Voltar para CCIE

Futuro das certificações CISCO (em especial CCIE)

Home Fórum CCIE Futuro das certificações CISCO (em especial CCIE)

Visualizando 59 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #48607
      washington
      Participante

      Senhores, boa noite!

      Este é meu primeiro post no fórum. Estou completando a 3ª prova da certificação CCNP, e ando pesquisando muito sobre que caminho tomar na minha carreira profissional, pensei até em começar a estudar para CCIE R&S aos poucos e aprendendo o máximo possível para daqui a 3, 4 anos tentar me certificar. Porém, ao ler alguns blogs e sites sobre o assunto, uma dúvida me ocorreu: Até quando o CCIE será realmente relevante? Vale apena investir tanto tempo e recurso em algo que talvez não dure o suficiente para dar o retorno financeiro e profissional pretendido?

      Ao que parece é consenso que o SDN irá extinguir grande parte dos empregos que giram em torno de roteadores e switches, banalizando ainda mais nossa profissão… Qual a perspectiva de vocês em um horizonte de 5 anos? Acreditam que as certificações e a própria Cisco ainda serão relevantes?

      Deixo um podcast de um excelente site que acompanho:
      http://packetpushers.net/show-182-the-future-of-networking-part-1-as-inspired-by-nfd7/

      Também existe a parte II desse podcast que vos aconselho a ouvir, há também um link no próprio site para uma palestra ministrada por um engenheiro da Dell que fala sobre o assunto, dizendo em uma mesa rodeada de CCIE que a certificação logo deixará de fazer sentido.

      Vamos tentar trocar idéias sobre o assunto sem “vestir” a camisa de certificação ou de qualquer fabricante.

    • #114113
      zekkerj
      Participante

      Uma pergunta, Washington. Você já trabalha na área?

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #114114
      thiago.mello
      Participante

      Todos estão dizendo que o SDN será tendência no cenário de redes e muitas coisas mudarão, mas pergunto será que para os principais fabricantes como Cisco, Juniper, HP e entre outros, possuem interesse nesta grande mudança? A Cisco perderia muito mercado com isso!

      Também possuo as mesmas duvidas que você, porém ainda vejo algumas tecnologias de Data Center como Fabric Path e blades pass – trough (virtual connect da HP e outra da IBM que não recordo o nome) como soluções mais novas que podem eliminar alguns protocolos de rede, ou seja, simplificar algumas das tarefas e conhecimentos que precisaríamos ter.

      Talvez o SDN demore mais um tempo para chegar a nossa realidade, mas se chegar mesmo sem dúvida estas certificações não terão mto valor no futuro.

    • #114115
      washington
      Participante

      Zekkerj,
      Trabalho com informática a uns 15 anos e com roteadores e switches estou completando 1 ano.

      Thiago,
      Perfeito o comentário, acredito que essa mudança não seja vontade da Cisco, Juniper ou HP, mas parece ser inevitável, outros players do mercado (como a Dell) adotarão essa tecnologia vendendo soluções e manutenção mais barata, o que obrigará a Cisco a partir para esse caminho.

    • #114116
      washington
      Participante

      Lembro que comecei minha carreira prestando suporte a computadores, isso a 12, 15 anos atrás, os salários eram bons na ocasião. Com o passar dos anos, a tecnologia foi aumentado e hoje qualquer um é técnico de informática, muitas vezes com cursos de 40 horas, isso achatou os salários. O passo natural era passar para área de servidores, infelizmente está ocorrendo o mesmo fenômeno.

      Será que daqui a 2,3 anos veremos o mesmo com a área de redes?

    • #114117
      zekkerj
      Participante

      Focando no gancho que eu puxei: você ainda tem pouco tempo de experiência em R&S. Não acho que o seu momento pede um CCIE, ainda. Esse momento vai chegar, então você pode até seguir sua preparação. Mas primeiro agregue mais experiência.

