Voltar para Windows Server 2003

Re: Windows Server 2003

Home Fórum Problemas do mundo real Windows Server 2003 Re: Windows Server 2003

rodaff
Participante

Olá,

Respondendo ao Marco:
1) Rodrigues, o roteador esta com as rotas para as redes 10.1.x.x e 10.2.x.x, como eu havia sugerido anteriormente??
R: Não. Como estas redes na realidade não existem, são só placas com estes endereços no servidor 2003. Vou colocá-las hoje e testo.
2) Outra coisa… para máquinas das redes 10.1.x.x e 10.2.x.x acessarem a Net, vc precisa ter NAT configurado. A rede 10.x.x.x não é roteavel na Internet. Você está com NAT ativado???
R: As redes 10.1.x.x e 10.2.x.x não possuem máquinas (neste teste). Sei que a rede 10.x.x.x não é roteável , mas não estou acessando nada dela. Quando acesso é do servidor 2003 que está com as três placas. O NAT não está ativado, mas vou fazer isto para ir testando. A propósito, em seu livro na página 227, vc explica os tres tipos de NAT. Eu pergunto quais as vantagens e desvantagens de cada tipo. Como temos todo o range de um endereço de classe C, e que é maior do que toda a quantidade de máquinas que temos (254 endereços válidos e temos 220 máquinas) qual o tipo de NAT mais indicado?

Respondendo ao Manuel:
1) Crie as 3 VLans no switch conforme orientei, e configure no mínimo duas portas para cada Vlan.
R. Vou criar.
2) O servidor Windows 2003 tem que ter uma rota de saida para o endereço do roteador e duas rotas para as redes internas.
R. Ativei o roteamento no 2003, criei estas rotas mas não houve alteração do problema. Como não havia criado as V’LAN’s, vou refazer.
3) Habilite o NAT pois como o Marco disse acima as rede 10.x.x.x não são roteadas na Internet.
R. Como não acesso nada da rede 10.x.x.x, pois este endereço só está configurado em duas placas de rede, não fiz isto, mas como disse acima, vou fazer e testar.

Obrigado,

Rodrigues