Voltar para CCNP

MPLS – LDP ou RSVP-TE

Home Fórum CCNP MPLS – LDP ou RSVP-TE

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 25 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46937
    lcdsj
    Participante

    Pessoal,

    Estou tentando aprender na raça MPLS e estou com a seguinte duvida…
    Posso utilizar o LDP somente para o LSR-ID (loopback) e o restante eu faço com RSVP-TE ou tenho que rodar o LDP por baixo sempre? Precisarei de usar VLPS neste caso?

    #97133
    Igor Mendonça
    Participante

    Cara, o RSVP você só vai precisar por em prática quanto for aplicar QoS na malha MPLS. Como, imagino eu, você tá pegando as manhas agora usa só o LDP mesmo (ou TDP, caso queira conhecer os primórdios da coisa) e aprenda os conceitos e as configurações. O jogo todo pra aprender MPLS é configurar os PEs, todo o resto é extremamente fácil.

    De início você vai ver que a coisa é bem diferente, mas após algumas configurações você pega a manha fácil, principalmente após configurar MPLS VPN. O RSVP e o Traffic Engineering em si vai vir mais pra frente. 😉

    #97134
    lcdsj
    Participante

    No meu caso eu só vou usar a Engenharia de trafego, é a minha necessidade.
    Por isso fiquei com esta duvida, se vai funcionar ou não e se eu tenho que mudar alguma coisa.

    #97135
    Cassio Gomes
    Membro

    LCDSJ,
    O protolo LDP é pre-requisito para construir uma rede MPLS, resumidamente ele é responsavel pela troca de labels entre os vizinhos.
    RSVP é um outro protocolo que é utilizado para MPLS-TE (Traffic Engineer), e se voce precisa de MPLS-TE, com certeza voce primeiro precisa construir a rede MPLS utilizando o protocolo LDP e em seguida habilita o RSVP nas interfaces.

    Igor, RSVP não está relacionado com aplicação de QoS, pois voce pode ter uma rede MPLS com QoS sem utilizar o protocolo RSVP.
    Abraços

    Cassio Gomes

    #97136
    Igor Mendonça
    Participante

    @Cassio
    Claro, no entanto, você pode criar uma política de QoS numa mesh MPLS sem uso de RSVP tão eficiente quanto uma com RSVP?

    #97137
    Anônimo
    Inativo

    O Ruim dos “profissionais” (aspas realmente) que fraudam exames, é a sua incapacidade de sustentar discussões tecnicas… Isso é um sinal claro do dump.

    http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_1t/12_1t3/feature/guide/traffeng.html

    Daniel Patrick
    CCIE #29537

    #97138
    Igor Mendonça
    Participante

    @Daniel
    ‘Isso é um sinal claro do dump’ ou de alguém que AINDA ESTÁ ESTUDANDO E PRATICANDO MPLS nos labs, fazendo uma pergunta séria ao Cassio. Principalmente após se deparar com os seguintes textos no student guide de MPLS da Cisco e no Wikipedia:

    “MPLS QoS enables network administrators to provide differentiated types of service across and MPLS network. MPLS QoS offers packet classification, congestion avoidance, and congestion management. Differentiated QoS is achieved by using MPLS experimental bits or by creating separate LSP tunnels for different classes. Extensions to LDP are used to create multiple LSP tunnels for the same destination (one for each class).”

    “Applications running on IP end systems can use RSVP to indicate to other nodes the nature (bandwidth, jitter, maximum burst, and so forth) of the packet streams they want to receive.”

    PS: Não me leve a mal, mas ainda não lhe vi postar alguma coisa útil no fórum ou que agregue valor e conhecimento à ninguém. Apenas o vejo numa falsa caça às bruxas e colando seus digitos em cada post.

