Voltar para Tecnologias / Features / Ferramentas

[Dúvida] Adicionando novos 3750-X a uma stack existente.

Home Fórum Tecnologias / Features / Ferramentas [Dúvida] Adicionando novos 3750-X a uma stack existente.

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #48471
      rafaelbn
      Participante

      Fala pessoal!

      A missão é a seguinte: Adicionar dois novos 3750-X em uma stack já existente de 3750-X. O único detalhe (há!) é que a pilha existente tem licença IP Base e os dois que estão sendo adicionados tem licenças IP Services. E precisaremos utilizar features L3 na pilha no final.

      O que eu li em configuration guides é que quando se tem switches IP Base e se adiciona um IP Services, basta que o stack-master seja a caixa que tem a licença IP Services que toda a pilha pode usufruir disso. É isso mesmo?

      A minha ideia era que eu iria adicionar essas duas caixas IP Services novas, colocar uma com priority 15 e outra com 14 e rebootar a pilha para que uma delas fique como stack-master e a outra tenha a segunda maior prioridade. Dessa maneira em caso de falha no stack-master a outra caixa IP Services seria eleita stack-master e consequentemente as features L3 que precisamos estariam disponíveis mesmo em falhando uma caixa…

      Está certo o meu entendimento?

    • #113026
      rgentil
      Participante

      Rafael,

      Eu sinceramente nunca vi pilha de stack com versoes de ios diferente, principalmente 3750-X. Temos um stack de 4 3750-X no cliente e quando ele tentou colocar mais um com ios diferente, simplesmente fodeu td ahah ate atualizarmos o ios para a mesma versao dos outros.

      Se voce olhar nos dois documentos abaixo, voce vai ver que sempre foi recomendacao rodar a mesma versao de software:

      http://www.cisco.com/c/en/us/products/collateral/switches/catalyst-3750-series-switches/prod_white_paper09186a00801b096a.html

      http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/switches/lan/catalyst3750e_3560e/software/release/12-2_37_se/configuration/guide/3750escg/swstack.html

      Se eu nao me engano somente o 3750-E pode rodar em stack com diferente IOS. Recomendo fazer uns testes antes de implementar no cliente somente para ter certeza.

      HTH
      Renato

    • #113027
      rafaelbn
      Participante

      Pois é rgentil!

      A mesma versão é mole! Pois o 3750-X usa IOS universal! O problema é a licença ativa em cada caixa. Umas terão IP Base e outras IP Services…
      E obviamente que não tenho lab para fazer teste nenhum. Quinta-feira agora tem que rodar! Vai ter que ser com emoção…

    • #113028
      rgentil
      Participante

      Ja deixa o IOS preparado pq se der problema vc so altera e coloca o switch no stack de novo….

    • #113029
      rafaelbn
      Participante

      Certamente eu farei backup de tudo (IOS e config). Brabo que no config guide diz que daria certo e pra todo mundo que pergunto existe a dúvida… E nem um labzinho pra salvar!

    • #113030
      Gerson
      Participante

      Tem que ter o mesmo IOS (versão) FATO!!!
      Já fiz stack de modelos de 3750-X diferentes, fiz downgrade de IOS no modelo novo 😀

      Abraços.

    • #113031
      rafaelbn
      Participante

      Gerson,

      Mesmo IOS é tranquilo… A dúvida está na feature-set mesmo…

    • #113032
      zekkerj
      Participante

      Esses caras já estão com IOS 15, certo? Se for isso, acho que o requisito "mesma versão do IOS" está garantido.

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #113033
      Diogo Mendes
      Participante

      Acredito que o princípio do stack exija que todos os membros sejam do mesmo modelo rodando a mesma versão com as mesmas features.

    • #113034
      Edson
      Participante

      Só uma dica, cuidado com a configuração, dependendo da caixa que for eleita Master, a configuração existente vai para o espaço.

      O cuidado de acertar as prioridades é um detalhe muito importante.

      Se você preferir, pode até configurar um 3750x com prioridade 15 e provisionar os demais, configurar tudo e depois montar a pilha.
      Adicione esse com IP base por último e acredito que não terá problemas.

      Em uma situação anterior, tive que empilhar 3 3750x mas com IOS 12, nessa ocasião um dos switches tinha IOS diferente.
      O switch com IOS diferente foi atualizado automaticamente e recebeu a imagem do switch master, mas que também tinha IOS 12.

      Seria excelente poder testar, mas acredito que não haverá maiores dores de cabeça.

      Boa sorte.

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.