebook!

15 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Excelente!!! Marco, há previsão para o início da próxima turma online já nos novos moldes (200-120)?

  2. Spinho, já tivemos esta turma e já temos o material 200-120 (inclusive as novas vídeo-aulas) disponíveis em nossa plataforma para inscrição imediata. Basta inscrever-se.

    http://www.cloudcampus.om.br

    Abs!

  3. Quando houve a migração de 640-801 para 640-802 ainda era possível fazer a prova velha em português. Acontecerá o mesmo com a migração de 640-802 para 200-120? Se sim, como posso agendar minha prova 640-802 em português? Se não, quando existirá uma versão em português da prova 200-120? Obrigado.

  4. Germano, infelizmente não há (ainda) uma resposta para estas questões. Certamente o exame 640-802 não volta mais. Resta saber quando haverá uma versão em português da 200-120. Abs!

  5. Boa Noite,

    E referente a tradução da prova, temos alguma previsão ou isso não vai acontecer?

    Obrigado.

  6. Marco, o que será cobrado de ipv6 com maior profundidade está compreendido no 4.1 ou você fez um possível adendo dessa disciplina tanto no 5.0 como no curso ead?

  7. Daniel, como já foi dito acima, não. Abs! Mizael, o conteúdo adicional de IPv6 não é coberto no 4.1.

  8. Marco, em relação ao lançamento do seu livro, tem data e local ? Foi muito legal o lançamento do 4.1 !

  9. Chega a compreender cálculo para o endereçamento?

  10. Marco, Boa tarde!

    O Livro 4.1 640-802 serve para estudo para a nova prova?

  11. @carllosmelo, itens que não sofreram alteração na nova versão podem servir como é o caso de ACL por exemplo

  12. Marco, bom dia!
    O link da cloudcampus que postou como resposta para o Spinho está errado. Está faltando a letra “C’ do com.br.
    Abraços,

  13. Caros, ainda não entendi como ficou isso….
    Temos que tirar o CCENT agora antes de tirar o CCNA ? Ou podemos partir direto para o CCNA R&S ?
    Para tirar o CCENT precisa das duas provas ? Resumindo, qual é a grade de cursos/certificações que deve ser feito pra conseguir o CCNA ?

  14. vai sai ou não a prova em versão Português

  15. Aparentemente, não vai.

Deixe uma resposta