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #114118
      Fernando Avelino
      Participante

      Eu acredito que o CCIE evoluirá (e ja tem evoluído) no sentido de cobrir as novas carreiras técnicas do futuro… não existirá mais “especialista de redes”…. existirá “especialista cloud”, “especialista big data”… “especialista collaboration” etc… o CCIE já tem evoluído nesse sentido, acho que o CCIE na verdade irá perder um pouco do espaço pq a própria Cisco tem perdido espaço no mercado, todos os outros se juntaram contra ela e ela está apanhando forte, embora ainda esteja de pé… não da pra a ficar só no mundinho de R&S, ele está sendo engolido por novas tecnologias, o conhecimento em R&S ainda será util, mas não suficiente, hoje é preciso que vc saia da camada de rede e comece a entender de aplicação (coisa que nós odiamos), então pra continuar no mercado será preciso começar a pensar fora da caixa…. agregar novos conhecimentos e habilidades, é o que o mercado está pedindo… o CCIE ainda está em alta, e vai continuar por um bom tempo, principalmente os que englobam especializações como Voice, DC, Wireless….

    • #114119
      Fernando Avelino
      Participante

      Minha estratégia para o futuro é migrar para área de projetos e Governança, além dos salários serem melhores, é um conhecimento considerado “nobre” pelas empresas, (sendo técnico, mesmo CCIE vc sempre será o eterno técnico/peão aos olhos do gerente, não importa se vc fala 3 idiomas e tem MBA) vc não precisa ficar fazendo janela de manutenção em finais de semana… hoje você estuda 3-4 meses pra tirar um PMP, gasta uns R$2000 reais pra se certificar e com a certificação e pouca experiência em projetos + inglês consegue salários iguais de CCIE com muito menos esforço, além de abranger mais seu leque, pois com a técnica de gerencia de projetos vc pode atuar em qualquer area de TI…. então eu sugiro quem gostar também dessa área a buscar conhecimentos de Gerencia de projetos, tudo começa pelo PMP, depois vc pode partir para metodologias ágeis como SCRUM etc….. mesmo que vc queria continuar um tempo na área técnica, é um baita diferencial, ja que a maioria dos profissionais técnicos tem a visão bem limitada quando precisam sair do mundo deles.

    • #114120
      rgentil
      Participante

      Pouca experiencia em projetos + PMP, CCIE+ pouca experiencia ….voce acham que os salarios sao iguais ? ou perto ? nao sei salario de pmp, mas CCIE uns 10k,12k o cara tira……..PMP tambem ?
      Eu estou pensando seriamente em fazer uma po de projetos aqui…….so preciso de uma grana pq o negocio ta salgado por enquanto kkkkkkkkkkkkkkkk…..

    • #114121
      Igor Mendonça
      Participante

      Já trabalhei numa empresa que estava perdendo todos os gerentes de projeto com PMP, geral recebendo oferta de R$12.000+ e PLR fuderosa. PMP faz muita mágica no CV.

    • #114122
      gabrielfernando
      Participante

      Bom dia galera, vi alguém questionar se os grandes fabricantes como Cisco, HP e DELL possuem interesse em SDN e gostaria de comentar que eles não só possuem interesse em SDN mas já lançaram produtos que suportam tal tecnologia. Basta procurarem por switches que suportam o Openflow Protocol.

    • #114123
      thiago.mello
      Participante

      Fernando Avelino,

      Pelos comentários que vi, você possue as mesmas certificações que eu. Ainda vai correr atrás do CCIE R&S ou irá mudar o foco?

      As vezes penso que a área técnica é um pouco ingrata, nós temos que estudar muito, temos pouco reconhecimento das áreas gerenciais e ainda “sofremos” com as mudanças de tecnologia e tendências novas, ou seja, temos que estar sempre correndo atrás do osso pq em TI as tecnologias se renovam com o passar do tempo.

