Voltar para CCNA

Frame Relay – Dúvidas

Home Fórum CCNA Frame Relay – Dúvidas

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #47075
      Bruno Rocha
      Participante

      Boa noite pessoal, estava estudando Frame Relay no NetAcademy, e surgiu algumas dúvidas referente à tecnologia Frame Relay;

      1. Em uma topologia utilizando malha completa ou malha parcial, sempre tem que utilizar o endereçamento IP da mesma sub-rede?
      2. Estou utilizando o Packet Tracer v5.3.3 e não estou conseguindo implementar um Switch FR, é possível configurá-lo?

      Abs!

    • #98350
      zekkerj
      Participante

      @bruno.veras: "Em uma topologia utilizando malha completa ou malha parcial, sempre tem que utilizar o endereçamento IP da mesma sub-rede?"

      Tem, se vc quiser que as pontas se comuniquem. Mas se vc não quiser que se comuniquem, é a melhor forma de fazer.

       

      @bruno.veras: "Estou utilizando o Packet Tracer v5.3.3 e não estou conseguindo implementar um Switch FR, é possível configurá-lo?"

      Use o elemento "Cloud-PT" que fica no grupo "Wan Emulation".

      Vc deve estar estudando por conta própria, não? 🙁

      Se estivesse num curso regular, o instrutor iria explicar como usar o "Cloud-PT" pra emular um switch F-R.

       

      Se vc quiser mesmo implementar um Switch Frame-Relay com um roteador, pode usar o GNS3. Inclusive é legal vc fazer isso, pra vc pegar prática em um ambiente muito mais elaborado que o PT. O GNS3 vai te deixar bem próximo da experiência de mexer num equipamento real.

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #98351
      Fernando F. Silva
      Participante

      Bruno,

      1. Frame-relay é um protocolo layer 2, IP é um protocol layer 3, pra obter conectividade é preciso que cada camada esteja operando corretamente, pra camada 2 esteja correto os DLCI precisam estar configurados corretamente de acordo com o mapeamento no SW-FR, pra camada 3 esteja correta é preciso que os IPs estejam na mesma subnet, acho que alguns conceitos não estão muito bem compreendidos.

      2. Pode user Cloud-PT como sugerido pelo zekkerj, se for criar uma do zero, é preciso configurar o mapeamento nela pra funcionar.

    • #98352
      Bruno Rocha
      Participante

      então zekkerj e Fernando F. Silva, utilizei o elemento Cloud-PT, mas pensei que tinha outra opção de configuração. Na minha topologia, tem três roteadores utilizando malha completa, e cada link WAN, estava inserindo um endereçamento IP /30, então comir bola!!! … estou fazendo um curso pré-preparatório, minha aula sobre Frame Relay, é no próximo sábado, achei um pouco confuso esse conteúdo do Frame Relay no NetAcademy. Sobre o GNS3, o software consume muito processamento do PC por tratar de um emulador?

    • #98353
      roboxtz
      Participante

      Consome mais processamento sim,existe um elemento no GNS3 chamado Idle Pc utilizado para baixar o uso de memória,se for usar GNS3 use isto.

      Quanto á Frame-relay:

      Você pode implentar tanto um endereçamento dentro da mesma rede quanto um em redes diferentes.Com a utilização de endereçamento dentro da mesma rede em uma topologia hub and spoke (malha parcial) para que um spoke se comunique com outro terá que utilizar de um mapeamento estático (DLCI P/ IP) em cada spoke para que isso ocorra ou rotas estáticas apontando para o hub mas o comum á se fazer é DLCI mapping.

      Caso use redes diferentes nos links (a melhor prática neste caso é o uso de subinterfaces) neste tipo de topologia para que um spoke alcance o outro basta rodar um protocolo de roteamento entre eles ou fazer uso de rotas estáticas´,em subinterfaces não se pode criar um mapeamento estático (DLCI P/ IP) pois é entendido que só há uma ponta á se alcançar(elas operando em ponto á ponto claro,point-to-point é o comportamento default para estas interfaces).

    • #98354
      zekkerj
      Participante

      Só pra completar… hub-and-spoke é sempre uma malha parcial, mas nem toda malha parcial é hub-and-spoke!

      E pra rodar protocolo de roteamento em frame-relay há uma série de cuidados a se tomar. O primeiro deles é que a maioria dos protocolos de roteamento interno (IGP) dependem de comunicação em multicast ou broadcast. E o frame-relay não tem nem um nem o outro, sendo inclusive conhecido como "Rede de Acesso Múltiplo Sem Multicast" ou NBMA (do inglês "Non-Broadcast Multiple Access").

      O resultado é que se você simplesmente joga um IP na interface frame-relay, e declara a rede dessa interface num protocolo como o OSPF, o EIGRP, ou mesmo o RIP, há uma chance grande das coisas acabarem não funcionando da forma como espera. Pra resolver isso há alguns comandos adicionais (que só são vistos no nível de CCNP), e o conceito de trabalhar com sub-interfaces (este sim o aluno de CCNA tem que dominar).

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #98355
      Bruno Rocha
      Participante

      Obrigado pelas informações roboxtz, zekkerj e Fernando F. Silva, me ajudaram bastante à entender como funciona o Frame Relay. Valeww pessoal!

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.