    #97139
    Anônimo
    Inativo

    Então pare de vestir a camisa do “sou foda” e comece a ter humildade… eu não ligo se voce fraudou, isso é um problema gerado por voce e para você e em última instancia para o seu empregador. Toda a vez que voce orientar alguem errado ou indicar o caminho incorreto, voce será cobrado por isso.  O que diferencia os garotinhos dos adultos e/ou dos conhecedores e o que “cola”, é a capacidade de sustentação as suas teorias e a tecnologias existentes. Portanto, meu caro, meus digitos são com suor e sangue, e pra voce chegar lá, vai ter que sambar muito e sem dump.
    Aproveita que o conselho é de graça, se não tem certeza do que esta falando, cale-se, pode ser melhor!

    #97140
    zekkerj
    Participante

    patri26D, eu compartilho a estranheza do Igor.

    Você o conhece? Você o viu usando dump? Você sabe a bagagem que ele tinha, antes de fazer as provas? Então não acuse sem provas.

    Eu mesmo levei dois anos e meio pra tirar meu CCNP. Mas se eu descontar o tempo em que fiquei de vagabundagem, foram 4 ou 5 meses de estudo. Vai me acusar de ter tirado o CCNP com dump também?

    Se te dói tanto, faz o seguinte, chama a galera pra sair no braço, mas não tumultua o fórum.

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #97141
    zekkerj
    Participante

    E pra fechar o desabafo: é pena que eu não tenho certificação CCENT. Pq se tivesse eu ia passar a assinar meus Posts:

     

    Zekke RJ

    CCENT #9991234

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #97142
    Igor Mendonça
    Participante

    Visto a camisa do ‘sou foda’? Ter humildade? Você tem certeza que tá falando comigo? Nunca desmereci ninguém aqui dentro ou nunca estufei meu peito pra falar de alguma coisa, quando estou errado em algo tendo a admitir o erro e reconhecer que aprendi com a correção feita por alguém. O propósito deste forum, creio eu, seja agregar conhecimento e trocar aprendizado e não FICAR MEDINDO A PIROCA com os outros. Você, por outro lado, deveria reconhecer isso e não aparecer aqui apenas pra vir falar merda de alguém ou postar os seus digitos… aliás, foda-se os seus digitos ou se vou ter que sambar até ter os meus isso é um problema meu e apenas meu. Novamente, não estou aqui desmerecendo ninguém e quanto mais você, você ralou para ter os seus e não é por isso que tem que se achar o juiz do STF internacional das certificações ou ficar cheirando a vara dos outros pra saber se bateu punheta ou comeu alguém.

    Quanto ao “ter certeza do que está falando ou cale-se” acho que você nasceu sabendo tudo o que sabe ou te instalaram um chip do conhecimento. Aprendizagem e todo o método científico gira em torno do melhoramento contínuo. Eu estou estudando MPLS e achei que poderia contribuir com o pouco que sei, no entanto o Cassio viu que eu estava errado e me chamou a atenção para o que seria o correto. Isso é completamente normal e saudável para qualquer discussão, do contrário o Marco teria colocado pré-requisito de CCIE e Doutorado para postar alguma coisa aqui.

    Acho que você, por outro lado, é que precisa contribuir mais com essa comunidade, descer do seu banquinho e mostra humildade antes de falar dos outros…

    PS: Gostaria apenas de pedir desculpas ao criador do tópico por acabar desvirtuando o tópico e aos que lerem esse post e se sentirem constrangidos com as palavras usadas.

    #97143
    Cassio Gomes
    Membro

    Olá Igor,
    Sim, voce poder ter todas as funcionalidades citadas acima sem a utilização do RSVP, e conforme voce mesmo citou, isso é capaz atraves do MPLS EXP. Se quiser depois posso te passar alguns exemplos. O RSVP hoje em dia é utilizado apenas para MPLS-TE pois é muito importante em algumas configurações de reserva da banda na criação do Tunnel.

    Comentário extra, patri26D, sinceramente não entendi o seu comentário, totalmente inapropriado. Sugiro pensar antes de fazer tais comentários sobre outras pessoas, pois o Igor estava com a intenção de ajudar um outro colega, e a existência deste fórum é exatamente para isto, um sempre aprende com o outro e automaticamente um corrige o outro, sempre com o espirito de ajudar, e até o momento não vi nenhum desrespeito nas respostas. Não preciso defender ninguém aqui, só queria deixar claro que é muito importante o bom relacionamento com qualquer pessoa.

