Voltar para Dúvida sobre o Show Interface

Re: Dúvida sobre o Show Interface

Home Fórum CCNA Dúvida sobre o Show Interface Re: Dúvida sobre o Show Interface

#55657

Olá esgfilho….

Olha, espero que a saída abaixo com a tabela de cada significado lhe seja útil. Veja que está bem claro. ok?

Sds.

Márcia Guimarães

 

show interface Ethernet 0

 

Ethernet 0 is up, line protocol is up

Hardware is MCI Ethernet, address is 0000.0c00.750c (bia 0000.0c00.750c)

Internet address is 131.108.28.8, subnet mask is 255.255.255.0

MTU 1500 bytes, BW 10000 Kbit, DLY 100000 usec, rely 255/255, load 1/255

Encapsulation ARPA, loopback not set, keepalive set (10 sec)

ARP type: ARPA, ARP Timeout 4:00:00

Last input 0:00:00, output 0:00:00, output hang never

Last clearing of "show interface" counters 0:00:00

Output queue 0/40, 0 drops; input queue 0/75, 0 drops

Five minute input rate 0 bits/sec, 0 packets/sec

Five minute output rate 2000 bits/sec, 4 packets/sec

1127576 packets input, 447251251 bytes, 0 no buffer

Received 354125 broadcasts, 0 runts, 0 giants

0 input errors, 0 CRC, 0 frame, 0 overrun, 0 ignored, 0 abort

5332142 packets output, 496316039 bytes, 0 underruns

0 output errors, 432 collisions, 0 interface resets, 0 restarts

Ethernet … is up … is

administratively down

ou disable

Up indica se a interface está conectada, e se existe sinal elétrico, conveniente com o tipo de tecnologia em questão, o estado administratively down, significa que a interface fora colocada desta forma por força de comando. Se a interface apresentar disable (ela se desabilitou), significa que recebera 5000 keepalives (frames) errados, em um intervalo de keepalive, que por default dura 10 segundos.

line protocol is {up | down |

administratively down}

Indica que o software do processo, acredita que o protocolo está disponível, isto significa o protocolo acredita que tem confiabilidade de enviar os quadros, este parâmetro, é diretamente condicionado através dos recebimentos de quadros de keepalive, por default íntegros a cada 10 segundos.

Hardware

O tipo de Hardware (MCI Ethernet, SCI, cbus Ethernet) e o MAC Address

Internet Address

Endereço de Rede (IP Address) seguido de sua máscara de rede

MTU (Maximum Transmission Unity)

Unidade máxima que essa interface pode transmitir, o valor é expresso em bytes, e significa o tamanho máximo do pacote (no caso ethernet 1500 bytes) sem haver segmentação

BW (Bandwidth)

Banda em  kilobits por segundo representada por esta interface.

DLY (Delay)

Latência  que esta interface apresenta inicialmente, expressa em microsegundos

rely (reliability)

Confiabilidade que esta interface, representada pela razão, x/255 (8 bits), no caso 100% confiável = 255/255. Calculado por uma exponencial em uma média a cada 5 minutos

Load

Carga que esta interface está recebendo (tráfego), também está expresso na razão x/255, onde a interface está saturada com a razão 255/255 (100%)

Encapsulation

Encapsulamento estabelecido para esta interface

ARP type

Qual o tipo de resolução ARP (Adress resolution protocol) – resolução endereço físico p/ lógico, e vice-versa, foi escolhida –  entre os pontos da rede multiacesso (broadcast-ethernet) não há a necessidade de endereços lógicos somente os físicos, para os endereços de default gateway, a um endereço físico associado.

loopback

Se foi setado o loop local ou não – loopback set, ou loopback not set

keepalive

Se o keepalive está setado ou não. Se não setado, não há espera de keepalive e não há a sua transmissão, o protocolo permanece em up, independente da situação real do circuito, não há referência.

last input

O número em horas minutos e segundos, desde que um último pacote recebido com sucesso foi processado, ideal para trobleshooting em equipamentos que estão a longas horas em inatividade.

Este campo não é atualizado quando  tráfego de fastswitchig (processamento local)

Last output / output

O número em horas minutos e segundos, desde que o último pacote foi emitido por esta interface com sucesso. ideal para trobleshooting em equipamentos que estão a longas horas em inatividade.

Output hang

O número em horas, minutos e segundos (ou nunca) desde que a interface foi resetada pela condição da transmissão levar muito tempo para transmitir, ou seja não dava condições de tráfego também. Nestes campos, se exceder 24 horas, o número de dias aparecerá também, se exceder o limite de dias, um asterisco aparece, indicando o overflow.