    • #114124
      rgentil
      Participante

      Igor,

      PLR depende mto da empresa que o cara esta e sindicato.., infelizmente quem eh do Sindp ta ferrado, eh uma porcaria ne…

      Thiago,

      Eu vejo isso de outra forma, nao vejo como nao somos reconhecidos pelos gerentes, mas acho que temos que mostrar pra eles q sem o nosso conhecimento , ele eh que ta fudido…..
      ele pode ate falar, contrato alguem pagando a metade que faca a mesma a coisa, mas sempre vai ter algo que o cara nao vai saber, e vai ter que estudar e aprender, e dai leva tempo e nesse tempo a empresa ja perdeu uma grana……que poderia ter investido em vc….isso eh questao de conversar talvez…claro que tem mto gerente que nao esta nem ai…..mas td deve ser conversado…

      Ainda acho mto importante, primeira coisa a fazer qnd entrar na empresa eh montar um plano com seu gerente, claro , mto claro, e seguir isso….assim, vc tem futuramente o que mostrar que evoluiu e o seu gerente tambem tem como mostrar q vc evoluiu para tentar algo por vc dentro da empresa…

      meu ponto de vista apenas =)

    • #114125
      josebogo
      Participante

      Pergunta cretina:o que é PMP??? rsrsrs

    • #114126
      Edson
      Participante

      @josebogo, dá uma olhada aqui, tem várias informações legais: http://bit.ly/A2bh6u

      Eh uma certificação, com cadeia de treinamento e tals, voltada para a área de gestão de projetos.

    • #114127
      thiago.mello
      Participante

      PMP = Project Management Professional

      É uma certificação na área de gerenciamento de projetos de TI

    • #114128
      mtllc22
      Participante

      PMP é não é só para TI não…

    • #114129
      rgentil
      Participante

      PMP eh td, desde matar uma barata, ate construir um aviao hehehehehe….

    • #114130
      Moonspell
      Participante

      Quem não está disposto a “correr atrás da tecnologia” pela eternidade, assim como o Fernando Avelino disse, sugiro migrar para áreas mais “nobres” de TI, tais como negócios, projetos, governança, processos etc. Como qualquer área, também exigem bons conhecimentos e estudo contínuo. Porém, sacrificam menos o profissional, pagam melhor e são áreas onde o conhecimento não é tão volátil como na nossa. E, pelo o que vejo, nós, técnicos de TI, temos alergia a essas áreas. Vemos elas como uma coisa chata e aí nos recolhemos para o nosso cubículo, onde ninguém nos incomodará. E aí está a oportunidade para aqueles que romperem esse estigma. Creio eu que conhecimento técnico/gerencial/negócios pode fazer maravilhas ao profissional. É algo raro no mercado.

      Hj mesmo estou começando um curso de extensão em Gestão Financeira no SENAC…Vamos ver no que dá.

    • #114131
      thiago.mello
      Participante

      Achei que era somente para o ambiente de TI, bom saber!!

      Passar a vida inteira correndo atrás da tecnologia é complicado..

    • #114132
      rgentil
      Participante

      Eu acho que depende muito do nivel tecnico do cara, por exemplo: um cara com varios anos de engenharia de redes, pode virar um supervisor do time de redes, nao eh tao tecnico, e eh um cargo bom ja ou gerente de NOC, tambem nao precisa mais esta dia a dia com todas as tecnologias, tem um pouco de tecnico e um pouco gerencial, e o salario eh bom…conheco team lider de time de engenharia ganhando seu 18k facil…mas o cara eh bom, tem um background bem grande e resolve qualquer buxa q o time nao resolver, fora a parte de “gerencia” que ele faz, planejamento com o time e bla bla bla

    • #114133
      josebogo
      Participante

      Valeu pelas respostas, pessoal! Bom saber dessas certificações.

    • #114134
      Fernando Avelino
      Participante

      @rgentil, um salario de PM varia de 8 a 20 mil dependendo da sua experiência, ficando na média entre 10 e 15k, de todos os PM’s "pleno" que eu conheço nenhum ganha menos de 10 mil… basicamente qual é a função do cara? cobrar o trabalho de caras como nós, fazer uns gráficos no Excel e depois apresentar um PPT com o NOSSO trabalho como sendo resultado DELE, sendo que ELE leva o crédito principal do trabalho rsrs

      @thiago.mello, eu compartilho da mesma visão que você, eu gosto muito da área técnica, por enquanto estou focado em tirar o PMP,

      Eu troquei o meu cargo de engenheiro de redes por coordenador de projetos recentemente, meu trabalho ainda demanda uma grande expertise técnica, mas estou trablahando com diversos conceitos de gerenciamento de projetos, estou gostando muito.