    By the way, este mundo é muito pequeno e ele sempre dá muitas voltas.
    abraços

    Cassio Gomes

    #97144
    Jonnathan Ferreira
    Participante

    eita

    #97145
    Alexandre Avelar
    Participante

    Vida longa ao Blog…

    Como diz o Ferrugem (kd ele?)

    "Juntos somos ainda melhores"- acho que é isso…

     

    LHP

    #97146
    Flyner Portugal
    Participante

    …vamos manter a paz!

    #97147
    Daniel Gurgel
    Participante

    @patrik26D Que duente eahaehuaehuaehuaeuea

    #97148
    neldel
    Participante

    @Alexandre

    ” LHP ” , hahahah, é nóis tiuzão!!!

    Cara, com meus quase 2 anos de blog, tenho visto que os ânimos estão altíssimos!!! isso é triste, pois quem olha o título do tópico não espera um ” fight ” desses.

    @Patri, na boa, declaração infeliz novamente.

    #97149
    rgentil
    Participante

    LHP hahahahahhaha
    Corintiano é fod…sempre temque meter o LHP no meio…UHEAUHAUHEAUHEUA
    dale verdão!!!! =)

    maassss voltando ao assunto de MPLS…………………..

    #97150
    lcdsj
    Participante

    Certo Cassio,
    Eu tinha feito da seguinte forma, só utilizei o LDP na interface de loopback, no caso então, eu vou ter que usar o LDP na rede inteira?
    Não posso constituir uma rede só de RSVP?

    #97151
    Cassio Gomes
    Membro

    Você usa a loopback apenas como Router-ID para MPLS, na verdade você nem precisa habilitar LDP na interface loopback. O protocolo LDP e’ habilitado nas interfaces de conexão com os outros Routers do backbone MPLS, por exemplo entre os PEs e Ps da rede, e nessas mesmas interfaces você também habilita o RSVP especificando um valor de bandwidth que pode ser utilizado.

    Se tiver duvidas avise, amanha posso enviar alguns links.
    Abraços

    Cassio Gomes

    #97152
    Cassio Gomes
    Membro

    LCDSJ, seguem alguns links para melhor entendimento do assunto:

    Video sobre o assunto muito bacana
    http://www.cisco.com/web/learning/le31/le46/cln/qlm/CCIP/mpls/understanding-mpls-te-concepts/player.html

    PDF Com informações básicas de MPLS, L3VPN, L2VPN e TE
    http://www.clrgomes.com.br/books/Cisco%20Press%20-%20Introduction%20to%20MPLS.pdf

    Abraços
    Cassio Gomes

    #97153
    lcdsj
    Participante

    Entendi, só para fechar, necessitarei sempre de usar o LDP, independendo de usar ou não o RSVP-TE?

    Valeu pela atenção, muito obrigado mesmo.

    Abraços!

    #97154
    Cassio Gomes
    Membro

    Se voce estiver falando de uma rede MPLS, o protocolo LDP é fundamental, sempre é necessário.
    Abraços

    Cássio Gomes

    #97155
    lcdsj
    Participante

    Ok Cassio, valeu.
    Abraços

    #190625
    Sidney Berkenbrock
    Participante

    kkkkkkkk Daniel Patrick CCIE #29537 !!! Que isso meu caro CCIE, arrogancia la nas alturas hem.

    Boa tarde Cassio,

    o LDP e mais facil de implementar e mais utilizado em grandes provedores, porem, nao tem suporte para engenharia de trafego.

    Voce pode utilizar o RSVP no lugar do LDP sem problema algum, porem, o trabalho e maior, pois os LSPs precisam ser configurados manualmente por todo o caminho (desconheco alguma forma dinamica) e por isso que o LDP e mais utilizado.

    Um backbone MPLS pode ser totalmente sinalizado com RSVP, nao sendo portanto, premissa a utilizacao do LDP para insercao de labels em prefixos.

    Segue uma topologia ai pra dar uma ideia melhor.

    Attachments:
    You must be logged in to view attached files.
Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 25 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.