Voltar para Geral

Problemas com Tronco Cisco E1?

Home Fórum Geral Problemas com Tronco Cisco E1?

Visualizando 29 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #47834
      wi090760
      Participante

      Estou com um Cisco Router 2801 com uma placa para receber nosso canal E1. Temos um DDR de 30 canais, tudo funcionando perfeitamente, entrada de chamadas, DID, saída de chamadas, tudo OK. O problema é que, muitas das vezes, ao ligar para um dos números do E1, recebo uma mensagem da Operadora dizendo que o número é inexistente. Já entrei em contato com a empresa, e após realizar os testes constatamos que a ligação chega no cisco, e nele dá problema com a ligação. Se insistir e ligar novamente no mesmo número umas 2 ou 3 vezes, a ligação entra normal…

      Não possuo muita experiência com a área de VOIP da Cisco, e não consigo encontrar muita informação na internet. Seria possível alguém me dar uma luz?

      Segue abaixo a configuração do cisco (os ip’s estão propositalmente substituídos por ***, não está assim na config).

      Grato, no aguardo!!!

      Current configuration : 3876 bytes
      !
      ! Last configuration change at 08:43:14 GMT Tue Mar 12 2013 by root
      !
      version 15.1
      service timestamps debug datetime msec
      service timestamps log datetime msec
      service password-encryption
      !
      hostname cisco_wgo_e1
      !
      boot-start-marker
      warm-reboot
      boot-end-marker
      !
      !
      logging buffered 51200
      enable secret 5 $1$mPZ1$9x.4/y6EhyO3o6RyiYbKp1
      enable password 7 00121208145F18455D711D1D
      !
      aaa new-model
      !
      !
      aaa authentication login default enable
      !
      !
      !
      !
      !
      aaa session-id common
      !
      clock timezone GMT -3 0
      network-clock-participate wic 1
      network-clock-select 1 E1 0/1/0
      dot11 syslog
      ip source-route
      !
      !
      !
      !
      !
      ip cef
      ip domain name wgo.com.br
      ip name-server 189.38.32.1
      ip name-server 189.38.32.2
      login delay 5
      no ipv6 cef
      !
      multilink bundle-name authenticated
      !
      !
      !
      !
      !
      voice call send-alert
      voice call convert-discpi-to-prog
      voice call carrier capacity active
      voice rtp send-recv
      !
      voice service voip
      fax protocol t38 version 0 ls-redundancy 2 hs-redundancy 0 fallback pass-through g711alaw
      h323
      sip
      rel1xx disable
      !
      voice class codec 1
      codec preference 1 g711alaw
      codec preference 2 g711ulaw
      codec preference 3 g729r8
      !
      !
      !
      voice statistics type csr
      !
      !
      voice-card 0
      !
      crypto pki token default removal timeout 0
      !
      !
      !
      !
      license udi pid CISCO2801 sn FTX0914Y11Q
      archive
      log config
      hidekeys
      username wilson privilege 15 password 7 03135A060F0B336C1E58
      !
      redundancy
      !
      !
      controller E1 0/1/0
      framing NO-CRC4
      ds0-group 0 timeslots 1-15,17-31 type r2-digital r2-compelled ani
      cas-custom 0
      country brazil
      metering
      release-ack
      answer-signal group-b 1
      description PABX R2
      !
      controller E1 0/1/1
      !
      ip ssh maxstartups 8
      ip ssh version 1
      !
      !
      !
      !
      !
      !
      !
      !
      interface FastEthernet0/0
      no ip address
      shutdown
      duplex auto
      speed auto
      !
      interface FastEthernet0/1
      ip address ***.***.***.*** 255.255.255.***
      duplex auto
      speed auto
      !
      ip forward-protocol nd
      !
      !
      no ip http server
      no ip http secure-server
      ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 ***.***.***.***
      !
      logging esm config
      disable-eadi
      !
      !
      !
      !
      snmp-server community public RO 60
      snmp-server location WGO_Telecom
      snmp-server contact [email protected]
      !
      !
      !
      control-plane
      !
      !
      voice-port 0/1/0:0
      !
      !
      mgcp fax t38 ecm
      !
      !
      dial-peer voice 2 voip
      description E1 PABX para SIP
      destination-pattern [0-9]+T
      session protocol sipv2
      session target ipv4:***.***.***.***:5060
      session transport udp
      voice-class codec 1
      dtmf-relay rtp-nte
      no vad
      !
      dial-peer voice 1 pots
      description E1 PABX para SIP
      incoming called-number .T
      no digit-strip
      direct-inward-dial
      forward-digits 0
      !
      dial-peer voice 200 pots
      description Ligacoes via PSTN
      destination-pattern 190
      direct-inward-dial
      port 0/1/0:0
      forward-digits all
      !
      dial-peer voice 10 pots
      description chamada PSTN
      destination-pattern [0-9]+T
      incoming called-number .T
      no digit-strip
      direct-inward-dial
      port 0/1/0:0
      forward-digits all
      !
      !
      sip-ua
      nat symmetric check-media-src
      !
      !
      banner motd ^CC
      +