    • #114135
      Igor Mendonça
      Participante

      @Fernando
      E ter que fazer a “cola” entre o técnico e o cliente. É praticamente viver entre o martelo e a bigorna. O salário motiva bastante pra partir pra essa área, mas quando lembro do que faz…. a CLI me entende bem melhor do que o desgraçado do cliente que quer serviço premium de graça. hehe

    • #114136
      rgentil
      Participante

      Hoje em dia eu comecei a ver mais esses lados de pm…pq como trabalho em empresa pequena, nao temos time de pm, e bla bla, eh um time de engenharia de redes e pm ao mesmo tempo hahaha entao estou ate que aprendendo um pouco na marra….

    • #114137
      gustavofranco
      Participante

      O carro elétrico existe a anos… e a gasolina está ai firme e forte isto é mercado, o mercado de redes ainda tem muitos anos até que os vendors que são quem mandam nele definam se vai ou não ter está mudança fiquem tranquilos. Obviamente se especializar em SDN é como o IPV6 vc se prepara antes da bomba.

    • #114138

      Eu concordo com o Gustavo… SDN é inevitável. Claro que, hoje, não há interesse dos grandes vendors nesta tecnologia, pois certamente perderiam muito com ela. Mas o SDN vem mostrando sua cara e muitos testes em larga escala já estão sendo feitos com este conceito. Também há grandes players como VMWare, Microsoft, HP, Oracle e outros desenvolvendo muito em cima de SDN. O futuro dirá para que lado a coisa vai, mas minha opinião é: Estude e prepare-se para o SDN. Ele virá, sim… não sei quando, mas virá 🙂

      Abs!

      Marco.

    • #114139
      Michel Perez
      Participante

      Eu concordo com o que o Avelino disse, e digo mais, creio q o CCIE vai ser modificado, com essa nova onda de SDN, as coisas vão sofrer uma alteração, o negócio é saber quanto tempo até isso rolar..

    • #114140

      Mas não adianta mudar o CCIE sem ter uma linha de produtos voltada para SDN – e a Cisco não tem. E acho que vai demorar a ter (se é que vai, um dia)…

    • #114141
      Diogo Mendes
      Participante

      Pra mim uma coisa não elimina a outra. O CCIE continua tendo o seu valor, mas é claro que o profissional deve permanecer atualizado de acordo com os rumos do mercado. O conhecimento adquirido pelo profissional não vai deixar de ser válido.

      Quem tem que se preocupar com mudanças desse tipo na área são aqueles que trabalham em tarefas corriqueiras que não exigem um grande conhecimento e podem ser facilmente automatizadas, otimizadas e eliminadas. O profissional que aplica script, configura vlan em porta e da shut no shut em interface, corre sério risco de perder sua vaga.

      Especialistas continuarão necessários com a ressalva de estarem atualizados com as tendências do mercado.

    • #114142
      rgentil
      Participante

      Concordo com o Diogo, acho que nao teremos tantas vagas de deployment mais, onde os analista recebe uma lista de comando em notepad e cola no device…sem nem saber o q ta fazendo.

    • #114143
      Igor Mendonça
      Participante

      @Marco
      Na verdade eles já estão montando uma linha SDN-ready. Os Catalyst 3850 e 6800 já suportam o Cisco onePK e OpenFlow, o pessoal do marketing da Cisco já está até frisando bem o fato de ser SDN-ready nas apresentações.

      http://www.youtube.com/embed/dXY3TcDXV14

      https://youtube.com/watch?v=K-igQ-UsUz8

    • #114144
      Michel Perez
      Participante

      O que quis dizer é que mudanças vão rolar certamente, ninguém sabe ao certo exatamente o q, só o tempo dirá. 🙂

