Meu atual home lab!

Incrível como as coisas evoluem… há pouco mais de 15 anos, meu lab (figura abaixo) tinha roteadores e switches reais. Notem que, com todo o espaço que o rack ocupava, ele me disponibilizava apenas 6 roteadores e 2 switches (L2) – e tinha também simuladores PSTN (preto) e ISDN (branco), que podem ser vistos no topo do rack. E para acessar essa parafernália remotamente, era um desafio enorme! Por isso que eu tinha que ter um servidor console (papel desempenhado pelo saudoso Cisco 2511 – branco, na foto).

Hoje, meu lab atual (figura abaixo) se resume em uma pilha de servidores… e eles dão conta de tudo. Não tenho mais nenhum elemento de rede físico (bom, mentira… tenho um switch Cisco atrás do rack interconectando os servidores, mas só). Nestes servidores, posso criar elementos Cisco (routers, switches L2 e L3) virtualizados, firewalls, máquinas virtuais (Windows, Linux e até mesmo Android, para testes mais específicos), adicionar aplicações, geradores de tráfego e o que mais eu precisar. E o melhor, tudo acessível remotamente de forma rápida e descomplicada.

Com o poder de fogo que tenho neste rack, posso criar centenas de elementos em diversos labs, rapidamente (lembram-se do Webinar sobre containers Docker, certo?).

Além disso, a infra abaixo também é usada para hospedagem de alguns projetos de acesso público, como… este blog! Sim, o blog roda diretamente da garagem aqui de casa. Legal, não?

God bless technology!

E você? Ainda usa elementos físicos em seus labs? Comente abaixo!

Abraços

Marco



Comente usando o Facebook!

1 comentário

  1. Fala Marco,

    Eu também uso tudo virtualizado, uso o EVE, mas eu dediquei um PC para esse fim, nele só o virtualizador e uma das máquinas é o EVE, precisa fazer um upgrade mas da pro gasto.

    Abraço !

Deixe uma resposta