      Aviso Legal


      +
      | |
      | O acesso e o uso deste sistema eh permitido |
      | apenas as pessoas cadastradas e autorizadas |
      | pela empresa WGO Telecomunicacoes Ltda. |
      | |
      | Qualquer tentativa de acesso nao autorizada |
      | sera considerada uma invasao, podendo o |
      | infrator estar sujeito as penalidades pre- |
      | vistas em lei. |
      | |
      | WGO Telecom |
      | |
      +


      +^C
      !
      line con 0
      password 7 06110E2C454A1B395546
      line aux 0
      line vty 0 4
      transport input ssh
      !
      scheduler allocate 20000 1000
      end

      cisco_wgo_e1#

    • #106980
      rgrsilva
      Participante

      Coincidência…

      Acabei de pegar o mesmo problema. Aqui é R2 digital também. Vou começar a debugar violentamente aqui! hehe

      [ ]’s

    • #106981
      wi090760
      Participante

      rs, complicado… pior é que eu realmente não tenho mais idéia do que possa fazer =

      se tiver uma luz aí, dá um toque!

      vlws!

    • #106982
      gustavofranco
      Participante

      favor colar os seguintes debugs para ajudarmos

      debug isdn q931 <- para sinalização ISDN

      debug dialpeer <- para verificar como está sendo feito a queu de POTS

      debug controllers E1 <- para verificarmos se os controladores do E1 estão gerando erros.

    • #106979
      wi090760
      Participante

      A parte do:

      cisco_wgo_e1#debug dialpeer
      This CLI command is now ‘debug voip dialpeer all’
      cisco_wgo_e1#debug voip dialpeer all
      voip dialpeer all debugging is on

      está OK, porém os comandos
      cisco_wgo_e1#debug is?
      isis
      cisco_wgo_e1#debug cont?
      control-plane

      parecem não existir ‘-‘

      (Desculpem pelo extremo baixo entendimento, porém me faltam mais recursos para compreender melhor)

    • #106983
      gustavofranco
      Participante

      talvez esteja com IOS inadequado para voz.

    • #106984
      wi090760
      Participante

      neste caso ainda assim teria como ele funcionar?

      Pois como disse, ele funciona normalmente, apenas faz estes encaminhamentos estranhos de vez em qndo..

    • #106985
      Leonardo.
      Participante

      @wi090760

      Boa tarde cara,

      Teria como você postar a saída do comando:

      #show controllers e1

      Isso da operadora falar que não é problema com eles é meio contestável.
      Seria legal observar como está o fluxo de chamadas, você pode usar o comando:

      #show voice call status

      Espero que ajude.

    • #106986
      wi090760
      Participante

      Opa, desculpem a demora, mas estava sem acesso aos meus arquivos esses dias… segue abaixo o comando solicitado, e estarei fazendo alguns testes com o show voice call status… daqui a pouco eu posto aqui os resultados!

      cisco_wgo_e1#show controllers e1
      E1 0/1/0 is up.
      Applique type is Channelized E1 – balanced
      Description: PABX R2
      No alarms detected.
      alarm-trigger is not set
      Version info Firmware: 20090113, FPGA: 20, spm_count = 0
      Framing is NO-CRC4, Line Code is HDB3, Clock Source is Line.
      Data in current interval (140 seconds elapsed):
      0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations
      0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins
      0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs
      Total Data (last 24 hours)
      133 Line Code Violations, 179 Path Code Violations,
      3 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 53 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,
      24 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 31 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs
      E1 0/1/1 is down.
      Applique type is Channelized E1 – balanced
      Far End Block Errors Detected
      Receiver has loss of signal.
      alarm-trigger is not set
      Version info Firmware: 20090113, FPGA: 20, spm_count = 0
      Framing is CRC4, Line Code is HDB3, Clock Source is Line.
      Data in current interval (140 seconds elapsed):
      0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations
      0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins
      0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 140 Unavail Secs
      Total Data (last 24 hours)
      0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations,
      0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,
      0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 86400 Unavail Secs
      cisco_wgo_e1#

    • #106987
      wi090760
      Participante

      Aí está, nas 2 primeiras tentativas, correu normal a ligação, na terceira, aconteceu o mesmo problema das outras vezes, tocou uma vez e me deu uma mensagem de erro da Oi dizendo que o número de telefone não existe, por favor consulte o número… blá blá blá.