    • #114145
      Fernando Avelino
      Participante

      Na verdade existe interesse da Cisco sim no SDN, tanto que ela tem sua própria arquitetura SDN fechada chamada ACI (Application Centric Infrastructure), a Cisco Comprou recentemente uma empresa de SDN chamada INSIEME e lançou a plataforma SDN nexus 9000 em cima da tecnologia da Insieme, fora o ONEPK que é outra iniciativa


      @Moonspell
      , eu concordo plenamente com vc em todos os apectos, seu post dispensa comentários 🙂 os que estão dispostos a “pensar fora da caixa” e conseguem aliar bom conhecimento técnico com negócios e governança são profissionais de TI extremamente diferenciados, é o melhor dos mundos…


      @gustavofranco
      , o Carro elétrico não vingou pq não existe interesse comercial na popularização da tecnologia, as petrolíferas teriam prejuízos catastróficos caso as pessoas não dependessem mais de petróleo, o que não é o caso comparável ao SDN, que é uma oportunidade das empresas lucrarem aprovisionando serviços mais rápido e reduzindo custos absurdos.

      My 2 cents: O mundo do SDN veio pra ficar, ja é realidade, já está ai e não irá demorar pra ser implementando, simplesmente pelo fato que as vantagens para as empresas são muitas e no final o granade motivador pra qualquer projeto sempre é financeiro e assim como existiu a briga de padrões de mercado entre BETAMAX x VHS e BLUERAY x HD-DVD, atualmente está dividido em duas vertentes, a arquitetura fechada da Cisco, o ACI, e a arquitetura aberta usado pelos outros Vendors, seja ela qual for a vencedora o CCIE R&S no atual formado perderá espaço, isso é fato pois já está perdendo, até alguns anos atrás ninguém ousava sequer questionar o CCIE R&S, só dar uma olhada no google e vc verá centenas de discussões em forums começando a questionar o real valor do CCIE R&S num futuro próximo….essa é minha percepção, que algo começa a ruir quando começa a ser questionado.


      @Igor
      , realmente é um saco, concordo plenamente, estou tentando desenvolver esses skills tb!

    • #114146
      rgentil
      Participante

      eu..ate acho que o sdn possa vim realmente no mercado, mas ainda acho que para algumas empresas….e depende mto do ramo….empresas grandes, exemplo volkswagen,nao querem gastar dinheiro em equipamentos de rede……isso nao eh investimento para eles…ok, sdn sera mto mais barato, qnt ? eles terao que refazer todo o parque de rede deles ?…ate ai leva mais uns anos..ate colocarem o papel em pratica mesmo……
      eu acho que o CCIE RS foi questionado pq a cisco praticamente esqueceu ele por anos e deixou tecnologias antigas, ou seja, realmente vale a pena vc manjar de frame-relay qnd ngm usa mais frame-relay ? eu acho que esse eh um dos motivos…depois da v5..eu ainda acho que o ccie tera um forte peso no mercado, mesmo pq nao eh qualquer um que vai la e faz a prova e passa assim facil…..
      mas eh mto ver a ideia de td mundo e o caminho que o negocio esta tomando

    • #114147
      Fernando Avelino
      Participante

      @Rgentil, na verdade se vc parar pra pensar o SDN é negócio pra essas empresas financeiras e indústrias onde o foco não é TI, pois com o SDN eles vão reduzir custos e aprovisionar serviços mais rápidos… hoje o gargalo da TI é a Infraestrutura… aprovisionar um servidor é fácil, o problema é a rede, quando o software fizer isso sozinho, vc diminui o aprovisionamento de meses pra minutos, isso pra qualquer negócio é vital…..

      Para as empresas de TI será ruim, pois eles vão parar de lucrar alto na venda de hardware.

    • #114148
      rgentil
      Participante

      Eu entendo, mas acredito que as empresas que nao tem foco em TI, por exemplo, volkswagen…..acredito eu (um chute) que eles demorem ate colocar um produto assim no mercado, vao ficar meio desconfiados, testar, ter ctza que ta ok….outra coisas…terao que mostrar que isso gera lucro mesmo, em numeros para o time de financas…….e dai sim poder realmente entrar no negocio de boa….entende ? Esse processo leva um tempo…….nao digo que nunca vira, mas leva tempo…………

    • #114149
      zekkerj
      Participante

      Isso depende da habilidade de quem vender a idéia pra eles. Se conseguirem provar por A+B que eles vão ter menor gasto e maior disponibilidade da rede, a novidade será adotada a toque de caixa.

