Facebook e empresas afiliadas down… motivo? BGP. É, de novo.

Olá pessoal, acho que todos repararam (ou ouviram falar) da queda do Facebook e empresas do grupo (Instagram e Whatsapp). O problema começou a ser percebido ontem pela manhã e durou 7 horas. Agora, imaginem uma indisponibilidade de 7 horas em um serviço acessado globalmente por bilhões de pessoas. Não é brincadeira. A coisa foi séria.

Vamos falar, primeiro, do que foi percebido pelo mundo externo:

O que estava falhando? DNS. Ontem, ao tentar acesso aos sites do grupo, browsers e apps retornavam um erro de DNS (em alguns casos, erros do tipo 500 – server-side error – também foram reportados)

Então… o que isso tem a ver com BGP? 

A Cloudflare normalmente publica uma análise detalhada de problemas como este já que ela acaba sendo afetada. E, desta vez, não foi diferente. Eles fizeram uma super análise do ocorrido e publicaram no blog deles. Vale visitar e dar uma lida para entender os detalhes.

Resumidamente, o que parece ter ocorrido foi uma falha de configuração interna que – dentre outros problemas – acabou por excluir o prefixo dos servidores DNS do Facebook dos anúncios BGP. Sem saber como alcançar os servidores DNS autoritativos do Facebook, todas as aplicações da empresa acabaram sendo literalmente “excluídas da Internet”.

Mas a falha foi humana? 

Impossível dizer sem que o Facebook se pronuncie. Mas pode ter sido causada por um processo de automação. Vamos aguardar e ver o que o Facebook diz. Por ser uma empresa de capital aberto, acredito que eles são obrigados a reportar a natureza do problema. Só nos resta aguardar.

UPDATE: o Facebook acabou de publicar um post sobre o ocorrido. Você pode ler a publicação oficial do Facebook aqui.  Segundo eles, a causa do problema foi uma alteração errônea nas configurações dos roteadores que causou um efeito cascata derrubando todos os serviços da empresa (inclusive serviços internos). Não há menção sobre se o ocorrido foi causado por uma alteração manual ou automática.

Abs

Marco

Deixe um comentário