Last clearing

Tempo do qual os contadores acumutalivos (relacionados acima também, assim como contadores de pacotes in/out) estão ativos, desde o último reset destes contadores. Os contadores de carga, e confiabilidade (load, rely) não são zerados, quando o comando de reset, é acionado.

***  – indica que o tempo não pode ser mostrado, pela sua dimensão não ser suportada no display

Output queue/Input queue, drops

Pacotes que foram colocados em fila (buffer) tanto de entrada, quanto de saída, pela condição de tráfego atual. Este número, é seguido de seu limitante, ou seja o limite máximo que pode ser colocado em fila/buffer ou seja tamanho da fila. O número de pacotes descartados, pelo limite da fila, é representado pelo drops

(five minutes) inpute rate

(five minutes) output rate

(five minutes) input rate / output rate, significa o intervalo que por default é 5 minutos – 300 segundos – onde teremos a média, calculada por uma exponencial, do tráfego nesta interface, em bits/segundo. A cada 4 períodos é que se calcula esta aproximação, para alterarmos este intervalo, deveremos alterar o intervalo para a base de tempo desejada, através do comando load-interval ( ) seconds – a base de tempo está diretamente relacionada com o processamento do roteador.

Packets input

Quantidade de pacotes recebidos sem erros pelo sistema/interface

Bytes input

Quantidade em bytes de dados e acessos MAC recebidos pela interface, sem erros

No buffers

Número de pacotes recebidos, dos quais foi descartado, por não haver mais espaço no buffer existente. Chuvas de broadcasts em ethernets, e distorçoes por ruídos em seriais, são responsáveis pelo acréscimo deste parâmetro, compare com o campo ignored count.

Received …  Broadcast

Número total de pacotes do tipo broadcast e multicast recebidos por esta interface

Runts

Total de pacotes descartados, por possuir tamanho menor que a média mínima considerada, para ethernet um pacote menor do que 64bytes, é considerado um runt.

Giant

Total de pacotes descartados por possuir tamanho maior do que a média máxima considerada, para ethernet um pacote maior do que 1518bytes é considerado um giant.

Input errors

Seria inicialmente a somatória de todos os pacotes errados, incluindo dos contadores de giants, runts, no buffers, ignoreds, CRC, frame e overrrun. Um pacote pode ocorrer outros erros não relacionados acima, e também em um pacote pode ocorrer mais de um erro, do qual não pode ser considerada a soma de todos os contadores, o fator input errors.

CRC

Cyclic Redundance Checksum – quando o valor de CRC relacionado ao dado entregue, não combina com o CRC calculado pelo componente de origem. Esta diferenciação se dá por problemas de ruídos na rede LAN, em problemas no barramento ou nas interfaces. O alto número de CRC’s pode significar uma alta taxa de colisão, bem como a própria não integridade do dado de origem. (somatória).

Frame

Pacotes recebidos com erro de CRC e com um número não inteiro de octetos, (corrompido) no frame. Isto está relacionado, ao mal funcionamento da Rede LAN, ou da alta taxa de colisão.

Overrun

Número de vezes que a interface ficou debilitada, não conseguindo segurar os pacotes recebidos para o envio para o buffer, pelo fato do alto tráfego na interface estar além do possível suportado.

Ignored

Número de pacotes ignorados (descartados) pelo fato da interface estar trabalhando em ritmo inferior aos seus buffers internos (diferentes dos citados em itens anteriores), problemas com ruídos e broadcasts causam o acréscimo deste contador

input packets with dribble

condition detected

Número de pacotes que são aceitos pela interface, mas são caracterizados por possuir tamanho além do normal, mas não chegam a ser descartados por serem giants packages conforme exemplo anterior. Este contador possui propósitos muito específicos.

Packets outputs

Total de número de mensagens/pacotes enviados pelo sistema

Output bytes

Total em bytes de mensagens/pacotes e MAC packages enviados pelo sistema

Underruns

Número de vezes que a transmissão trabalha mais rápido que o roteador pode controlar. Em algumas interfaces este parâmetro pode não estar reportado

Output errors

Soma de todos os erros que o sistema preveniu a transmissão que leva ao destino, não relacionar com a soma de todos os erros apresentados para o tráfego de saída, pois em um pacote pode haver mais de um erro, além de existirem outros erros não mencionados, que podem estar relacionados com este contador.

Collisions

Número de colisões contada por este interface, as causas de colisões podem ser diversas: muitos repetidores, cascata de transmissão (hubs), tamanho do bus (cabeamento). Um pacote que colide, é contado uma única vez no contador de saída – output packets (retransmissão)

<

.