- Este tópico contém 29 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 1 mês atrás por Bruno Rangel.
-
AutorPosts
-
-
março 14, 2013 às 10:00 am #47834wi090760Participante
Estou com um Cisco Router 2801 com uma placa para receber nosso canal E1. Temos um DDR de 30 canais, tudo funcionando perfeitamente, entrada de chamadas, DID, saída de chamadas, tudo OK. O problema é que, muitas das vezes, ao ligar para um dos números do E1, recebo uma mensagem da Operadora dizendo que o número é inexistente. Já entrei em contato com a empresa, e após realizar os testes constatamos que a ligação chega no cisco, e nele dá problema com a ligação. Se insistir e ligar novamente no mesmo número umas 2 ou 3 vezes, a ligação entra normal…
Não possuo muita experiência com a área de VOIP da Cisco, e não consigo encontrar muita informação na internet. Seria possível alguém me dar uma luz?
Segue abaixo a configuração do cisco (os ip’s estão propositalmente substituídos por ***, não está assim na config).
Grato, no aguardo!!!
Current configuration : 3876 bytes
!
! Last configuration change at 08:43:14 GMT Tue Mar 12 2013 by root
!
version 15.1
service timestamps debug datetime msec
service timestamps log datetime msec
service password-encryption
!
hostname cisco_wgo_e1
!
boot-start-marker
warm-reboot
boot-end-marker
!
!
logging buffered 51200
enable secret 5 $1$mPZ1$9x.4/y6EhyO3o6RyiYbKp1
enable password 7 00121208145F18455D711D1D
!
aaa new-model
!
!
aaa authentication login default enable
!
!
!
!
!
aaa session-id common
!
clock timezone GMT -3 0
network-clock-participate wic 1
network-clock-select 1 E1 0/1/0
dot11 syslog
ip source-route
!
!
!
!
!
ip cef
ip domain name wgo.com.br
ip name-server 189.38.32.1
ip name-server 189.38.32.2
login delay 5
no ipv6 cef
!
multilink bundle-name authenticated
!
!
!
!
!
voice call send-alert
voice call convert-discpi-to-prog
voice call carrier capacity active
voice rtp send-recv
!
voice service voip
fax protocol t38 version 0 ls-redundancy 2 hs-redundancy 0 fallback pass-through g711alaw
h323
sip
rel1xx disable
!
voice class codec 1
codec preference 1 g711alaw
codec preference 2 g711ulaw
codec preference 3 g729r8
!
!
!
voice statistics type csr
!
!
voice-card 0
!
crypto pki token default removal timeout 0
!
!
!
!
license udi pid CISCO2801 sn FTX0914Y11Q
archive
log config
hidekeys
username wilson privilege 15 password 7 03135A060F0B336C1E58
!
redundancy
!
!
controller E1 0/1/0
framing NO-CRC4
ds0-group 0 timeslots 1-15,17-31 type r2-digital r2-compelled ani
cas-custom 0
country brazil
metering
release-ack
answer-signal group-b 1
description PABX R2
!
controller E1 0/1/1
!
ip ssh maxstartups 8
ip ssh version 1
!
!
!
!
!
!
!
!
interface FastEthernet0/0
no ip address
shutdown
duplex auto
speed auto
!
interface FastEthernet0/1
ip address ***.***.***.*** 255.255.255.***
duplex auto
speed auto
!
ip forward-protocol nd
!
!
no ip http server
no ip http secure-server
ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 ***.***.***.***
!
logging esm config
disable-eadi
!
!
!
!
snmp-server community public RO 60
snmp-server location WGO_Telecom
snmp-server contact [email protected]
!
!
!
control-plane
!
!
voice-port 0/1/0:0
!
!
mgcp fax t38 ecm
!
!
dial-peer voice 2 voip
description E1 PABX para SIP
destination-pattern [0-9]+T
session protocol sipv2
session target ipv4:***.***.***.***:5060
session transport udp
voice-class codec 1
dtmf-relay rtp-nte
no vad
!
dial-peer voice 1 pots
description E1 PABX para SIP
incoming called-number .T
no digit-strip
direct-inward-dial
forward-digits 0
!
dial-peer voice 200 pots
description Ligacoes via PSTN
destination-pattern 190
direct-inward-dial
port 0/1/0:0
forward-digits all
!
dial-peer voice 10 pots
description chamada PSTN
destination-pattern [0-9]+T
incoming called-number .T
no digit-strip
direct-inward-dial
port 0/1/0:0
forward-digits all
!
!
sip-ua
nat symmetric check-media-src
!
