O futuro do blog

Olá amigos!

Muita gente me pergunta sobre o que será deste blog. Se eu vou continuar  postando conteúdo aqui, ou se o blog “morreu”.  E – acreditem – eu penso muito nisso. E tenho pensado mais nestes últimos meses.

E, neste processo de reflexão, percebi uma coisa…

Meu problema é que eu me cobro demais. Decido reviver o blog e coloco uma meta de um post por semana (as vezes mais), e isso acaba não se materializando pela minha falta de tempo livre (e já vou falar mais disso). Em paralelo, acabo me convencendo que ninguém mais lê o que posto aqui e que, portanto, não tem porque dedicar tempo para postagens. Obviamente, isso me frustra – e o resultado é que acabo abandonando o projeto. Isso já ocorreu inúmeras vezes. E é uma pena, porque eu realmente gosto de escrever aqui.

E foi a essa conclusão que cheguei… se eu gosto tanto de escrever, qual a diferença se 1 ou 100 vão ler? ZERO! Eu devia escrever sobre o que gosto, e seguir fazendo o que fiz quase minha vida profissional inteira: Compartilhar conhecimento.

Então, meus amigos, é com prazer que lhes informo que o blog segue – e seguirá! Sem grandes pretenções, sem um post por semana, mas com posts novos sobre assuntos diversos (aplicações, cloud, automação, emuladores, redes e o que mais vier!).

Eu tenho trabalhado muito com automação (no geral, não especificamente de redes). E estou começando a mexer mais com Kubernetes. Estou montando um lab bacana sobre o tema e documentando o processo, para que vire um post aqui.

Outros projetos que tenho trabalhado e que podem render bons posts:

  • Open Stack
  • VMware NSX
  • Red Hat OpenShift
  • L7 Firewall (Web Application Firewall)
  • Intelligent DNS

 

Vamos ver como as coisas avançam e eu vou postando sobre o que ando fazendo. Talvez estes projetos gerem boas discussões.

É isso meus amigos, grande abraço e seguimos com alguns posts (daqui em diante, sem pressão).

Marco

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Marco, com certeza temos trabalho e outros projetos e postar conteúdo sem a devida motivação e o devido feedback é um pouco difícil. O que posso dizer é que frequentava o blog há um tempo atrás, me ajudou demais no trabalho e nos estudos, através dele adquiri o livro versão 4.0, virou leitura essencial para nossos estagiários e bolsistas. Consegui retornar ao blog recentemente e espero que ele continue. Parabéns por esse trabalho único

    1. Valeu Renato! Eu sei que é difícil! Por isso mesmo a reflexão que fiz… vou seguir em frente 🙂

  2. Fala Marco, fico totalmente feliz com essa decisão, eu sou uma das pessoas que entro toda semana no blog para ver se tinha algo novo. Com relação aos temas, K8S vai ser algo muito interessante de se ver, assim como os demais temas ! Essa parte de SDN também e bastante interessante .. além do NSX se quiser abordar ACI também será muito legal.

    Acho que se puder falar sobre seus labs também será bem legal, evolução e dificuldades que vem pegando, nos últimos meses migrei também de redes para SRE/Devops/Multicloud .. então todos os temas ai propostos vão ser de grande ajuda para todos.

    Abraço !!

  3. Que reflexão legal Marco!!! Siga firme fazendo o que gosta , compartilhando conhecimentos e mantendo esse espaço vivo!!! Pode ter certeza que o que você faz aqui muda vidas!!! Esse Blog mudou minha vida (e de muitas pessoas) e sou muito grato!!!

    Sou seu fã desde muito tempo… =)

    Você é uma pessoa fantástica Marco, um ser humano admirável e um baita professor e profissional!!! Feliz por ter podido conhecer você nesta passagem por aqui!!! Qualquer dia nos vemos novamente!!! 😉

    Grande abraço e vida longa pra ti e pro Blog CCNA!!! =)

    1. Grande Ferrugem!! Bom te ver por aqui!! Espero que esteja bem!

      Abração!!

Deixe um comentário