Voltar para Geral

Quero Um ‘Norte’ Para Seguir Uma Carreira Em Redes!

Home Fórum Geral Quero Um ‘Norte’ Para Seguir Uma Carreira Em Redes!

Visualizando 37 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #48509
      jrg.silva
      Participante

      Olá a todos,

      Tenho pouco conhecimento de redes e este mundo é tão diversificado que fico perdido. Trabalhava como técnico de informática e hoje sou programador mas não estou feliz na profissão. Percebi que gosto de programar, mas em casa e pra mim, fazendo apenas aquilo que gosto sem estresse e pressão, o que me torna incompatível para esta profissão no mercado.

      Redes eu sempre gostei e aliás, só segui pela programação pois pagava melhor do que redes de início.

      Vou fazer o curso básico de redes aqui da cloudcampus e depois pretendo fazer o de CCNA básico para conseguir uma base. Não vou tirar a certificação pois para mim certificação sem experiência não passa de um pedaço de papel.

      No segundo semestre entro no Tecnólogo de Redes do Senac RJ.

      Pergunto se é um bom plano para iniciar na área e se é possível consigir um emprego mesmo não sendo formado ainda no CST em redes.

      Estou em dúvidas se parto para servidores ou se fico na infra de redes mesmo. Alguém do Rio me dá uma dica?

      Li que em servidores, linux domina em WEB, mas o Windows fica com todo o resto, sendo mais correto seguir Windows pelas opções.

      Estou querendo comprar alguns livros bons também, peço que me indiquem alguns livros e pode ser em inglês pois já sou quase fluente.

      Agradeço a atenção e paciência de todos que leram meu post!

    • #113300

      Eu partiria para área de virtualização Vmware etc.  que é muito mais fácil que protocolos de roteamento, paga melhor e está mais em evidência, tem mais empregabilidade…. com SDN ai a todo vapor existe uma forte tendência de R&S ir morrendo aos poucos….no futuro analista de infra só vai plugar cabos, o resto será feito por software.

    • #113301
      Igor Mendonça
      Participante

      @Fernando
      E quem que vai configurar o software?

    • #113302
      mtllc22
      Participante

      SDN a todo vapor, onde?

      Eu trabalho em uma grande multinacional de telecom prestando serviços a várias outras grandes empresas e em nenhuma delas se ouve falar em SDN.
      O máximo é algo em empresas de tecnologia que costumam adotar tecnologias de vanguarda… para mim essa história é exatamente igual a do IPv6.

      Mas em todo caso, se fosse para focar em alguma área de redes, eu acho que o quente no momento é Data Center.

    • #113303
      wolva
      Participante

      Concordo com o @MTLLC22, hoje o mercado está todo falando em cloud, tudo focado para dentro dos datacenter, eu hoje foco em datacenter porém não se pode abandonar algumas outras áreas que são base para a mesma como RS.

      Hoje se eu tivesse que apostar todo meu conhecimento em alguma área seria em datacenter, voice e security (nessa ordem).

      Hoje em datacenter Cisco lidera com absurda diferença para seus concorrentes.

    • #113304
      leolima
      Participante

      Na minha opinião o foco não vem sem a base, logo, antes de falar em outras verticais como (DATACENTER, VOICE, SECURITY, SP). Eu aconselho a ter uma boa base em routing and switching e depois sim se especializar em uma dessas outras verticais citadas. Para quem esta começando os estudos acho difícil se especializar numa vertical, sem R&S.

    • #113305
      pherreir4
      Participante

      Eu estou começando agora na área de redes. Me matriculei no curso de Tecnologia de Redes de Computadores, e paralelamente estou estudando o material para certificação CCNA. Se eu fosse você, seguiria o básico R&S e depois partiria para outras áreas como Security e Data Center.

    • #113306

      @mtllc22, as empresas que encaram TI como um CUSTO, (bancos, industria etc), ja estão com projetos bem avançados de SDN, pois pra eles isso é uma grande vantagem na redução de custos e aprovisionamento de serviços, Vai ver vc não ouviu falar justamente pq vc é de uma empresa de telecom e SDN é TI, não telecom e tb pq provavelmente sua empresa não trabalha (ainda) com SDN, mas a partir do momento que os clientes dela começarem a exigir com certeza vão ter que fornecer serviço, mas eu no caso que trabalho no cliente final, no caso uma empresa global, ja é uma grande realidade nos datacenters consolidados.

       

      @Igor Mendonça, acho que nossa sorte é essa, que os programadores não conhecem nada de protocolos de rede (por enquanto).

