Voltar para Geral

Dicas para projetos 2013

Home Fórum Geral Dicas para projetos 2013

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Autor
      Marcelo
      Participante

Amigos,

Vim recorrer a imensa experiência conjunta da comunidade para me ajudar… Estamos preparando aqui na empresa o Budget de 2013 para Infra… já coloquei alguns projetos, mas o chefe pediu mais!! (parece q tem grana pra ser torrada esse ano!! kkkk)

Eis meu dilema… não consigo pensar em mais nada… por isso peço ajuda aos ilustres colegas!! Que implementações vocês podem me indicar?

Não vou falar mais nada, pra não limitar a capacidade criativa de vocês… não importa se vai ser para uma empresa de grande ou pequeno porte… qualquer sugestão é bem vinda!! Seja projeto de Infra de redes, Telefonia, wireless, etc. Qualquer implementação que facilite a vida dos usuários e a do pessoal de Infra tb!!

Obrigado pessoal!

Gustavo Ruas Naves
      Participante

Marcelo,

Para ficar mais fácil.
      Tendo como exemplo. O que você já sugeriu?

A. Carvalho
      Participante

ISE (infra) e BYOD (usuários/infra).

Fabio
      Participante

@Marcelo, como você não passou nenhuma informação relevante sobre a infra já existente, fica difícil nos sugerirmos coisas, por exemplo, não sabemos se é 1 escritório, se é 1 matriz com diversas filiais, qtd de funcionários, projeto para que areá (infra, telecom, ti, sistemas, etc) o que a empresa já tem? qual o fabricante do atual parque tecnológico?

Isso foi o que lembrei sem pensar muito…rs

A. Carvalho
      Participante

Acho bem mais fácil irmos postando o que achamos interessante e o Marcelo vê se enquadra no ambiente da empresa que ele trabalha.

Fabrício ALDC
      Participante

Se é só gastar que vc quer compra um Nexus 7k, pronto missão cumprida !
      rs
      Agora falando sério, impossivel sugerir melhorias sem conhecer o ambiente

abs

Fernando Avelino
      Participante

Pra sugerir algo é necessário saber qual segmento da empresa pra poder transformar as necessidades do negócio em soluções tecnologicas…. dê mais detalhes.

Marcelo Nunes
      Participante

Marcelo!

Pra ficar melhor as dicas de melhorias para sua empresa, fala um pouco do ramo de atividade, tipo de infraestrutura, quantidade de ativos e usuarios e quais tecnologias ja implementadas na sua empresa.
      Não precisa falar nada que não possa ser divulgado para não teres problemas.

Att
      []’
      Nunes

Rodrigo Ribaz
      Participante

2 nexus7010 com duas supervisoras cada
      Módulos de 10g e um giga.
      Licenças de L3 (full ) se tiver mais de um site licença de OTV.
      2 Nexus 5 mil ( como distribuição ) ligando via vpc com os 7010. Fazendo um etherchannel via portas 10giga
      Para acesso nexus 2000 dependendo da quantidade dos usuários / servidores.
      Segurança um cluster de checkpoint com licença ilimitada.

Um curso DCUFI para capacitar.
      Da pra começar

Marcelo
      Participante

hasuasuhsauhsauhsuhsa…. a galera começou bem!!

Então pessoal, se eu for descrever o ambiente como um todo para vocês vai demorar muito. O que eu queria é o que o A. Carvalho falou… idéias!

O que posso dizer é que é uma empresa com matriz + 1 fábrica + 3 escritórios pequenos no Brasil. 200 funcionários na matriz, 100 na fábrica (administrativo) e mais 50 espalhados nos 3 escritórios. Empresa do ramo da Agroindústria que faturou 655mi em 2011 !

Por alto, o que já tem, ou melhor, o que não pretendo mexer por enquanto:

Acesso, Distribuição e Core = ok (e só para informação… não é Cisco…é HP) <– outra informação… não vão mudar! kkkkkkkkkk

Storage EMC = ok

Wireless LAN Controller

VoIP

Vlw pessoal!!

vmosconi
      Participante

Waas?

