Voltar para Livro CCNA 4.1

Livro CCNA 4.1 Dúvida.

Home Fórum Livro CCNA 4.1 Livro CCNA 4.1 Dúvida.

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #48561
      RogerCDantas
      Participante

      Eae glr blz?

      Sei que o livro novo já saiu, porém como ainda estava lendo o antigo estou relendo novamente, antes de começar a ler os ICDN.
      No livro 4.1 página 166, mostra um cenário onde é utilizado VLSM.
      A minha dúvida é a seguinte:
      Se mesmo utilizando subredes necessitamos configurar rotas para haver comunicação entre elas, então, pelo menos no exemplo do livro, a utilização do chamado VLSM, foi simplesmente para mostrar como funciona, nos obrigando a utilizar a mesma rede Classfull 192.168.10.0, porém em um cenário real, não seria mais “fácil” utilizar outra rede qualquer como 192.168.11.0? Pois teremos que utilizar roteamento de qualquer forma.
      Então resumindo, a obrigatoriedade de manter todas as filiais na mesma rede Classful foi apenas para aprendizagem, ou há alguma outra razão fora orgnização?

      P.S.: Eu sou bem novato nessa aréa, estou começando a estudar “direito” agora, rs.

      Abçs.

    • #113746
      Mizael Andrade Reis
      Participante

      Imagine uma rede na qual você precisa endereçar 100 hosts e outra na qual você precisa endereçar 60 hosts. Sem VLSM, você precisaria de duas redes classfull, como por exemplo, 192.168.10.0/24 e 192.168.11.0/24, ou seja, duas redes distintas, de 254 hosts cada uma. veja o desperdício injustificável.

      Não faria parte de uma estrutura de rede mais otimizada propor duas redes, vertendo-as de uma mesma rede classfull, ao tempo em que você consegue atender a solicitação demandada, como algo do tipo 192.168.10.0/25 e 192.168.10.128/26?

      Pense em duas redes diferentes que realmente devam existir, e de tamanhos variáveis (dai a necessidade de haver uma forma de se variar a máscara para atender de perto a solicitação) e você entenderá o real propósito positivo de se usar vlsm.

      Sem vlsm, você teria que criar redes com a mesma quantidade de host, independente se uma tem 120 host e outra tem 14.

    • #113747
      zekkerj
      Participante

      @RogerCDantas: a obrigatoriedade de manter todas as filiais na mesma rede Classful foi apenas para aprendizagem, ou há alguma outra razão fora orgnização?

      Na época das redes classful, a idéia era que todas as redes de sua empresa faziam parte do mesmo "sistema", e assim deveriam todas estar na mesma rede classe cheia. Os protocolos de roteamento eram baseados nessa idéia; quando você passava de uma rede classe cheia para outra (fronteira de classe), o protocolo descartava toda informação de sub-rede, que a princípio só interessava pra quem estava na mesma rede.

      Hoje em dia, você procura manter as filiais na mesma sub-rede por motivos organizacionais, e pra manter as tabelas de roteamento mais simples, usando e abusando de sumarização.

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #113748
      RogerCDantas
      Participante

      Obrigado amigos, ajudou muito!

      abçs

    • #113749

      Roger, você pode usar qualquer rede. No livro, para efeitos didáticos, foi passada uma rede classful /24 apenas para que tenhamos noção de como podemos criar um plano de endereçamento para utilizar melhor os endereços IP disponíveis, mesmo em um universo tão limitado como uma rede /24.

      Abs

      Marco.

    • #113750
      RogerCDantas
      Participante

      Obrigado Marco.

      Abs

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.