      Como podem ver, parece que ele duplica a ligação ou algo do tipo, mas não consegui interpretar direito o que realmente ocorre. =/

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAB 146D 0x698FC170 0/1/0:0.11 0/1:1 5200 None 1/2
      1 active call found

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAB 146D 0x698FC170 0/1/0:0.11 0/1:1 5200 g711ulaw 1/2
      1 active call found



      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAD 1475 0x698FC170 0/1/0:0.12 0/1:1 5200 None 1/2
      1 active call found

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAD 1475 0x698FC170 0/1/0:0.12 0/1:1 5200 g711ulaw 1/2



      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 None 1/10
      0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 None 10/1
      1 active call found

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 None 1/10
      0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 None 10/1
      1 active call found

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 g711ulaw 1/10
      0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 g711ulaw 10/1
      1 active call found

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 g711ulaw 1/10
      0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 g711ulaw 10/1
      1 active call found

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0xAF 147D 0x698FC170 0/1/0:0.13 0/1:1 5200 g711ulaw 1/10
      0xB0 147D 0x698FC170 0/1/0:0.14 0/1:2 *5200 g711ulaw 10/1
      1 active call found

    • #106988
      Leonardo.
      Participante

      @wi09760

      Opa, então cara, pela saída do #sh controllers e1 nota-se claramente que teu E1 tá “transbordando” erros cara.

      E1 0/1/0 is up.
      Applique type is Channelized E1 – balanced
      .
      .
      .
      .
      Total Data (last 24 hours)
      133 Line Code Violations, 179 Path Code Violations,
      3 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 53 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,
      24 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 31 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs

      Estes “Line Code Violations” e os demais são sintomas de erros no E1, para especificar os erros somente a operadora mesmo, mas pode ser deste de ausência de rotas para o número que você tenta discar, até problemas no próprio circuito. De qualquer forma, você pode usar este log como evidência na hora de acionar e cobrar uma ação da operadora.

      Você pode salvar este log, dar um #clear controllers e1 0/1/0 para zerar esses logs e monitorar durante uns 2 dias se ocorre incremento destas estatísticas.
      Se continuar incrementando, é batata que isso envolve a operadora brow.

      Sobre o que parece ser chamada duplicada, acredito que não seja, as dial-peers não são exatamente as mesmas na ordem de incoming e outcoming e as chamadas pegam channels diferentes também.

    • #106989
      wi090760
      Participante

      Então, qndo acionei a operadora para verificar, eles disseram que o circuito estava normal, e que o nosso aparelho poderia estar com “transbordo” para algum número inexistente -.-

      Acha que se eu zerar e depois mostrar os logs ajuda alguma coisa pra operadora?

    • #106990
      Leonardo.
      Participante

      Ah cara, com exceção de possíveis problemas com cabling e conectores, somente problemas com circuito poderiam gerar tantas estatísticas de erros.

      Nos casos que já peguei em que o haviam logs de erros no E1 sempre foi acionado a operadora e ela se virou para fazer algo.

      Acho interessante ter a opinião de outra pessoa a respeito deste problema, mas na minha opinião seria isso : )

      Abraço!

    • #106991
      wi090760
      Participante

      Vou dar mais uma verificada com eles se existe algo que eu possa fazer ^^

      Muitíssimo obrigado!!!

    • #106992
      leonardo_tns
      Participante

      Cara para dar dando mensagem da operadora sobre numero inexistente essa chamada não esta nem chegando no seu Gateway de voz.

      Faça os testes, use o comando debug voice ccapi inout e tente reproduzir o problema.

       

      Att

       

      Leonardo Santana

    • #106993
      gustavofranco
      Participante

      mtos erros nos e1s 🙂 veja se tá aterrado… aterramento mal feito causa isso ai

      Total Data (last 24 hours)
      133 Line Code Violations, 179 Path Code Violations,

    • #106994
      gustavofranco
      Participante

      tanto do seu lado quando no modem da operadora tá 🙂

    • #106995
      wi090760
      Participante

      é, tentei refazer (por muuuito tempo e váaarias tentativas rs) e continua com o mesmo problema… segundo a operadora, tudo normal do lado deles (ligam o aparelho pra testar aqui e não acusa nada, porém não é sempre que dá o erro). Troquei o cabo, parece que diminuiu bastante a quantidade de erros, mas ainda continuam. E não sei se fiz merda em algum ponto, mas agora o infeliz também não faz mais ligações, e por mais que eu confira as configs dele pelo que eu tinha antes, aparentemente estão tudo iguais.. -.-