    • #113307
      rgentil
      Participante

      o segredo eh nunca parar de estudar hahahaha ….

    • #113308
      mtllc22
      Participante

      Certo… mas a minha exp diz que o cenario atual nao vai mudar do dia pra noite… ainda temos redes X25 rodando por ai hj em dia…

    • #113309

      @mtllc22, ninguém falou que ia mudar do dia pra noite, releia meu reply e voce verá que eu mencionei que  que R$&S vai morrer "aos poucos" e que o Analista de redes do "futuro" deve ter esse perfil… porem esse é um futuro cada vez mais próximo, pois é algo bem factível de ser implementado.

    • #113310
      Igor Mendonça
      Participante

      @Fernando
      Pois é, por experiência mesmo eu sempre trato programador como usuário final pq simplesmente não sabem o que está acontecendo. Nego simplesmente não tem controle e nem conhecimento de nada.

    • #113311
      zekkerj
      Participante

      Rapaz, no meu caso, não têm e não querem ter conhecimento…

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #113312

      @Igor, verdade, eu ja cansei de trabalhar em projeto com "Consultor Java Sr" que ganhava o dobro que eu, mas ia la e configurava todos as mascaras de rede das aplicações com /24 e colocava o IP .1 como gateway….se a maioria dos caras mal sabe o que é um endereço IP quanto mais conhecer a fundo os standards IEEEs e RFC’s da vida, acho mais fácil um cara de redes migrar pra programação, pois a maioria de nós  no mínimo do mínimo tivemos a lógica de programação na faculdade…. a maioria do pessoal de redes é formado em CC, SI, PD, ADSI, Eng. Comp. etc. e viu programação por uns bons anos.

    • #113313
      rgentil
      Participante

      e voces acham isso ruim ? hahahah na boa eu acho isso bom….se os programadores manjassem de rede tambem…ahahah ai ja era…ia ter muita gente desempregada, pq o cara ia desenhar, instalar a rede, instalar os programas..fazer td sozinho….hahahaha
      bom que eles nao conhecam, assim a gente tem emprego garantido e vice versa….o cara nao manja de redes, mas manja programar pra caraio…coisa que talvez a gente levaria anos pra aprender….como levamos pra aprender redes…..
      eh mto dificil saber td……..

    • #113314
      zekkerj
      Participante

      É ruim quando o cara quer que você depure os sistemas dele, e descubra pq nada funciona, sem nem entender quais gambiarras ele marretou lá dentro…

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #113315
      Igor Mendonça
      Participante

      Pior mesmo é quando nego não entende o motivo pelo qual a aplicação não tá se comunicando com o servidor externo e o cara fala que é pra liberar as portas no firewall. Dai você pergunta qual porta a aplicação dele usa pra você liberar e você ouve um “LIBERA TODAS”.

      É pra mandar um “Here’s Johnny!” e arregaçar o setor… na boa…

    • #113316
      Luis Felipe
      Participante

      hahahaha

    • #113317
      zekkerj
      Participante

      "Isso só está dando problema pq trocou a versão do Java"

      E o erro está lá na cara dele: "Falha ao conectar ao host".

       

      Na boa, jrg.silva: vai trabalhar com vendas. Vc ganha mais e se aporrinha menos. Ainda dá tempo.

      -----------------------------------------------------------------------------
      Receba Johrei e purifique seu Espírito.
      http://www.messianica.org.br/o-johrei.jsp

    • #113318
      mtllc22
      Participante

      coitado do cara que criou o tópico… desse jeito ele já deve ter desistido de trabalhar com redes, hehehe

    • #113319
      Igor Mendonça
      Participante

      Bom, voltando ao tópico outro dia li no Reddit uma definição perfeita da área de redes: Tédio constante com picos de agonia e desespero. Hehe

    • #113320
      Luis Felipe
      Participante

      Acho que a versão de Desenvolvimento seria: ” Agonia e desespero constante com picos de tédio.”

    • #113321

      Ao criador de tópico eu como um cara de 30 anos dou a seguinte dica, faça uma faculdade de direito, estude pra passar num concurso pra "bater carimbo" 6 hrs por dia com um salario gordo de preferencia numa cidade litorânea (pra sair as 15 e ir tomar uma cerveja na praia até as 19h)

      Caso contrário, esqueça toda essa merda de estudar pra trabalhar pros outros e deixar dono de empresa rico, trabalhe pra você mesmo e seja feliz resolvendo seus problemas, não os dos outros.