      Mas primeiro terão que passar por um pequeno detalhe: o argumento de que essa tecnologia reduz a necessidade de mão de obra não vai pesar tanto num setor que já terceiriza a área de TI.

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #114150
      luizfagnerlv
      Participante

      Realmente… Mas para a maioria dos cliente, independe qual a tecnologia que será adotada para apoiar o seu parque, o que realmente o cliente quer é que o serviço (não tecnologia/plataforma) traga resultados ao seu negócio, o que o cliente quer é garantia de um serviço confiável, estável e escalável.

    • #114151
      Richard
      Participante

      Galera,

      Esqueçam SDN como esse conceito que vocês veem por ai.

      A Cisco entrou nesse mercado com um produto totalmente diferenciado (como ele já costuma fazer), o termo SDN é uma “umbrella” assim como cloud computing, muito vago. Só para vocês terem uma idéia até o final do ano passado não EXISTIA NADA implementado em produção com SDN, NADA. Esse termo SDN existe desde 2008, como algo revolucionário, mas idéia e mundo prático nem sempre caminham juntos.

      A idéia que a Cisco traz com a linha de produtos Nexus 9000 é um SDN de “terceira geração” já que os 2 primeiros falharam em atender as necessidades dos grandes provedores de serviços e Enteprise. Os dois primeiros que citei são Openflow e Network virtual controller.

      Uma coisa é certa, a Cisco foi forçada a entrar nesse mercado, pois isso (SDN) torna os devices de rede commodities. Como era inevitável, ele teve que entrar nesse mercado de uma forma diferenciado que vemos por ai.

      Nos próximos meses será lançado o Cisco ACI. Que é justamente o controller que fará todo o gerenciamento da rede sobre Nexus 9000 e mais alguns hardwares compatíveis (VXLAN).

      No ACI não existe linha de comando rw, e os protocolos de L2 que conhecemos hoje estão fadados a legacys networks, muita coisa será feita em python e o provisionamento de serviços L7 será tão simples e intergrados que serão executados quase de forma automática.

      O futuro dessa tecnologia? só o tempo dirá, pois o mercado é tão dinamico que isso pode não atender os clientes ou, pelo contrário, pode virar um novo padrão de mercado. Isso pode levar um bom tempo, assim como o ipv6 que eu já ouvia a frase “os ips ipv4 estão acabando, corra” há 10 anos atrás.

      Participo de uma comunidade de CCIEs Data Center, e discutimos esse mesmo assunto recentemente, o consenso é que o CCIE ainda vale MUITO a pena, pois não adianta saber programar em python se você não conhece de infraestrutura. O CCIE avalia não somente o conhecimento do candidato, mas também a capacidade de resolver problemas complexos sob pressão.

      Apenas uma opinião. (ignorem os erros, escrevi tudo na correria aqui).
      Abraços.
      Richard

    • #114152
      Igor Mendonça
      Participante

      Não consigo ver o SDN diferente do que as soluções Wireless são hoje (plugar o AP na rede e dar alguns cliques via web gui pra colocá-lo pra funcionar), no máximo existirão algumas funcionalidades proativas, tenho olhando com o rabo do olho pra boa parte dos demônios que estão falando aí do SDN.

      E mesmo que eu esteja errado, acredito muito no que o Richard disse: não adianta saber programar python se não conhece de infraestrutura.

    • #114153
      Fabio
      Participante

      @Richard disse tudo o que eu tinha curiosidade. Se os próprios CCIE’s, que estão no dia-a-dia de diversas empresas não se veem ameaçados, porque eu, um mero CCNA por enquanto, vou ficar na duvida em estudar ou não estudar para me tornar um CCIE um dia por causa de uma tecnologia.