      E1 0/1/0 is up.
      Applique type is Channelized E1 – balanced
      Description: PABX R2
      No alarms detected.
      alarm-trigger is not set
      Version info Firmware: 20090113, FPGA: 20, spm_count = 0
      Framing is NO-CRC4, Line Code is HDB3, Clock Source is Line.
      Data in current interval (496 seconds elapsed):
      0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations
      0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins
      0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs
      Total Data (last 88 15 minute intervals):
      84 Line Code Violations, 141 Path Code Violations,
      2 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 39 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,
      18 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 23 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs

    • #106996
      Flyner Portugal
      Participante

      tenta isso

      debounce-time 10
      seizure-ack-time 50

    • #106997
      Flyner Portugal
      Participante

      controller E1 0/1/0
      (…)
      debounce-time 10
      seizure-ack-time 50
      (…)

    • #106998
      wi090760
      Participante

      Não existe esse comando aqui.. ‘-‘

    • #106999
      wi090760
      Participante

      cisco_wgo_e1(config)#controller e1 0/1/0
      cisco_wgo_e1(config-controller)#deb?
      % Unrecognized command
      cisco_wgo_e1(config-controller)#sei?
      % Unrecognized command
      cisco_wgo_e1(config-controller)#sei

    • #107000
      Flyner Portugal
      Participante

      valeu… aqui são 39xx

      =/

    • #107001
      wi090760
      Participante

      ;x
      O que vale é a intenção ^^

    • #107002
      rgrsilva
      Participante

      wi090760

      Esses comandos que o Flyner passou são dentro do cas-custom …

      controller E1 0/2/0
      cas-custom 0
      debounce-time 10
      seizure-ack-time 50

      wi090760 meu problema que eu estava fazendo cagada nas translations-rules…

      O seu parece ser físico pelo incremento de erros na interface.

    • #107003
      wi090760
      Participante

      Continua com o mesmo problema, mesmo colocando os parâmetros acima =/

      Quando dá erro, o #show voice call status retorna o seguinte:

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0x5F 1368 0x6985DC3C 0/1/0:0.9 0/1:1 5200 None 1/10
      0x60 1368 0x6985DC3C 0/1/0:0.10 0/1:2 *5200 None 10/1
      1 active call found

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0x61 136F 0x6985DC3C 0/1/0:0.10 0/1:1 5200 g711ulaw 1/10
      0x62 136F 0x6985DC3C 0/1/0:0.11 0/1:2 *5200 g711ulaw 10/1
      1 active call found

      (Para 1 ligação entrante proveniente de outro tronco nada a ver com o do cisco)

      Quando entra normal, sem problemas, retorna

      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0x69 138B 0x6985DC3C 0/1/0:0.14 0/1:1 5200 None 1/2
      1 active call found

      cisco_wgo_e1#
      cisco_wgo_e1#show voice call status
      CallID CID ccVdb Port Slot/DSP:Ch Called # Codec MLPP Dial-peers
      0x69 138B 0x6985DC3C 0/1/0:0.14 0/1:1 5200 g711ulaw 1/2
      1 active call found

      Por isso imagino que seja algum problema de configuração.. O problema é que pelo que eu entendi, a ligação chega a bater no cisco, logo, não teria como o problema estar na operadora, né? x.x”

      Estou esgotando minhas opções…

    • #107004
      gustavofranco
      Participante

      minhas fichas ainda tão no aterramento/ problemas fisicos…

    • #107005
      Rafael Carvalho
      Participante

      Concordo com o Gustavo.

    • #107006
      rgrsilva
      Participante

      Normalmente com essa quantidade de erros a interface acaba gerando logs.

      Verificou algum log de erro nesse meio tempo?

    • #107007
      Bruno Rangel
      Participante

      Algumas coisas não parecem muito claras pra mim no seu caso, primeiramente informe o IOS que voce está rodando no seu Router

      Utilize o comando:

      show version

      Acredito também que seria interessante tambem voce informar qual o seu Callflow, pelo que vi até agora parece que as chamadas entram através da Dial-peer 1 ea 10

      Minha primeira sugestão é retirar uma delas, para saber qual delas deve ser retirada voce precisa informar o CallFlow da bagaça pois voce tem destination Pattern semelhante na Dial-peer Voip e na Pots o que pode causar duplicidade de Rotas.

      Pelo que eu vi até agora as chamadas entrantes entram pela porta E1 e depois sao direcionadas para um outro equipamento via tronco SIP, isso pode explicar o porque são criadas 2 leg (Chamadas duplicadas),minha sugestao e que voce desabilite (aparentemente) a Dial-peer 1

      dial-peer voice 1 pots

      shut

      Realize testes, de preferencia com o "debug voip ccapi inout" habilitado, obviamente que a disponibilidade desse comando depende do seu IOS

       

Visualizando 29 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.