1a Competição Capture the Flag

Como sabem, estou pensando em uma forma de tornar o próximo Mega Desafio mais interessante, competitivo e – claro – desafiador. E me ocorreu que eu poderia levar a coisa para um próximo nível, criando um evento CTF – Capture The Flag – aqui no blog (batizei de Blog CCNA CTF, ou BCCTF).

Não sei se todos sabem do que se trata, mas para resumir, jogos CTF (no âmbito online) foram idealizados para criar competições entre hackers. Mas eu vou mudar o contexto para, ao invés de o foco ser hacking / pentesting / cybersec, ser redes (este primeiro, com foco no novo exame CCNA – 200-301). Eu criei 6 categorias que mapeiam para os tópicos cobrados no exame. Assim, teremos desafios cobrindo praticamente todos os âmbitos do novo CCNA 🙂 .

Eu já instalei e iniciei a adequação da plataforma que usaremos (optei pelo framework FBCTF). Depois vou criar os desafios e inserí-los na plataforma. Vou ter que rodar testes para verificar se tudo está funcionando como deveria e, finalmente, confirmarei uma data para o evento (a princípio, será nos dias 1 e 2 de Agosto – marquem em suas agendas!!!).

Competições CTF podem ser realizadas em times (2 ou mais participantes trabalhando juntos para resolver os desafios e capturar as bandeiras) ou individualmente. Acredito que, por ser totalmente online, a opção mais sensata seria individual e não times. Desta forma, para este primeiro evento, não teremos times (quem sabe nos futuros?).

A plataforma já está online, na URL https://desafio.ccna.com.br

Me digam o que acham da idéia e contribuam com sugestões nos comments abaixo, para que eu siga no desenvolvimento deste projeto. Assim que a data for confirmada, postarei aqui no blog.

Por enquanto, comentem abaixo e DIVULGUEM! Quanto mais gente participar, mais divertido (e desafiador) vai ser! Eu abrirei a plataforma para inscrições mais adiante (informarei aqui no blog quando).

Estou aberto a doações de prêmios para os primeiros colocados. Se quiser contribuir, entre em contato!

Espero que tenham curtido a novidade!

Abraço

Marco



Comente usando o Facebook!

Deixe uma resposta