    • #114154
      adamus0007
      Participante

      “”Participo de uma comunidade de CCIEs Data Center, e discutimos esse mesmo assunto recentemente, o consenso é que o CCIE ainda vale MUITO a pena, pois não adianta saber programar em python se você não conhece de infraestrutura. O CCIE avalia não somente o conhecimento do candidato, mas também a capacidade de resolver problemas complexos sob pressão.””

      this^

    • #114155
      zekkerj
      Participante

      Fabio: "@Richard disse tudo o que eu tinha curiosidade. Se os próprios CCIE’s, que estão no dia-a-dia de diversas empresas não se veem ameaçados, porque eu, um mero CCNA por enquanto, vou ficar na duvida em estudar ou não estudar para me tornar um CCIE um dia por causa de uma tecnologia."

      Não que eu discorde da sua opinião. Apenas me veio à cabeça, quando li seu comentário, o conselho Jedi reunido, debatendo sobre a ameaça sith.

      Vc precisa parar de estimular minha glândula nérdica, @Fabio.

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #114156
      Fabio
      Participante

      @zekkerj…relaxa…eu fiz este comentário porque conforme o titulo do debate “Futuro das Certificações Cisco (em especial CCIE) eu estou em vias de realizar a primeira prova do CCNP e claro que sonho com o CCIE e não irei privar de uma conquista por conta de uma tecnologia. Pois, conforme diversos comentários, muitos focavam em “será que CCIE será desnecessário e coisa e tal”. A unica coisa que me evitaria de buscar este titulo é o caso de haver uma falência da Cisco, mas ainda assim, mesmo com isto acontecendo, CCIE será reconhecido por muitos anos e fazendo uma diferença no $$$.

    • #114157
      rgentil
      Participante

      Eu ainda acho que o CCIE eh e sera muito valido, mesmo com o SDN em campo, a pessoa precisa saber como a tecnologia funciona.
      Mesmo assim vale estudar outras coisas depois que conquistar o ccie…….pra nao ficar desvalorizado…

    • #114158
      Fernando Avelino
      Participante

      A melhor noticia disso tudo é que vc pode estudar em casa o assunto, ja existe até vm completa usando OpenFlow http://mininet.org/

    • #114159
      rgentil
      Participante

      Fernando, ja brincou com isso ?

    • #114160
      victor.rebli
      Participante

      Existe um curso na coursera sobre sdn.

    • #114161
      Fernando Avelino
      Participante

      @rgentil, subi a VM estou lendo o site e usando os guides, eu sou meio prego em linux mas to me virando.

    • #114162
      RenatoR
      Participante

      po legal essa VM, vou explorar isso tb, obrigado por compartilhar.

    • #114163
      washington
      Participante

      Um ano após inicio do tópico, como andam a perspectiva em relação ao SDN, CCIE e os demais assuntos abordados?

    • #114164
      Paganlango
      Participante

      Não sei se mudou muita coisa meu caro, até então só ouço assuntos pertinentes no meio acadêmico (mestrado), pois nas graduações plenas e certificações as quais estamos habituados a estudar eu ainda não vi nada relacionado. Andei pensando em iniciar um mestrado por conta disso.

    • #114165
      Daniel.Matozinhos
      Participante

      Estive conversando com um colega que trabalha em um Datacenter (Tier 3) aqui em BH sobre essa discussão, e o mesmo me disse: O assunto SDN e a tecnologia no ambiente atual deles é como um “Elefante Branco de gravatas”… Muito se fala, cogita, mas ainda sim, é uma coisa muito “pre-matura”, pra dizer que vai vingar… A proposta do SDN é muito interessante, mas na prática: O custo de se trocar toda uma infraestrutura “Legacy” por equipamentos compatíveis, recrutar profissionais qualificados, ROI de uma aquisição dessas (que à meu ver, tem que ser palpável, pra se valer tal investimento).

      E outra: Uma empresa de grande porte não vai simplesmente trocar toda sua infra “da noite pro dia”, só por conta de uma coisa que hipoteticamente vai trazer benefícios somente á médio e longo prazo. E mesmo se isso acontecer acredito que haverão por muito tempo ambientes híbridos, e nessa miscelânea, os profissionais CCIE (ou qualquer outra Cert nível Expert) ainda terá muita relevância.