      Esqueça esse negócio de virar especialista de redes, isso só vai te tirar noites de sono, fazer seu cabelo cair e te dar problemas cardíacos pra no final o Gerente de Projeto levar os créditos e você ser visto pelo "business" só como um "tecnico de micro-informática passador de fio parafusador de router", não importando se vc é CCIE master pica com pos graduacao e 3 idiomas….

    • #113322
      diegolc10
      Participante

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk @Fernando acho que foi a melhor definição de especialista de redes que já vi kkkkkkkkkkkkkkkkk boa

    • #113323
      roboxtz
      Participante

      Isso de fazer o chefe rico e vdd,recentemente uma empresa de treinamento ai (naum falarei o nome pelo bla bla de questpoes eticas rs) teve uma grande saida de otimos professores pq naum queria dar uma melhor oportunidade salarial pra eles,ganancia pura.

    • #113324
      Diogo Mendes
      Participante

      As vezes me desencanto com a profissão, mas mesmo assim diria que é uma área em que você pode ter um bom trabalho e ganhar um salário razoável. Além disso, o interessante é que boa parte da sua evolução depende de você mesmo. Outras profissões possuem exigências que muitas vezes não comprovam o seu valor e só atrapalham e encarecem a obtenção de qualificação e desenvolvimento profissional.

      É tentador buscar um emprego público (extremamente concorrido, para o qual o candidato tem que estudar muito para conseguir a vaga) e depois disso “se acomodar” ganhando um ótimo salário pela vida inteira sem ter que se preocupar muito depois disso. O problema é que isso depende muito de perfil. Tanto pela dificuldade em estudar assuntos extremamente chatos (pra mim) como direito tributário (por exemplo), além do fato de ter que trabalhar em um ambiente em que a maioria das pessoas é estagnada (desculpe pela generalização, pois conheço várias pessoas que trabalham e se esforçam muito mesmo sendo funcionários públicos), o que pode te deixar desmotivado e te fazer render menos no dia a dia (para pessoas como eu, isso pode ser um problema).

      Ser técnico/analista/engenheiro/especialista/consultor/etc em redes não é fácil, porém tem suas vantagens também. Eu penso muitas vezes em voltar pra minha cidade natal (Santos-SP) e vender coco na praia. Não seria uma má ideia, mas não posso dizer que minha vida como especialista em redes até agora tenha sido tão ruim assim. Afinal, por mais que ganhasse dinheiro e a vida fosse mais simples, não sei se seria realizado vendendo coco (nada contra vendedores de coco, afinal eu realmente penso que poderia ser uma opção viavel).

      Portanto minha dica é fazer o que você gosta. É claro que o mercado conta e que é importante estar atento as tendências e demandas atuais, mas, na minha humilde opinião, não adianta fazer o que não gosta só para ganhar um salário melhor ou para ter um suposto sossego ou mesmo para que possa se acomodar melhor. Tudo depende do perfil da pessoa e dos objetivos e prioridades (que podem variar conforme sua vivência e fase da vida pela qual estão passando).

      Enfim, desculpe se não fui muito objetivo, mas esse tipo de questão levanta muitos pontos que dependem de muitas variáveis que me fazem divagar um pouco hehe.

      Abraços.

    • #113325
      jrg.silva
      Participante

      Pessoal me desculpe ter sumido do tópico! Essa semana o trampo foi puxado.

      Mas vamos lá, partindo do ponto que vocês já conseguiram me colocar medo de entrar neste ramo, kkkkkk , pergunto:

      Se eu insistir em trabalhar nesta área, o Avelino vai me bater ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Para seguir em qualquer área, eu preciso de uma base, então novamente pergunto se o curso básico de redes e o ccna rs aqui da Cloudcampus são suficientes?

      Eu queria muito seguir segurança pois sou formado em eletrônica também e sempre gostei de desenvolver dispositivos eletrônicos de segurança, além de já ter trabalhado nesta área com eletrônica.

      MAS tenho um amigo que trabalha como eletricista numa grande empresa que provê infra elétrica para telecom e etc e este me perturba o tempo todo falando em datacenter, datacenter, datacenter….

      O cara está vidrado em datacenter e fala que todo mundo quer isto! Inclusive me disse que a empresa dele fez algo inédito, enviou toda a equipe para fazer treinamento em instalações elétricas para datacenter em Sampa.

      Então estou nesta dúvida sobre que área me especializar depois que conseguir uma boa base.

      Gosto muito de servidores, mas esta área está um pouco fraca aqui no Rio.