Bruno Alves Monteiro
      Participante

Dá pra adicionar diversos serviços, como mobility, controle de acesso, conceitos e tecnologias de green it, colaboração…

Mesmo C/D/A sendo HP não há nenhum problema, só que como meu forte é Cisco não dá para opinar muito.

zekkerj
      Participante

Projeto de Home Office?

-----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

Marcelo
      Participante

Gostei do waas e do home office!! Vlw @vmosconi e @zekkerj !!

Alguém tem mais alguma coisa?

Bruno Rangel
      Participante

IP Telephony …
      um projeto bem dimensionado pode trazer um bom retorno …

jonas
      Participante

@Marcelo, como o Bruno mencionou projetos de colaboração são bem atrativos … Unified Communications ! dá hora !

Marcelo
      Participante

@Bruno e @Jonas… UC já está no radar também… mas vocês tem algum "case" para eu possa estudar?? Tipo, tecnologias, equipamentos e também facilidades para end user, integração de times, etc…

Bruno Freixo
      Participante

Uma empresa de 350 Funcionarios com 655Mi, que eficiencia é essa. Com certeza tem dinheiro para investir.

De inicio eu me recomendo! 😉

Pode Ser:

Cisco SAFE – Threat Control
      CSA
      NAC
      MARS
      IPS
      IDS
      CSM

ACS
      ACE
      FWSM
      TelePresence – Muito Bom!
      10G Ethernet
      Nexus Fiber Fabric / FCoE

Alem das ja citadas e etc…

Abraço,
      Bruno.

Marcelo
      Participante

Bruno… 350 funcionários de setores administrativos… usuários diretos das tecnologias dos escritórios. Fora funcionários de "campo".

Gostei das suas dicas! Vou pesquisar mais a respeito!!

Vlw!!

Bruno Rangel
      Participante

Minha ideia de Unified Communications talvez atenda sua necessidade pois tem o conceito de “cost saving”
      Por exemplo:

CUCM com “Multisite WAN with Centralize Call processing” possibilitando a integração entre sua Matriz e filiais …
      Com usarios Home Ofice utilizando os recursos da empresa em qualquer lugar do mundo

Alta disponibilidade dos escritorios (SRST,CM-fallback, etc), PSTN cost-saving utilizando TEHO. Integração com seu sistema e aplicações de telefonia atual, escalabilidade,etc.
      Telepresence, Unity, UCXX, são alguns exemplo e podendo utilizar ambiente totalmente virtualizado …

Obvio que tudo dependendo da sua necessidade …

Bruno
      Participante

Marcelo ,

Uma dica é implantar o gerenciamento na camada fisica , com path panel gerencial , DIO gerencial , etc… Aconselho Systimax por não precisar de cabo proprietario.
      Outra tendencia forte é BYOD, este tenho em teste na empresa de trabalho.

Abs

Marcelo
      Participante

Bruno… vc poderia explicar o q seria BYOD ???

zekkerj
      Participante

Essa eu sei. "Bring Your Own Device". Traga seu próprio aparelho de casa — tablet, smartphone, note/netbook — e use no serviço.

-----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

Bruno Alves Monteiro
      Participante

@zekkerj

Isso mesmo!

Mas com essa possibilidade diversas brechas de segurança são criadas, com isso é necessário implantar um sistema inteligente que não apenas bloqueie acesso indevido, mas análise todo um contexto para disponibilizar níveis de acesso à rede. A Cisco está investindo fortemente em soluções e incentivos para que essa prática fique ainda mais comum e simples de gerenciar.

Alexandre Avelar
      Participante

Acelerador WAN entre os sites é uma boa dependendo da utilização de seus links.

Moonspell
      Participante

Ao meu ver, aceleradores WAN são bem mais úteis quando temos alta latência. É comum vermos link com baixa utilização e mesmo assim os usuários reclamarem. Nesse caso, é uma soluçao interessante.

vmosconi
      Participante

E aí @Marcelo

qual foi a escolhida?

thiago.mello
      Participante

@ Marcelo,

Telepresence da Cisco! Uma ótima solução de vídeo conferência foi implantada na empresa que trabalho recentemente…

Visualizando 27 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.