      Só pra exemplificar e fazer uma analogia á este assunto (totalmente discrepante do contexto SDN), mas que tem à ver com tecnologia: Estamos hoje na versão 2012 R2 do Windows Server, mas o que eu já vi E ainda vejo de infra (completa), rodando Windows 2000 Server e 2003, (ambientes GRANDES e rodando REDONDO), dá para se ter uma ideia de que o mercado e as empresas não se pautam por tendências (para adquirir ou trocar) ativos de rede.

      “Ah, e perguntem aos gerentes de TI desses ambientes: Vamos mover tudo pro 2012 agora, porque tem muitos novos recursos e tal… Você vai ouvir um belo NÃO”.

    • #114166
      Marcelo
      Participante

      Uma ótima discussão sobre o assunto. Aprendi bastante!

    • #114167
      Fabio Santos
      Participante

      De 1997 quando comecei a trabalhar com TI para cá muitas mudanças ocorreram, do IPX/SPX novell quase nem se ouve falar mais, a regra do 5-4-3-2-1 da ethernet nem cai mais nos exames, até onde eu sei. IPv6 já é realidade, a distancia entre profissionais de TI, de telecom e de automação são cada vez menores. Redes ethernet cabeadas com cabo coaxial e terminadores de 50 ohms! Cadê as conexões discadas a 28800 bauds com US ROBOTICS ou Gênius, nossa… Instalar uma placa de vídeo 256 cores, um mouse, ou mesmo um modem, demandava conhecer config.sys, himem.sys e autoexec.bat. Então, que venha a SDN ou quaquer outra tecnologia, ela não pode ser contida. Podemos ter o CCIE SDN ou sei lá o que! Fato é que devemos usar a tecnologia para viabilisar outras atividade objetivamente, e não apenas por modismo.

    • #114168
      Edson
      Participante

      Show hein Fabio, nostalgia bateu forte agora… 🙂

      O pessoal nem sabe o que é regra 5-4-3-2-1 , rsrs
      US Robotics, o coisinha boa 🙂 rsrs

    • #114169
      Fabio Santos
      Participante

      Edson nem quero me alongar muito neste assunto para não sair do tema da discurssão, mas, USROBOTICS era solução de primeira mesmo naquela época. Mas, o que eu quero dizer mesmo é que qualquer tecnologia nova comprovadamente melhor do que as em uso atualmente devem ser bem recebidas. Acredito que o programa de certificações da cisco, especialmente CCIE é muito bem estruturado e deve continuar assim ainda por um bom tempo. Acredito que a CCIE continue com grande relevância pelo menos nos próximos 10 anos.

    • #114170
      zekkerj
      Participante

      @Fabio Santos: "De 1997 quando comecei a trabalhar com TI para cá muitas mudanças ocorreram, do IPX/SPX novell quase nem se ouve falar mais, a regra do 5-4-3-2-1 da ethernet nem cai mais nos exames, até onde eu sei. IPv6 já é realidade, a distancia entre profissionais de TI, de telecom e de automação são cada vez menores. Redes ethernet cabeadas com cabo coaxial e terminadores de 50 ohms! Cadê as conexões discadas a 28800 bauds com US ROBOTICS ou Gênius, nossa… Instalar uma placa de vídeo 256 cores, um mouse, ou mesmo um modem, demandava conhecer config.sys, himem.sys e autoexec.bat. Então, que venha a SDN ou quaquer outra tecnologia, ela não pode ser contida. Podemos ter o CCIE SDN ou sei lá o que! Fato é que devemos usar a tecnologia para viabilisar outras atividade objetivamente, e não apenas por modismo."

      Baralho… não sei se fico contente ou preocupado. Trabalhei com essa tralha toda. E um pouco mais…

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #114171
      yeyesk8
      Participante

      Em relação ao profissional que estuda hoje para certificação CCNA, ainda tem valor um profissional recém certificado sem muita experiência na área de redes? levando em consideração que pra se certificar, muita coisa prática há de ser feita em laboratórios e simuladores de redes.

Visualizando 59 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.