!
banner motd ^CC
+
Aviso Legal
+
| |
| O acesso e o uso deste sistema eh permitido |
| apenas as pessoas cadastradas e autorizadas |
| pela empresa WGO Telecomunicacoes Ltda. |
| |
| Qualquer tentativa de acesso nao autorizada |
| sera considerada uma invasao, podendo o |
| infrator estar sujeito as penalidades pre- |
| vistas em lei. |
| |
| WGO Telecom |
| |
+
+^C
!
line con 0
password 7 06110E2C454A1B395546
line aux 0
line vty 0 4
transport input ssh
!
scheduler allocate 20000 1000
endcisco_wgo_e1#
-
março 14, 2013 às 10:29 am #106980rgrsilvaParticipante
Coincidência…
Acabei de pegar o mesmo problema. Aqui é R2 digital também. Vou começar a debugar violentamente aqui! hehe
[ ]’s
-
março 14, 2013 às 11:08 am #106981wi090760Participante
rs, complicado… pior é que eu realmente não tenho mais idéia do que possa fazer =
se tiver uma luz aí, dá um toque!
vlws!
-
março 14, 2013 às 1:57 pm #106982gustavofrancoParticipante
favor colar os seguintes debugs para ajudarmos
debug isdn q931 <- para sinalização ISDN
debug dialpeer <- para verificar como está sendo feito a queu de POTS
debug controllers E1 <- para verificarmos se os controladores do E1 estão gerando erros.
-
março 14, 2013 às 5:43 pm #106979wi090760Participante
A parte do:
cisco_wgo_e1#debug dialpeer
This CLI command is now ‘debug voip dialpeer all’
cisco_wgo_e1#debug voip dialpeer all
voip dialpeer all debugging is onestá OK, porém os comandos
cisco_wgo_e1#debug is?
isis
cisco_wgo_e1#debug cont?
control-planeparecem não existir ‘-‘
(Desculpem pelo extremo baixo entendimento, porém me faltam mais recursos para compreender melhor)
-
março 14, 2013 às 6:08 pm #106983gustavofrancoParticipante
talvez esteja com IOS inadequado para voz.
-
março 15, 2013 às 8:13 am #106984wi090760Participante
neste caso ainda assim teria como ele funcionar?
Pois como disse, ele funciona normalmente, apenas faz estes encaminhamentos estranhos de vez em qndo..
-
março 15, 2013 às 5:29 pm #106985Leonardo.Participante
Boa tarde cara,
Teria como você postar a saída do comando:
#show controllers e1
Isso da operadora falar que não é problema com eles é meio contestável.
Seria legal observar como está o fluxo de chamadas, você pode usar o comando:#show voice call status
Espero que ajude.
-
março 22, 2013 às 4:14 pm #106986wi090760Participante
Opa, desculpem a demora, mas estava sem acesso aos meus arquivos esses dias… segue abaixo o comando solicitado, e estarei fazendo alguns testes com o show voice call status… daqui a pouco eu posto aqui os resultados!
cisco_wgo_e1#show controllers e1
E1 0/1/0 is up.
Applique type is Channelized E1 – balanced
Description: PABX R2
No alarms detected.
alarm-trigger is not set
Version info Firmware: 20090113, FPGA: 20, spm_count = 0
Framing is NO-CRC4, Line Code is HDB3, Clock Source is Line.
Data in current interval (140 seconds elapsed):
0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations
0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins
0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs
Total Data (last 24 hours)
133 Line Code Violations, 179 Path Code Violations,
3 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 53 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,
24 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 31 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs
E1 0/1/1 is down.
Applique type is Channelized E1 – balanced
Far End Block Errors Detected
Receiver has loss of signal.
alarm-trigger is not set
Version info Firmware: 20090113, FPGA: 20, spm_count = 0
Framing is CRC4, Line Code is HDB3, Clock Source is Line.
Data in current interval (140 seconds elapsed):
0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations
0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins
0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 140 Unavail Secs
Total Data (last 24 hours)
0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations,
0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,
0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 86400 Unavail Secs
cisco_wgo_e1# -
março 22, 2013 às 4:21 pm #106987wi090760Participante
Aí está, nas 2 primeiras tentativas, correu normal a ligação, na terceira, aconteceu o mesmo problema das outras vezes, tocou uma vez e me deu uma mensagem de erro da Oi dizendo que o número de telefone não existe, por favor consulte o número… blá blá blá.
