↑ Retornar para CCNP

Comandos de Switch no GNS3 Alpha3

Home Fórum CCNP Comandos de Switch no GNS3 Alpha3

Este tópico contém 31 respostas, possui 10 vozes e foi atualizado pela última vez por  Flyner Portugal 5 anos, 4 meses atrás.

Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 32 do total)
  • Autor
    Posts
  • #48619

    DehAle
    Participante

    Galera,

    Boa Tarde,

    Estou estudando para a prova de switch do ccnp, estou lendo o official certification guide, e na parte que de trunks entre switches layer 2, tem alguns comandos para configurar o trunk que nos switches do GNS3 não estão aparecendo, não tem esse comando, ex: switchport nonegotiate, switchport mode dynamic.

    Switch(config-if)#switchport ?
    access Set access mode characteristics of the interface
    autostate Include or exclude this port from vlan link up calculation
    dot1q Set interface dot1q properties
    host Set port host
    mode Set trunking mode of the interface
    port-security Security related command
    private-vlan Set the private VLAN configuration
    trunk Set trunking characteristics of the interface
    voice Voice appliance attributes

    Switch(config-if)#switchport mode
    Switch(config-if)#switchport mode ?
    access Set trunking mode to ACCESS unconditionally
    dot1q-tunnel set trunking mode to TUNNEL unconditionally
    private-vlan Set private-vlan mode
    trunk Set trunking mode to TRUNK unconditionally

    Alguém sabe pq esses comandos estão faltando, será bug da imagem do IOU?
    Em todas as imagens layer 2 com release 15 estão assim, eu tentei usar uma com release 12.2 e nessa imagem tem todos esses comandos que eu mencionei.

    Eu pensei que fosse pq o ISL foi descontinuado, mas quando liga o switch e da um show interface switchport, as portas estão subindo como dynamic desirable e encapsulation ISL.

    Vlw

    0

    0

    #114228

    rgentil
    Participante

    eu tambem percebi que nao tem esse comando, acho que nao foi implementado….sei la

    0

    0
    #114229

    zekkerj
    Participante

    Se vc disse que na versão 12.2 os comandos aparecem, pode ser que seja específico da versão do IOS.

    Observe no entanto que nenhum dos dois comandos tem a ver com ISL ou dot1q. O comando pra isso é "switchport trunk encapsulation xxxx". Em alguns equipamentos vc é obrigado a selecionar um encapsulamento antes de colocar a interface em modo tronco.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114230

    rgentil
    Participante

    nossa, nao tinha lido direito, tem essa o comando no 12.2, vou usar essa imagem entao….

    0

    0
    #114231

    Fernando Avelino
    Participante

    Ja saiu o Alpha4… na verdade até o release oficial continuarão a existir muitos bugs.

    0

    0
    #114232

    DehAle
    Participante

    Instalei o Alpha 4 e continua a mesma coisa, acredito que seja bug mesmo, pois quando sobe o trunk ele sobe como dynamic desirable, mas se configura de qualquer outra forma não consegue de jeito nenhum voltar para o dynamic desirable.

    Fica ai a dica, quem estiver estudando para a prova de switch, melhor utilizar a release 12.2

    0

    0
    #114233

    rgentil
    Participante

    tem um lugar para reportar esses erros nao tem ?

    0

    0
    #114234

    zekkerj
    Participante

    @dehale: …mas se configura de qualquer outra forma não consegue de jeito nenhum voltar para o dynamic desirable.

    Pior que tem…

    Fez um "switchport mode trunk"? É só fazer um "no switchport mode trunk" que ele volta a "dynamic desirable".

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114235

    DehAle
    Participante

    E se quiser configurar a porta para dynamic auto?
    Será que tem algum outro jeito também?

    0

    0
    #114236

    zekkerj
    Participante

    Aí não, pelo menos até corrigir a imagem.

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114237

    vcaixeta
    Participante

    Pessoal, ve se mais alguem passou por isso:
    Criei uma topologia com 4 switches, e criei interface virtual nos 4. Não consigo pingar de um SW para o outro, e as interfaces físicas mostram um numero absurdo de Collision.
    Detalhe, nao da pra mudar speed/duplex das interfaces. Mais alguem ja passou por isso e conseguiu resolver?