      E R&S? Então não vale mais a pena correr atrás disto? começou a descer a escada esta área?

    • #113326
      danielregis
      Participante

      “Para seguir em qualquer área, eu preciso de uma base, então novamente pergunto se o curso básico de redes e o ccna rs aqui da Cloudcampus são suficientes?”

      É sim.

    • #113327

      Caro @jrg.silva, não vou te bater kkk muito pelo contrário, eu concordo plenamento com o camarada @Diogo Mendes, só quis dar uma dramatizada na situação rs

      Na vida voce tem que fazer o que você gosta de fazer, porém nem sempre temos muitas opções de escolhas, o poder de escolha vai depender das oportunidades que você têm na vida, eu adoraria viver de algo que acho legal, por exemplo, eu gostaria de ser surfista ou algo do tipo, viver disputando campeonatos, curtindo a natureza, porém pra se manter fazendo isso é preciso um "auto patrocínio" inicial que só se permite ter dependendo muito da sua situação de vida…

      Nossa área é muito boa em muitos aspectos comparado com outras carreiras, algumas coisas são ingratas e outras muito boas, o problema que eu vejo hoje em qualquer profissão, é o cara virar escravo do trabalho, ter que trabalhar em um lugar que não gosta, com pessoas com que gosta e etc… De qualquer forma, o que eu acho importante é que você tenha tempo pra passar com as pessoas que  voce ama e fazendo as coisas que você gosta, no final da sua vida, são dessas coisas que você vai lembrar, e não do que fazia na rotina do trabalho….

      Na nossa área o grande problema é que o profissional técnico, é pouco reconhecido, por mais especialista que seja a atividade dele sempre será considerada uma atividade "pouco nobre", e isso desmotiva bastante.

      Eu vejo o serviço público, não como uma oportundiade pra ficar encostado, muito pelo contrário, tem servidor que trabalha pra caramba e muito mais que muito trabalhador do setor privado…. eu vejo no serviço publico a grande vantagem é a estabilidade e a segurança, você terá mais tempo pra investir em você, eu acho que nada impede você de ser um bom servidor, não é pq todos escolhem ficar encostados e só cumprir horário que você vai fazer o mesmo, acho que você pode fazer a diferença, tendo segurança e estabilidade pra poder tocar seus projetos pessoais em paralelo sem preocupações.

       

    • #113328
      wolva
      Participante

      Hoje falamos muito no mercado atual da “prostituição” da nossa profissão, o profissional que faz a mesma coisa que voce e cobra a metade, isso acontece só no Brasil, ou na Europa e EUA isso acontece tambem?

      Com relação a área, digo ao criador do topico, Estude RS porém, nao apenas RS, tenha conhecimento em outras áreas tambem, DC, Voice, Security, Collaboration, Design,etc… a poucos dias ouvi dizer algo que até um certo ponto faz sentido.. Hoje “todo mundo” manja de RS, pelo menos um pouco mais do que o básico, porém, quando falamos de Service Provider, Voice, Video, DC, Security, o pessoal que realiza essa “prostituição” na nossa profissao nao se garante (pelo menos a maioria), até porque que tem conhecimento avançado em outros focos nao precisa desse tipo de atitude.

      No mais é isso..

    • #113329
      jrg.silva
      Participante

      @Fernando Avelino,

      “De qualquer forma, o que eu acho importante é que você tenha tempo pra passar com as pessoas que voce ama e fazendo as coisas que você gosta, no final da sua vida, são dessas coisas que você vai lembrar, e não do que fazia na rotina do trabalho….”

      Sem dúvidas caro amigo do fórum! Sem dúvidas!

      Sobre os concursos, bom, é uma oportunidade que está aí e sempre devemos aproveitar as oportunidades que surgem. Pretendo fazer concursos sim, aliás já estudo para isto! Mas quero fazer para cargos voltados a TI.

      Eu abri tópicos em outros fóruns sobre o mesmo tema e vejo em todos as mesmas reclamações sobre não ser valorizado ou coisas como você falou de atividades “pouco nobre”.

      Migrar para a gestão da coisa é difícil depois de conseguir uma boa experiência no setor técnico?

      Pretendo me especializar em datacenter ou segurança. Voice eu também gostei muito.

      Mas são coisas que li só por cima mesmo para ter uma ideia.

      Avelino fazer o curso CCNA da cloudcampus vai me dar uma boa base até começar a facul de redes no segundo semestre?

      Ninguém comentou sobre o mercado de servidores.