Como podem ver, parece que ele duplica a ligação ou algo do tipo, mas não consegui interpretar direito o que realmente ocorre. =/
cisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAB 146D 0x698FC170 0/1/0:0.11 0/1:1 5200 None 1/2
1 active call foundcisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAB 146D 0x698FC170 0/1/0:0.11 0/1:1 5200 g711ulaw 1/2
1 active call found
cisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAD 1475 0x698FC170 0/1/0:0.12 0/1:1 5200 None 1/2
1 active call foundcisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAD 1475 0x698FC170 0/1/0:0.12 0/1:1 5200 g711ulaw 1/2
cisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 None 1/10
0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 None 10/1
1 active call foundcisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 None 1/10
0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 None 10/1
1 active call foundcisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 g711ulaw 1/10
0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 g711ulaw 10/1
1 active call foundcisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 g711ulaw 1/10
0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 g711ulaw 10/1
1 active call foundcisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 g711ulaw 1/10
0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 g711ulaw 10/1
1 active call found -
março 22, 2013 às 4:36 pm #106988Leonardo.Participante
@wi09760
Opa, então cara, pela saída do #sh controllers e1 nota-se claramente que teu E1 tá “transbordando” erros cara.
E1 0/1/0 is up.
Applique type is Channelized E1 – balanced
.
.
.
.
Total Data (last 24 hours)
133 Line Code Violations, 179 Path Code Violations,
3 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 53 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,
24 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 31 Severely Err Secs, 0 Unavail SecsEstes “Line Code Violations” e os demais são sintomas de erros no E1, para especificar os erros somente a operadora mesmo, mas pode ser deste de ausência de rotas para o número que você tenta discar, até problemas no próprio circuito. De qualquer forma, você pode usar este log como evidência na hora de acionar e cobrar uma ação da operadora.
Você pode salvar este log, dar um #clear controllers e1 0/1/0 para zerar esses logs e monitorar durante uns 2 dias se ocorre incremento destas estatísticas.
Se continuar incrementando, é batata que isso envolve a operadora brow.Sobre o que parece ser chamada duplicada, acredito que não seja, as dial-peers não são exatamente as mesmas na ordem de incoming e outcoming e as chamadas pegam channels diferentes também.
-
março 22, 2013 às 5:04 pm #106989wi090760Participante
Então, qndo acionei a operadora para verificar, eles disseram que o circuito estava normal, e que o nosso aparelho poderia estar com “transbordo” para algum número inexistente -.-
Acha que se eu zerar e depois mostrar os logs ajuda alguma coisa pra operadora?
-
março 22, 2013 às 5:23 pm #106990Leonardo.Participante
Ah cara, com exceção de possíveis problemas com cabling e conectores, somente problemas com circuito poderiam gerar tantas estatísticas de erros.
Nos casos que já peguei em que o haviam logs de erros no E1 sempre foi acionado a operadora e ela se virou para fazer algo.
Acho interessante ter a opinião de outra pessoa a respeito deste problema, mas na minha opinião seria isso : )
Abraço!
-
março 22, 2013 às 5:25 pm #106991wi090760Participante
Vou dar mais uma verificada com eles se existe algo que eu possa fazer ^^
Muitíssimo obrigado!!!
-
março 25, 2013 às 2:56 pm #106992leonardo_tnsParticipante
Cara para dar dando mensagem da operadora sobre numero inexistente essa chamada não esta nem chegando no seu Gateway de voz.
Faça os testes, use o comando debug voice ccapi inout e tente reproduzir o problema.
Att
Leonardo Santana
-
março 25, 2013 às 7:16 pm #106993gustavofrancoParticipante
mtos erros nos e1s 🙂 veja se tá aterrado… aterramento mal feito causa isso ai
Total Data (last 24 hours)
133 Line Code Violations, 179 Path Code Violations, -
março 25, 2013 às 7:16 pm #106994gustavofrancoParticipante
tanto do seu lado quando no modem da operadora tá 🙂
-
março 28, 2013 às 11:24 am #106995wi090760Participante
é, tentei refazer (por muuuito tempo e váaarias tentativas rs) e continua com o mesmo problema… segundo a operadora, tudo normal do lado deles (ligam o aparelho pra testar aqui e não acusa nada, porém não é sempre que dá o erro). Troquei o cabo, parece que diminuiu bastante a quantidade de erros, mas ainda continuam. E não sei se fiz merda em algum ponto, mas agora o infeliz também não faz mais ligações, e por mais que eu confira as configs dele pelo que eu tinha antes, aparentemente estão tudo iguais.. -.-
E1 0/1/0 is up.
Applique type is Channelized E1 – balanced
Description: PABX R2
No alarms detected.
alarm-trigger is not set
Version info Firmware: 20090113, FPGA: 20, spm_count = 0
Framing is NO-CRC4, Line Code is HDB3, Clock Source is Line.