    Valeu!

    0

    0
    #114238

    zekkerj
    Participante

    Como assim não dá pra mudar o duplex das interfaces?

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114239

    vcaixeta
    Participante

    Na verdade não consigo mudar o speed, ele fica como Auto, e se o speed esta Auto não é possivel forçar o Duplex… ou tem como? Tambem nem sei se isso resolveria alguma coisa, só ia testar.

    0

    0
    #114240

    zekkerj
    Participante

    Defina "não consigo". Ele não deixa mudar, ou vc muda e não acontece nada?

    0

    0

    -----------------------------------------------------------------------------
    Receba Johrei e purifique seu Espírito.
    http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    #114241

    vcaixeta
    Participante

    Tem a opçao, mas da erro ao mudar! Duro que não salvei o lab direito e perdi tudo 8), o principal problema é que os sw hora se pingavam, mas naior parte do tempo não pingava, ai como vi muita collisao, imaginei que fosse algo relacionado a speed/duplex. Vou refazer hoje e ver se vai continuar dando pau, ontem eu tava com sono 8)

    vlw

    0

    0
    #114242

    Mizael Andrade Reis
    Participante

    Eu não consegui habilitar o Alpha5. Me ajudem, por favor. Quando eu seto o ip no browser pra subir as imagens, eu tenho esse erro. Já desinstalei, já criei novas interfaces, já mudei de ip, já fiz tudo, e não resolve.

    0

    0
    #114243

    Fernando Avelino
    Participante

    Mizael, isso ta com cara de que é o IOS que vc fez upload pro IOU que ta com problemas.

    0

    0
    #114244

    DehAle
    Participante

    Ta com cara de que o arquivo upload.html que ele se refere nessa ultima linha, ou esta faltando ou esta com o caminho errado.

    Ou pode ser algo relacionando com o python tb, tenta reinstalar.

    0

    0
    #114245

    Mizael Andrade Reis
    Participante

    Fernando, não pode ser com o ios, porque não fiz upload algum ainda. O erro se dá quando simplesmente tento acessar a máquina para subir os iou´s.

    DehAle, por reinstalar você sugere que eu faça isso com o Python? Porque reinstalar o gns3 do zero, eu já fiz duas vezes.

    0

    0
    #114246

    DehAle
    Participante

    Isso, tenta reinstalar o python para o windows, se bem que quando acessamos essa url é para fazer o upload na maquina virtual, tenta baixar a maquina virtual de novo também, vai saber se não tem algo corrompido.

    0

    0
    #114247

    Mizael Andrade Reis
    Participante

    Fiz, não deu certo. Cara, o que pode ser??

    0

    0
    #114248

    Mizael Andrade Reis
    Participante

    Fora que a máquina às vezes sobe sem o ip, e quando tento setar o ip, o gns3 da erro. Mas houve vezes em que o ip subia, mas mesmo assim o erro abaixo ocorria.

    0

    0
    #114249

    Mizael Andrade Reis
    Participante

    O estranho agora é que ele só erra quando eu seto o local server (pc) e não o remote server (mv), como deveria ser:

    0

    0
    #114250

    DehAle
    Participante

    tenta baixar esse arquivo e coloca na pasta GNS3-ER, substitui pelo atual e depois extrai ele dentro da pasta.

    https://drive.google.com/file/d/0B-n63_QSAeCXRHNIRVF3Z3hjbzg/edit?usp=sharing

    sobre o ip que não aparece loga na vm com user root senha cisco e da o comando ifconfig para ver se o ip que a maquina virtual esta pegando é esse mesmo que vc esta colocando no browser, só para confirmar.

    0

    0
    #114251

    rgentil
    Participante

    O erro do ip eh so logar na maquina e usar ifconfig pra ver as configuracao de ip……usar o ip q ta na output

    0

    0
Visualizando 25 posts - 1 até 25 (de 32 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.