    • #113330

      @wolva .. Hoje "todo mundo" manja de RS

      me permita educadamente discordar de você, hoje existe muita gente que ACHA que manja de R&S… R&S é uma das senão a área mais complexa de redes, tem muita gente por ai que fecha dois routers com RIP e acha que conhece muito de R&S, mas quem trabalha com R&S sabe que subir protocolos e trocar rotas é o básico, isso não necessáriamente fará sua rede funcionar do jeito que você quer…. muito fácil, pergunte pra esses "ténicos de roteadô" se eles ao menos sabem o que é um "distribute list", ou pra que serve o comando "timers pacing" do OSPF….

      Não é problema nenhum o cara não conhecer de R&S, o básico todo mundo conhece, pq todo mundo começa com configuração de IP…  mas tem muita gente que coloca "Conhecimentos avançados de OSPF e BGP" no currículo e não lembra nem como fecha um neighbor de cabeça… ou igual outro dia um "Ingeinhero Senior" (formado em engenharia inclusive) que me falou que ao adicionar uma nova rede no OSPF, tinha que colocar o comando "network" com aquela rede em todos os routers OSPF da rede pra "divulgar" a rede….

      @jrg.silva, cara, os cursos do Marco certamente são muito bons, é só ver a reputação dele, ele escreve livros e da cursos desde 2002 se não me engano, eu acompanho esse forum desde 2008 e NUNCA ouvi reclamações dos cursos, eu mesmo ja ganhei o acesso a todos os cursos da CC e digo que são cursos muito bons, e mais que suficiente pra voce começar por um preço muito bom.

    • #113331
      jrg.silva
      Participante

      “@jrg.silva, cara, os cursos do Marco certamente são muito bons, é só ver a reputação dele, ele escreve livros e da cursos desde 2002 se não me engano, eu acompanho esse forum desde 2008 e NUNCA ouvi reclamações dos cursos, eu mesmo ja ganhei o acesso a todos os cursos da CC e digo que são cursos muito bons, e mais que suficiente pra voce começar por um preço muito bom.”

      Avelino e sobre as certificações?

      Vale a pena correr atrás delas SEM ter experiência na área depois que fizer os cursos?

      Ou é melhor conseguiur um trampo antes, ganhar experiência e só então partir para certificação?

      PRa mim certificado sem experiência eu sempre vi como algo nulo.

      Mas vejo muito que trabalham com redes e equipamentos Cisco dizendo para investir nelas sem XP pois certificação Cisco tem muito valor.

    • #113332

      @jrg.silva, estaria sendo hipocrita em dizer que certificações não abrem portas para profissionais inexperientes pq foi o que aconteceu comigo, tirei o CCNA e depois fui procurar emprego, em perspectiva de oportunidades foi bom, mas a empresa que me contratou sabia que eu não tinha experiência, consequentemente me pagava um salário muito baixo, mas não parei por ai, continuei estudando e peguei experiência, então eu acho que um profissional teórico, certificado e sem experiência mostra mais para as empresas que você é um cara que estuda, comprometido e esforçado e que "vale a pena apostar em você" do que prova que vc sabe algo, tem muito cara com 5-10-15 anos de experiência na área mas que são encostados em termos de carreira, então é bom nesse sentido, de moldar um "perfil" pra você, ja o dia a dia é MUITO diferente dos labs do Netacad….

    • #113333
      thiago.fiorini
      Participante

      Tirei meu CCNA enquanto trabalhava com suporte, e só fui encontrar um emprego na área de redes (onde a certificação valesse algo) após 2 anos e meio. Nesse meio tempo ganhei experiência, afinal era bem novo, e mesmo assim, precisei criar uma rotina de estudo para não estagnar, afinal até mesmo um CCIE enfrenta problemas no dia a dia que nem sempre estão nos livros.

    • #113334
      pablod
      Participante

      Reforço o que o Fernando falou… consegui meu primeiro emprego e direto na área de redes graças à CCNA.

    • #113335
      jrg.silva
      Participante

      Obrigado a todos que opinaram!

      Vou fazer os cursos da cloud até começar o CST em Redes pelo Senac Rio.

      Alguém tem ideia de salários aqui no Rio?

      E como pesquisar vagas para redes? PEsquiso lá pelo nomes das certificações?

    • #113336
      Edson
      Participante

      jrg.silva, um excelente portal é o APINFO, vá em vagas, selecione RJ e busque por palavras chave: Redes, Segurança, CCNA, CCNP, VOIP, etc

      Sempre aparecem boas oportunidades nesse site, além de tudo é gratuito. 🙂

Visualizando 37 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.