Data in current interval (496 seconds elapsed):
0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations
0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins
0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs
Total Data (last 88 15 minute intervals):
84 Line Code Violations, 141 Path Code Violations,
2 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 39 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,
18 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 23 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs -
março 28, 2013 às 11:42 am #106996Flyner PortugalParticipante
tenta isso
debounce-time 10
seizure-ack-time 50 -
março 28, 2013 às 11:43 am #106997Flyner PortugalParticipante
controller E1 0/1/0
(…)
debounce-time 10
seizure-ack-time 50
(…) -
março 28, 2013 às 11:51 am #106998wi090760Participante
Não existe esse comando aqui.. ‘-‘
-
março 28, 2013 às 11:52 am #106999wi090760Participante
cisco_wgo_e1(config)#controller e1 0/1/0
cisco_wgo_e1(config-controller)#deb?
% Unrecognized command
cisco_wgo_e1(config-controller)#sei?
% Unrecognized command
cisco_wgo_e1(config-controller)#sei -
março 28, 2013 às 11:53 am #107000Flyner PortugalParticipante
valeu… aqui são 39xx
=/
-
março 28, 2013 às 12:07 pm #107001wi090760Participante
;x
O que vale é a intenção ^^ -
março 28, 2013 às 1:33 pm #107002rgrsilvaParticipante
wi090760
Esses comandos que o Flyner passou são dentro do cas-custom …
controller E1 0/2/0
cas-custom 0
debounce-time 10
seizure-ack-time 50wi090760 meu problema que eu estava fazendo cagada nas translations-rules…
O seu parece ser físico pelo incremento de erros na interface.
-
março 28, 2013 às 3:44 pm #107003wi090760Participante
Continua com o mesmo problema, mesmo colocando os parâmetros acima =/
Quando dá erro, o #show voice call status retorna o seguinte:
cisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0x5F 1368 0x6985DC3C 0/1/0:0.9 0/1:1 5200 None 1/10
0x60 1368 0x6985DC3C 0/1/0:0.10 0/1:2 *5200 None 10/1
1 active call foundcisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0x61 136F 0x6985DC3C 0/1/0:0.10 0/1:1 5200 g711ulaw 1/10
0x62 136F 0x6985DC3C 0/1/0:0.11 0/1:2 *5200 g711ulaw 10/1
1 active call found(Para 1 ligação entrante proveniente de outro tronco nada a ver com o do cisco)
Quando entra normal, sem problemas, retorna
cisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0x69 138B 0x6985DC3C 0/1/0:0.14 0/1:1 5200 None 1/2
1 active call foundcisco_wgo_e1#
cisco_wgo_e1#show voice call status
CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
0x69 138B 0x6985DC3C 0/1/0:0.14 0/1:1 5200 g711ulaw 1/2
1 active call foundPor isso imagino que seja algum problema de configuração.. O problema é que pelo que eu entendi, a ligação chega a bater no cisco, logo, não teria como o problema estar na operadora, né? x.x”
Estou esgotando minhas opções…
-
abril 1, 2013 às 11:50 am #107004gustavofrancoParticipante
minhas fichas ainda tão no aterramento/ problemas fisicos…
-
abril 1, 2013 às 11:47 pm #107005Rafael CarvalhoParticipante
Concordo com o Gustavo.
-
abril 2, 2013 às 12:42 pm #107006rgrsilvaParticipante
Normalmente com essa quantidade de erros a interface acaba gerando logs.
Verificou algum log de erro nesse meio tempo?
-
abril 2, 2013 às 11:21 pm #107007Bruno RangelParticipante
Algumas coisas não parecem muito claras pra mim no seu caso, primeiramente informe o IOS que voce está rodando no seu Router
Utilize o comando:
show version
Acredito também que seria interessante tambem voce informar qual o seu Callflow, pelo que vi até agora parece que as chamadas entram através da Dial-peer 1 ea 10
Minha primeira sugestão é retirar uma delas, para saber qual delas deve ser retirada voce precisa informar o CallFlow da bagaça pois voce tem destination Pattern semelhante na Dial-peer Voip e na Pots o que pode causar duplicidade de Rotas.
Pelo que eu vi até agora as chamadas entrantes entram pela porta E1 e depois sao direcionadas para um outro equipamento via tronco SIP, isso pode explicar o porque são criadas 2 leg (Chamadas duplicadas),minha sugestao e que voce desabilite (aparentemente) a Dial-peer 1
dial-peer voice 1 pots
shut
Realize testes, de preferencia com o "debug voip ccapi inout" habilitado, obviamente que a disponibilidade desse comando depende do seu IOS
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.